1. Início
  2. / Energia Eólica
  3. / Gigantes anunciam investimento BILIONÁRIO em energia eólica na Bahia para projeto de 553,5 MW, transformando o cenário energético brasileiro!
Localização BA Tempo de leitura 3 min de leitura

Gigantes anunciam investimento BILIONÁRIO em energia eólica na Bahia para projeto de 553,5 MW, transformando o cenário energético brasileiro!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 19/04/2023 às 11:07
ArcelorMittal e Casa dos Ventos anunciam investimento bilionário em energia eólica na Bahia
Foto: Divulgação

A ArcelorMittal e Casa dos Ventos fecharam uma nova parceria com o objetivo de construir uma usina de energia eólica de 553,5 MW na Bahia.

A ArcelorMittal Brasil, empresa que atua na liderança no segmento de aço no Brasil, anunciou nesta semana uma parceria com a Casa dos Ventos, uma das maiores produtoras e desenvolvedoras de projetos de energia limpa no país, formando assim uma nova Joint Venture. A parceria visa a construção de um novo projeto de energia eólica de 553,5 MW na Bahia, onde a ArcelorMittal Brasil terá 55% de participação na JV e a Casa dos Ventos os 45% restantes.

Projeto de energia eólica na Bahia receberá investimentos de R$ 4,2 bilhões

A transação foi aprovada no dia 12 de abril pelo Conselho Administrativo de Defesa (CADE) e será finalizada  nos próximos 15 dias. O projeto da ArcelorMittal e Casa dos Ventos de aproximadamente R$ 4,2 bilhões tem como objetivo assegurar e descarbonizar uma parte considerável das demandas futuras de eletricidade das operações da empresa no país. A expectativa é que atenda a demanda total de 38% de energia da produtora de aço no Brasil na próxima década.

Segundo o CEO da ArcelorMittal, Aditya Mittal, além de compor seus esforços rumo à questão climática, este projeto também atende aos aspectos operacionais e financeiros da empresa. Reduz os custos de energia, fornece segurança energética para seus negócios no país e proporcionará  maiores retornos no longo prazo.

A compra recente da CSP ampliou de forma imediata sua presença no mercado nacional, que é de alto crescimento, e trouxe futuras opções promissoras. À medida que a empresa amplia sua presença e agrega valor no país, está consciente da responsabilidade que possui em descarbonizar suas atividades.

Ao se tornar parceira de um operador respeitado na transição energética, a casa dos ventos possui vantagens competitivas como o clima do país, favorável para a geração de energia limpa que permitirá a ArcelorMittal progredir de forma mais rápida rumo às suas metas climáticas.

Complexo de Energia Eólica Babilônia 

Segundo o Presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO de Aços Longos e Mineração LATAM, Jefferson De Paula, além da compra recente da CSP, atualmente a companhia possui vários projetos downstream de crescimento orgânico em andamento que expandem sua presença e aprimoram sua capacidade de gerar produtos de maior valor agregado.

Esses planos de ampliação levarão a um aumento de suas demandas energéticas. Este projeto em parceria com a Casa dos Ventos prepara a ArcelorMittal para o futuro, garantindo que possamos atender suas demandas de energia no longo prazo de forma responsável.

O complexo de energia eólica Babilônica Centro será instalado na Bahia, Nordeste do Brasil. A localização foi escolhida por conta de aspectos como fatores de carga de alta capacidade e a curta distância para conectar-se ao SIN. Há, também, o potencial de ampliar a capacidade do projeto adicionando mais 100 MW de energia limpa.

ArcelorMitta fecha outras parcerias de energia eólica e solar 

Atualmente, o projeto de energia eólica com a Casa dos Ventos está em fase de licenciamento ambiental e regulatório, com obras previstas para começarem ainda neste ano e comissionamento operacional em 2025. A empresa assinará um contrato de compra de energia de 20 anos com a JV para o fornecimento de energia.

O projeto Babilônia na Bahia é a terceira parceria estratégica de energia limpa estabelecida pela empresa de aço no último ano. Em março do ano passado, a Empresa anunciou uma parceria com o grupo  Greenko, na Índia, para desenvolver um projeto de energia contínua com 975 MW de capacidade eólica e solar.

O projeto alimentará a JV indiana da ArcelorMittal no setor siderúrgico, a AM/NS Índia, fornecendo mais de 20% de suas demandas de energia e mitigando as emissões de carbono em cerca de 1,5 milhões de toneladas.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos