Gigante da tecnologia, Google avança na diversificação de fontes renováveis ao assinar seu primeiro contrato de compra de energia eólica offshore no continente asiático, reforçando compromisso com sustentabilidade e inovação energética.
O Google acaba de firmar seu primeiro Contrato de Compra de Energia (PPA) com foco em energia eólica offshore em Taiwan, marcando mais um passo significativo em sua estratégia global de sustentabilidade.
A gigante da tecnologia assinou o acordo com a Copenhagen Infrastructure Partners (CIP), empresa de investimentos especializada em infraestrutura energética, para aquisição de energia gerada pelo projeto Fengmiao 1, um parque eólico de 495 MW localizado a aproximadamente 35 quilômetros da costa de Taichung, na região central do país.
Este contrato simboliza um marco importante para a atuação do Google no setor de energias renováveis, ao ampliar sua matriz energética na Ásia com tecnologias mais diversificadas e complementares.
Embora os detalhes sobre a capacidade contratada e a duração do PPA ainda não tenham sido divulgados, o movimento reforça o compromisso da empresa em abastecer seus centros de dados e operações com energia 100% limpa.
Energia eólica offshore impulsiona a transição energética do Google
De acordo com Giorgio Fortunato, chefe de energia limpa e energia da Ásia-Pacífico no Google, o novo acordo representa uma evolução no portfólio de renováveis da empresa:
“O que torna esse [PPA] ainda mais fascinante é como a energia eólica offshore complementará os projetos solares e geotérmicos em nosso portfólio, criando uma mistura de tecnologias de energia limpa trabalhando em conjunto para atender às nossas demandas de energia o tempo todo.”
A iniciativa se integra a uma série de investimentos estratégicos da companhia em energia limpa na região, mostrando um foco claro na diversificação tecnológica — incluindo fontes solar, geotérmica e, agora, eólica offshore.
Projeto Fengmiao 1 atrai investimentos bilionários
O projeto Fengmiao 1 alcançou o fechamento financeiro em março de 2025, após o fundo Copenhagen Infrastructure V, da CIP, garantir um financiamento robusto de US$ 3,1 bilhões (cerca de R$ 18 bilhões), viabilizado por 27 bancos internacionais e taiwaneses.
Parte desse montante conta com garantias de quatro agências de crédito à exportação e da Administração Nacional de Garantia de Crédito de Taiwan.
Esse é o primeiro projeto da chamada Rodada 3.1 de leilões de energia eólica offshore promovida pelo governo taiwanês a avançar para a fase de construção, com previsão de início das operações comerciais até o final de 2027.
CIP fortalece presença regional com múltiplos contratos
Além do Google, o parque eólico Fengmiao 1 também está atrelado a contratos de longo prazo (PPAs) com outras seis empresas locais e internacionais.
Entre os compradores estão nomes de peso como MediaTek, Sino American Silicon Products e a operadora de telecomunicações Far EasTone Telecommunications.
O projeto Fengmiao é o terceiro da CIP em Taiwan. A empresa já entregou o parque eólico offshore Changfang e Xidao, com 600 MW, em maio de 2024, e o parque Zhing Neng, de 300 MW, em setembro do mesmo ano.
Google amplia aposta em fontes renováveis em Taiwan
A assinatura do contrato com a CIP vem logo após outro movimento relevante do Google no país. Na semana anterior, a empresa também firmou um PPA geotérmico de 10 MW com a Baseload Capital — seu primeiro acordo corporativo do tipo, que inclui ainda um investimento direto na companhia.
Em outubro de 2024, o Google havia anunciado uma parceria estratégica com a BlackRock, voltada ao desenvolvimento de 1 GW de projetos solares em Taiwan. A iniciativa visa não só abastecer as operações da empresa, como também garantir energia limpa aos seus fornecedores e fabricantes locais de semicondutores.
Com essas ações, o Google reafirma seu papel de liderança na corrida global por soluções energéticas sustentáveis. O novo contrato de energia eólica offshore reforça sua ambição de operar com energia livre de carbono 24 horas por dia, todos os dias, até 2030.
Com informações do Data Center Dynamics