1. Início
  2. / Construção
  3. / Governo inicia a demolição de uma enorme penitenciária que funcionou por 51 anos em Pernambuco; agora aposta no desenvolvimento econômico e turístico da região
Localização PE Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 3 comentários

Governo inicia a demolição de uma enorme penitenciária que funcionou por 51 anos em Pernambuco; agora aposta no desenvolvimento econômico e turístico da região

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 19/09/2025 às 23:48
Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, começa a ser demolida após 51 anos; governo anuncia novos projetos turísticos e modernização prisional.
Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, começa a ser demolida após 51 anos; governo anuncia novos projetos turísticos e modernização prisional.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Demolição da Barreto Campelo encerra 51 anos de funcionamento em Itamaracá e abre caminho para projetos turísticos e reestruturação prisional em Pernambuco.

A Penitenciária Professor Barreto Campelo, situada na Ilha de Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco, começou a ser demolida nesta sexta-feira (19).

O processo teve início em um dos pavilhões da unidade e encerra definitivamente a história de uma estrutura que funcionou por 51 anos, mas que acumulava denúncias e era considerada uma das mais precárias do Estado.

A governadora Raquel Lyra (PSD) acompanhou pessoalmente o início da demolição e anunciou a medida em suas redes sociais.

Durante a visita, ela destacou que o ato simboliza não apenas a retirada de uma estrutura ultrapassada, mas também o fortalecimento do sistema penitenciário. “As condições encontradas eram de muita precariedade, em um ambiente onde as pessoas não eram enxergadas para a ressocialização”, afirmou.

Raquel também reforçou que a desativação do presídio só foi possível com a criação de novas vagas em outras unidades. “Foi possível garantir a demolição de algo que já deveria ter sido derrubado há muito tempo”, completou.

O fechamento da unidade e a megaoperação “Ponto Final”

A Barreto Campelo foi oficialmente desativada há cerca de cinco meses, após a realização da megaoperação “Ponto Final”. O fechamento ocorreu como resposta a graves denúncias de falhas estruturais e de segurança.

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) afirmou que a medida integra um plano de reestruturação do sistema prisional e atende a uma reivindicação histórica de moradores e turistas do Litoral Norte.

Com capacidade para 640 vagas, a unidade abrigava 472 presos até fevereiro. Na ocasião, 460 detentos foram transferidos para outros presídios do Estado.

O deslocamento exigiu uma operação de grande porte em 1º de março, que mobilizou 332 policiais militares, 12 civis, 115 penais, além de bombeiros e agentes de inteligência.

Parte dos presos seguiu para o Presídio Policial Penal Leonardo Lago, recém-inaugurado no Complexo Prisional do Curado, enquanto o restante foi encaminhado para o Presídio de Itaquitinga.

Estrutura precária e riscos constantes

Relatórios de vistorias, que contaram com a participação do Ministério Público Federal (MPF), apontaram que a penitenciária estava em condições calamitosas.

As paredes apresentavam rachaduras, havia esgoto a céu aberto, infiltrações, ferrugem e risco de curto-circuito.

O cenário também incluía deficiências graves de segurança e assistência. O número de policiais penais era insuficiente.

Além disso, faltavam camas, colchões, roupas de cama, toalhas e itens básicos de higiene, o que agravava a situação de precariedade.

Repercussões e planos para o futuro

O secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes, classificou a desativação como um “grande avanço para o sistema prisional”. Ele garantiu que as unidades receptoras dos detentos não ficaram superlotadas.

O Sindicato dos Policiais Penais também apoiou a decisão, ressaltando que as condições de trabalho eram insustentáveis dentro da Barreto Campelo.

O governo estadual já confirmou que o terreno da antiga penitenciária será reaproveitado. Há um projeto em elaboração que prevê a instalação de equipamentos de turismo nos hectares antes ocupados pelo sistema prisional.

Além disso, a gestão pretende extinguir futuramente a Penitenciária Agroindustrial São João, voltada para presos em regime semiaberto, consolidando a estratégia de modernização do sistema penitenciário em Pernambuco.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
kartal escort
kartal escort
20/09/2025 00:44

Daha önce araştırıp pek Türkçe kaynak bulamadığım sorundu Elinize sağlık eminim arayan çok kişi vardır.

Gerardo Hagenes
Gerardo Hagenes
20/09/2025 00:36

Thank you I have just been searching for information approximately this topic for a while and yours is the best I have found out so far However what in regards to the bottom line Are you certain concerning the supply

Flo Dietrich
Flo Dietrich
20/09/2025 00:11

I was recommended this website by my cousin I am not sure whether this post is written by him as nobody else know such detailed about my difficulty You are wonderful Thanks

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
2
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x