1. Início
  2. / Economia
  3. / Governo Federal afirma que dará fim ao desmatamento e irá reduzir, pela metade, as emissões de carbono até 2030
Tempo de leitura 3 min de leitura

Governo Federal afirma que dará fim ao desmatamento e irá reduzir, pela metade, as emissões de carbono até 2030

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 22/04/2021 às 16:35
Atualizado em 29/04/2021 às 10:10
Governo Federal – emissões de carbono – desmatamento
Exemplo de desmatamento/ Fonte: Reprodução
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Durante a Cúpula do Clima, o Governo Federal, representado pelo presidente Bolsonaro, sinalizou sobre as emissões de carbono e desmatamento

Hoje, durante a Cúpula dos Líderes sobre o Clima, o Governo Federal brasileiro, que foi representado pelo presidente Jair Bolsonaro, falou sobre as propostas para reduzir as emissões de carbono e enfrentar o desmatamento no Brasil. Bolsonaro disse que, para fortalecer os órgãos de fiscalizações contra o desmatamento, iria aumentar os investimentos nesse setor.

Governo Federal revela metas para neutralizar as emissões de carbono e desmatamento

O evento, que tinha como objetivo elevar os compromissos ambientais, contou com representantes de diversos países. O presidente Jair Bolsonaro apresentou suas metas para poder neutralizar as emissões de carbono e parar o desmatamento. Bolsonaro disse que a nova meta do Brasil para alcançar a neutralidade climática é em 2050.

No seu discurso, Bolsonaro diz que a meta estabelecida pelo Governo Federal para atingir a neutralidade climática – quando a nação reduz suas emissões de carbono de forma drástica e compensa as emissões restantes com medidas ambientais – foi reduzida em 10 anos (anteriormente, a meta era 2060).

Para conter o desmatamento ilegal, o Governo Federal informou que isto irá acontecer até 2030 – data que já havia sido anunciada em carta destinada ao Presidente Americano, Joe Biden, na semana passada. O presidente brasileiro diz que se alcançarem a meta de acabar com o desmatamento ilegal até em 2030, cerca de 50% das emissões de carbono iriam ser reduzidas.

“Há que se reconhecer que será uma tarefa complexa. Medidas de comando e controle são parte da resposta. Apesar das limitações orçamentárias do Governo, determinei o fortalecimento dos órgãos ambientais, duplicando os recursos destinados a ações de fiscalização”, diz Bolsonaro durante o evento.

Bolsonaro ainda citou que o Brasil precisa de apoio financeiro de outros países para preservar a Amazônia. No entanto, os países desenvolvidos e dispostos a investirem na Amazônia já disseram que só irão realizar os aporte quando o Governo Federal divulgar dados verdadeiros sobre a diminuição do desmatamento no Brasil.

Metas anteriores do Governo Federal para reduzir as emissões de carbono e acabar com o desmatamento

Anteriormente, o Governo Federal havia dito que a meta era realizar a redução de 43% das emissões de carbono até o ano de 2030. Entretanto, no fim do ano passado, mesmo com os números absolutos apresentados durante o Acordo de Paris, a meta para neutralizar as emissões de carbono e desmatamento foi mantida.

Esses dados são revisados a cada período e, caso seja necessário, os percentuais para neutralizar as emissões de carbono e desmatamento podem ser mudados. Caso o Governo Federal brasileiro mantivesse a meta em 43%, as emissões de carbono iriam aumentar.

Diversos países anunciaram metas ambiciosas para reduzir as emissões de carbono

Com o anúncio do Presidente Joe Biden, o Governo Federal Americano anunciou o maior compromisso contra o aquecimento global. Biden disse que até o final desta década, os Estados Unidos iriam cortar as emissões de carbono em 50% a 52%.

A UE – União Europeia – anunciou que irá reduzir, em pelo menos 55%, as suas emissões de carbono até o ano de 2030. O Canadá, por sua vez, anunciou que sua redução chegará a 40% e 45% até daqui uma década. A terceira maior economia do mundo, o Japão disse, durante o evento, que irá colocar uma meta de 46% para a redução de emissões de carbono até 2030.

Confira a participação do presidente Bolsonaro e do ministro do Meio Ambiente na Cúpula dos Líderes sobre o Clima

https://twitter.com/govbr/status/1385243855734427651?s=20
https://twitter.com/planalto/status/1385228961203040256?s=20

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos