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Governo de SP lança programa para incentivar produção de carros elétricos no Brasil

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 04/04/2022 às 10:42
Sp - governo de SP - carros elétricos - produção de carros elétricos no Brasil
Doria lança programa Pró Veículo Verde para atração de até R$ 20 bilhões em 3 anos na produção de carros híbridos ou movidos a energia limpa em São Paulo – imagem: Divulgação

O governo de SP acaba de anunciar a criação de um programa que tem como objetivo incentivar a produção de carros elétricos e híbridos no Brasil, gerando benefícios para diversas montadoras no país

Nesta quarta-feira (30), o novo programa para incentivar a produção de carros elétricos no Brasil foi anunciado pelo governo de São Paulo. Serão disponibilizados até R$ 500 milhões em créditos do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) para as empresas que realizarem investimentos em mobilidade elétrica ou híbrida. A iniciativa do Governo de SP compõe o programa Pro-Veículo Verde, que tem como objetivo atrair R$ 20 bilhões em investimentos no setor automotivo ao longo dos próximos três anos, ou seja, até 2025. O modelo apresentado ainda estima que os custos para adaptação de linhas de produção já instaladas e de construção de novas fábricas de carros elétricos sejam amortizados.

Confira os detalhes do Programa Pro-Veículo Verde

Doria lança programa Pró Veículo Verde para produção de carros sustentáveis – Reprodução/Youtube

Fabricantes de veículos movidos a biocombustível também terão direito aos benefícios fiscais sobre o ICMS para empresas especializadas em carros elétricos e híbridos. Outro destaque do projeto do governo de SP é o corte na emissão de gases poluentes, como o dióxido de carbono, por meio da redução da quantidade de automóveis com motores à combustão nas ruas.

De acordo com o governador de SP, João Dória, o governo do estado assinou o documento na COP 26 com seu compromisso de atingir as metas de descarbonização em todo o estado até 2050. Dória afirma que a administração do Estado está dando prioridade à compra de carros elétricos e híbridos, principalmente para os setores de educação e segurança pública.

Além da concessão em créditos do imposto, o governo de SP estendeu o prazo da fiança bancária ou seguro de obrigações contratuais, que são exigidos das empresas que produzem carros elétricos. A fiança, que atualmente está em 75%, será reduzida para até 90%, e o prazo da garantia passará para 3 anos.

Para receber o benefício do Programa Pro-veículo Verde, é necessário um investimento mínimo de R$ 15 milhões, ao invés dos R$ 30 milhões exigidos atualmente. Já em relação ao valor dos créditos, podem aderir montadoras que tenham a partir de R$ 3 milhões a receber, o que antes era de R$ 5 milhões.  

Entidades se pronunciam sobre programa de carros elétricos

Detalhes do programa Pró Verde em no evento do Governo de SP – imagem: Divulgação

Para Henrique Meirelles, secretário da fazenda e planejamento, as medidas fomentam a produção de carros elétricos, que são menos poluentes, uma tendência a que o mundo todo está aderindo.

Meirelles afirma que o governo de SP planeja se alinhar com essa tendência e este é apenas o começo. É uma forma de reduzir a emissão de gases poluentes, gerar mais empregos e dar um passo maior rumo a uma economia sustentável.

Este programa atual tem como objetivo trazer uma atualização ao Pró Veículo, que foi lançado em 2008 com o objetivo de preservação do meio ambiente e fomento à inovação, em um formato sustentável, com a instalação de projetos de veículos automotores menos poluentes.

Benefícios do uso de carros elétricos

O principal argumento a favor dos carros elétricos é o fato de eles serem menos poluentes em comparação aos modelos tradicionais. Esse tipo de veículo pode reduzir cerca de 33% da emissão de CO2 durante a sua vida útil.

Além disso, esses veículos são mais silenciosos, pois os motores são movidos à gasolina e os combustíveis fósseis são mais barulhentos, causando um impacto muito maior na cidade.

Motores elétricos são tão silenciosos que, na Europa, há uma lei que obriga as montadoras a inserirem um ruído artificial no seus carros quando ele está se movendo em baixas velocidades.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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