Números mostram quais são os carros mais roubados do Brasil. Atualmente, em média, mil carros são levados por dia pelos bandidos no país. Leia a matéria e veja a lista.
Furtos e roubos no Brasil são algo que, infelizmente, está presente na realidade atual. Um dos focos dos bandidos são os carros, que são levados e causam, além de um enorme prejuízo, uma grande dor de cabeça para a vítima.
Um levantamento divulgado pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) mostrou quais são os carros mais roubados no Brasil.
Carros mais roubados do Brasil
De acordo com o levantamento, que leva em conta os furtos e roubos registrados no Brasil durante o ano de 2023, o carro preferido dos bandidos foi o modelo Volkswagen Gol. Segundo o relatório, foram 8.941 veículos do modelo citado furtados ou roubados durante o ano de 2023. Atrás, aparece o Fiat Uno, com 6.865 incidentes registrados.
- Conheça o Austin FX4, o táxi londrino que marcou a história do país e hoje vive abandonado em um cemitério
- 6 motores antigos que ainda movem veículos novos no Brasil: a tecnologia que resiste há mais de 35 anos!
- Projeto de ponte de R$ 10 MILHÕES é aprovado e cidades agora serão ligadas por obra monumental que promete agilizar e desafogar o trânsito da região
- Descubra a saúde do seu carro com o ‘Exame de Toque’ no escapamento
Conforme o estudo, outros carros famosos aparecem na lista, como o Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Toyota Hilux. Veja a lista:
- Volkswagen Gol: 8.941;
- Fiat Uno: 6.865;
- Chevrolet Onix: 4.736;
- Chevrolet Corsa: 4.399;
- Ford Ka: 3.413;
- Hyundai HB20: 3.084;
- Fiat Siena: 3.554;
- Fiat Strada: 2.30;
- Toyota Hilux: 2.191.
Motivo dos modelos estarem entre os mais visados
No levantamento, consta que a posição predominante da Volkswagen no ranking dos veículos mais roubados se dá por um motivo básico: a força da marca, que hoje é referência quando o assunto é motores potentes e uma grande variedade de modelos em circulação.
“Esse grande número de unidades é um mercado paralelo de peças de reposição. Mas é lógico: os carros mais vendidos estão entre os mais roubados e furtados”, diz o levantamento. Nesse sentido, a posição de liderança do Volkswagen Gol se dá porque o modelo é um dos mais populares do mercado nacional.
Isso acaba facilitando a vida dos bandidos, que, muitas vezes, roubam os veículos para vender itens e peças desses carros. Como o Gol é popular, há uma facilidade grande na comercialização. Já outros modelos na lista, como o Chevrolet Onix se destacam pela facilidade de revenda e os utilitários pela resistência e maior valor.
Ainda conforme o estudo, modelos como o Fiat Strada são de interesse dos criminosos por conta de sua capacidade de transporte. Hoje, esses veículos são muito usados para o transporte de cargas e mercadorias roubadas, como produtos agrícolas. Por outro lado, a Toyota Hilux é considerada um “ímã” para os ladrões porque é uma caminhonete grande e cara.