1. Início
  2. / Indústria
  3. / Governo da Índia investe em seu sistema próprio de defesa e inaugura sua primeira fábrica de produção de helicópteros e demais equipamentos da indústria naval
Tempo de leitura 3 min de leitura

Governo da Índia investe em seu sistema próprio de defesa e inaugura sua primeira fábrica de produção de helicópteros e demais equipamentos da indústria naval

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 08/02/2023 às 22:16
O objetivo do Governo da Índia é diminuir a dependência da importação de produtos da indústria naval, fortalecendo também sua defesa. A nova fábrica de helicópteros do país garantirá uma produção de 1000 equipamentos por ano.
Foto: PTI Photo

O objetivo do Governo da Índia é diminuir a dependência da importação de produtos da indústria naval, fortalecendo também sua defesa. A nova fábrica de helicópteros do país garantirá uma produção de 1000 equipamentos por ano.

Uma das maiores apostas para o mercado industrial asiático, a Índia está avançando no setor de defesa do país. O Governo realizou a inauguração da maior fábrica de produção de helicópteros da nação, garantindo assim investimentos em tecnologia na indústria naval. Com a nova planta, o país asiático conseguirá diminuir a dependência de importação dos produtos de nações europeias, em especial a Rússia.

Governo da Índia reforça sistema interno de defesa com nova fábrica de helicópteros, que garantirá produção de até 1000 equipamentos por ano

Dado os interesses estratégicos em expansão do país em todo o mundo, a indústria naval Indiana vem ampliando seu alcance estratégico e horizontes operacionais.

Vários desenvolvimentos recentes apontam para a crescente presença global da indústria naval indiana e ressaltam a utilidade do poder marítimo na projeção da crescente presença geopolítica da Índia.

A Índia é conhecida pelo seu alto arsenal de armas, bem como o grande potencial de expansão do mercado naval.

O crescente desafio da China e o comércio, bem como os interesses de segurança, estão pressionando a Índia a fortalecer seu alcance no Pacífico Sul.

Agora, o país investe em seu sistema de defesa interna de maneira autônoma ao anunciar a inauguração da sua maior fábrica de produção de helicópteros.

Segundo o Governo indiano, a fábrica possui capacidade de produção de até 1000 equipamentos por ano, garantindo assim uma defesa maior em um momento de instabilidade geopolítica na região.

Além disso, o país asiático consegue se proteger de uma possível ameaça da China, iminente nos dias atuais.

Os investimentos do Governo da Índia na defesa interna não param por aí. Na última semana, Nova Délhi também anunciou um aumento em seu orçamento anual de defesa, visando garantir uma proteção ainda maior contra a nação chinesa.

Governo da Índia comemora inauguração de nova fábrica de helicópteros, que abre caminho para um futuro de investimentos no mercado da indústria naval

O primeiro-ministro Narendra Modi comemorou a inauguração da nova fábrica de helicópteros no país e destacou que a produção garantirá novos olhares para a defesa indiana.

Além disso, ele reforçou que a fábrica cumprirá “a promessa do nosso governo de reduzir gradualmente a dependência da Índia de países estrangeiros para suas necessidades de defesa”.

“Estou contente que centenas de diferentes armas e sistemas de defesa — de fuzis de assalto modernos a tanques, porta-aviões, helicópteros e aeronaves de transporte — sejam agora fabricados na Índia”, finalizou o executivo. 

A Índia é um dos maiores importadores de armas do mundo, devido à alta dependência dos produtos por parte de países como a Rússia.

No entanto, o Governo atual do país busca garantir uma autonomia maior na produção de novos arsenais. Com a nova fábrica de helicópteros, o primeiro-ministro espera minimizar a dependência das importações da Rússia.

Localizada no estado de Karnataka (sul) e apresentada como a maior fábrica de helicópteros da Ásia, produzirá helicópteros utilitários leves, projetados e desenvolvidos na Índia.

A inauguração da nova fábrica de helicópteros do Governo da Índia marca mais um passo dado para um futuro de fortes investimentos na produção interna da indústria naval.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos