1. Início
  2. / Automotivo
  3. / GM diz que Brasil tem potencial para se tornar protagonista no mercado de carros elétricos e disputar com empresas lideres do segmento
Tempo de leitura 4 min de leitura

GM diz que Brasil tem potencial para se tornar protagonista no mercado de carros elétricos e disputar com empresas lideres do segmento

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 16/03/2022 às 11:53
GM - General Motors - carros elétricos
Fabrica de veículos elétricos (Crédito: Divulgação – GM)

O mercado automotivo brasileiro parece estar na mira das grandes montadoras e a Vice-presidente da GM parece enxergar o potencial do país, entenda detalhadamente a seguir.  

Durante um congresso da Confederação Nacional da Indústria, a vice-presidente de comunicação da General Motors (GM) na América do Sul, Marina Willisch, disse que o Brasil tem potencial para ser polo de veículos elétricos. A líder se justifica afirmando que o Brasil e os demais países vizinhos possuem uma das maiores reservas de lítio, a matéria prima das baterias de carros elétricos.  

Artigos relacionados

Marina Willisch destaca os principais motivos do porque o Brasil pode se tornar um dos líderes no mercado de carros elétricos  

Além do fator níquel, já que o Brasil detém uma das maiores reservas do mineral, a vice-presidente de comunicação destaca que o Brasil também possui um dos maiores mercados do mundo no que diz respeito a carros a combustão.   

Apesar do reconhecimento da vice-presidente de comunicação da GM, Mariana Willisch, o Brasil não possui nenhum tipo de incentivo governamental no que diz respeito aos carros elétricos envolvendo fabricantes e consumidores.  

Caminhando a passos pequenos, o mercado brasileiro deve ser um dos últimos a receber total eletrificação desde conversão de motores a combustão até a oferta de maiores números de postos de carregamento entre longos trechos para que motoristas de carros elétricos consigam realizar viagens mais longas.

General Motors retoma planos de Investimento  no Brasil    

Pouco depois de completar o ano  de 2020, liderando o mercado brasileiro com sua marca Chevrolet, a General Motors anunciou que está retomando seu plano de investimentos fabris 2020-2024 no Brasil, que havia congelado com a chegada da pandemia de COVID-19.  

A empresa confirmou seu investimento original de 10 bilhões de reais (cerca de US$ 1,87 bilhão no câmbio atual) no estado de São Paulo, que foi anunciado inicialmente em março de 2019.  

Desse modo, a GM reafirmou o seu compromisso de fabricação e desenvolvimento de negócios no Brasil, onde recentemente renovou grande parte de suas instalações para produzir o bem-sucedido Chevrolet Onix e Tracker, o que lhe permitiu fortalecer sua liderança de vendas. O investimento de R$ 10 bilhões é dedicado ao desenvolvimento e produção de veículos de última geração nas fábricas de São Caetano do Sul  e  São José dos Campos.  

GM lidera ranking de vendas na indústria automotiva brasileira    

A GM ficou em melhor posição no Brasil graças ao plano de investimento anterior de 13 bilhões de reais que foi usado para renovar os modelos mais estratégicos da Chevrolet no país, incluindo a segunda geração do Onix e o novo Tracker.  

Sua chegada envolveu uma grande reforma das fábricas de Gravataí e São Caetano, além da inauguração de uma nova linha no complexo de Joinville onde são fabricados seus motores. Por isso, a maior parte do novo pacote de investimentos da General Motors no Brasil deverá ser aplicado na fábrica de São José dos Campos, única fábrica de veículos da empresa que não foi modernizada no plano anterior.  

Como a GM Authority informou exclusivamente em fevereiro de 2019, a fábrica receberá pelo menos metade do novo investimento para construir a próxima geração do Chevrolet S10 e seu derivado SUV, programado para o ano modelo de 2023.    

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos