Correia dentada banhada a óleo da Chevrolet deveria durar mais, mas motoristas reclamam que não passa dos 100 mil km. A GM rebate, culpando o uso incorreto do óleo, mas clientes discordam. Agora, a montadora traça um plano para tentar conter a revolta dos proprietários!
Proprietários do Chevrolet Onix têm se queixado de problemas com a correia dentada do modelo, que, apesar de ser projetada para durar mais de 200 mil quilômetros, apresenta falhas antes de atingir 100 mil.
A GM respondeu afirmando que a manutenção dos veículos não segue as recomendações do manual, mas anunciou ações para apoiar os consumidores. As informações são do portal Auto Papo.
O Chevrolet Onix, um dos carros mais vendidos no Brasil, enfrenta uma polêmica relacionada à sua correia dentada.
-
Teste mostra qual moto 300 cilindradas é mais econômica: Yamaha MT-03 ou Honda CB Twister
-
Nova Honda XRE 300 Sahara 2026: com tecnologia FlexOne, entrega 25,2 cv com etanol e 24,8 cv com gasolina, sempre a 7.500 rpm. Veja os preços e o que muda nas novas versões
-
Fiat Argo 1.0 é simples, econômico e fácil de dirigir: ideal para quem está tirando a CNH?
-
Veja quanto você vai pagar por um Jeep Renegade financiado em 60 vezes
Diversos proprietários do modelo têm reclamado que o componente, que deveria ter uma vida útil de mais de 200 mil quilômetros, começa a apresentar problemas logo após 100 mil.
O caso gerou um protesto de consumidores que alegam que o defeito compromete a confiabilidade e a durabilidade do veículo, o que pode prejudicar ainda mais a imagem da marca.
O principal motivo das queixas gira em torno da correia dentada do Onix, que é banhada a óleo, e que, segundo os proprietários, não está atendendo às expectativas de durabilidade prometidas pela fabricante.
Normalmente, o componente de um motor moderno desse tipo deveria ter uma vida útil de mais de 200 mil quilômetros, mas, no caso dos carros afetados, o item começa a apresentar desgaste bem antes disso, por volta dos 100 mil quilômetros.
De acordo com a GM
A explicação para o problema está na maneira como os proprietários têm feito a manutenção de seus veículos.
A montadora alega que o óleo usado no motor não está seguindo as especificações do manual, o que poderia comprometer a integridade da correia dentada.
Segundo a GM, não basta apenas que o óleo tenha a viscosidade e aditivação indicadas, como afirmam os donos dos veículos.
A fabricante ressalta que o óleo utilizado deve ser da marca recomendada no manual do proprietário, pois ele contém um aditivo essencial para proteger a borracha da correia e evitar que o óleo ataque o material.
Essa explicação, no entanto, não tem sido bem recebida pelos proprietários.
Muitos afirmam que utilizam o óleo indicado pela GM, tanto em relação à viscosidade quanto à aditivação.
Além disso, eles apontam que a qualidade do produto deveria ser suficiente para garantir a durabilidade da correia, sem a necessidade de um óleo específico de uma marca determinada pela fabricante.
A GM não deixou de responder às queixas
E, para lidar com a situação, está tomando providências para apoiar os donos de Onix que enfrentam esse problema.
A empresa anunciou a organização de uma ação voltada a proporcionar suporte técnico e assistência aos consumidores afetados, com o intuito de amenizar os custos de reparação e evitar danos maiores aos veículos.
A polêmica em torno da correia dentada do Onix já gerou bastante repercussão nas redes sociais, com consumidores questionando a postura da GM e a qualidade dos componentes utilizados no modelo.
Para alguns, a explicação da montadora parece evasiva, e muitos acreditam que a durabilidade da correia deveria ser mais alta, independentemente das condições de manutenção.
Afinal, a correia dentada, embora seja um item de desgaste, desempenha um papel fundamental no bom funcionamento do motor e deve ter uma durabilidade compatível com a de outros componentes de veículos da mesma categoria.
O debate em torno desse problema também levanta questões sobre as expectativas dos consumidores em relação aos carros modernos
Com a evolução da tecnologia automotiva, espera-se que veículos como o Onix, que são fabricados em larga escala e vendidos a preços acessíveis, apresentem um bom custo-benefício ao longo do tempo.
Isso inclui a durabilidade dos principais componentes, como o motor, a transmissão e, claro, a correia dentada.
O fato de o Onix ser um modelo popular no Brasil faz com que os consumidores fiquem ainda mais atentos a qualquer falha ou defeito, especialmente em componentes fundamentais para o funcionamento do carro.
A situação da correia dentada do Onix se soma a outros problemas enfrentados pelos consumidores em relação à qualidade de componentes em veículos populares.
Questões como falhas em peças que deveriam ser mais duráveis, como a suspensão, o sistema de freios e, agora, a correia dentada, geram desconforto entre os motoristas e impactam diretamente na percepção da marca.
Afinal, um carro que apresenta problemas recorrentes em componentes essenciais pode gerar uma perda de confiança por parte do consumidor.
Em resposta a esse cenário, a GM reafirma que a durabilidade da correia dentada do Onix é compatível com as especificações do manual
No entanto, a montadora também entende que a experiência do consumidor é fundamental e está trabalhando para ajustar seus processos de atendimento e suporte.
A fabricante ainda não revelou detalhes específicos sobre a assistência que será oferecida aos proprietários, mas promete soluções eficazes para aqueles que enfrentam problemas com a correia dentada do modelo.
Além disso, o caso também levanta a discussão sobre a importância da manutenção preventiva e da escolha dos produtos corretos para garantir o bom desempenho e a longevidade do carro.
O consumidor, muitas vezes, tem o direito de esperar que as informações fornecidas pela montadora, especialmente aquelas presentes no manual do proprietário, sejam suficientes para garantir que o veículo opere de maneira confiável e duradoura.
O problema enfrentado por proprietários de Onix, portanto, pode ser visto como um alerta para a importância da transparência nas orientações fornecidas pelas fabricantes de automóveis.
E você, o que acha sobre a durabilidade dos componentes do seu carro? Já teve alguma experiência com problemas similares? Deixe sua opinião nos comentários!
Além de ocasionar a falta de freio, a correia solta fuligem e entope a peneira que passar ar pro hidro-vácuo do freio, quase tive um acidente grave devido a falta de freio, nova Montana com 60.000km ano 2024