MENU
Menu
Início Gigantes anunciam investimento BILIONÁRIO em energia eólica na Bahia para projeto de 553,5 MW, transformando o cenário energético brasileiro!

Gigantes anunciam investimento BILIONÁRIO em energia eólica na Bahia para projeto de 553,5 MW, transformando o cenário energético brasileiro!

19 de abril de 2023 às 11:07
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
ArcelorMittal e Casa dos Ventos anunciam investimento bilionário em energia eólica na Bahia
Foto: Divulgação

A ArcelorMittal e Casa dos Ventos fecharam uma nova parceria com o objetivo de construir uma usina de energia eólica de 553,5 MW na Bahia.

A ArcelorMittal Brasil, empresa que atua na liderança no segmento de aço no Brasil, anunciou nesta semana uma parceria com a Casa dos Ventos, uma das maiores produtoras e desenvolvedoras de projetos de energia limpa no país, formando assim uma nova Joint Venture. A parceria visa a construção de um novo projeto de energia eólica de 553,5 MW na Bahia, onde a ArcelorMittal Brasil terá 55% de participação na JV e a Casa dos Ventos os 45% restantes.

Projeto de energia eólica na Bahia receberá investimentos de R$ 4,2 bilhões

A transação foi aprovada no dia 12 de abril pelo Conselho Administrativo de Defesa (CADE) e será finalizada  nos próximos 15 dias. O projeto da ArcelorMittal e Casa dos Ventos de aproximadamente R$ 4,2 bilhões tem como objetivo assegurar e descarbonizar uma parte considerável das demandas futuras de eletricidade das operações da empresa no país. A expectativa é que atenda a demanda total de 38% de energia da produtora de aço no Brasil na próxima década.

Artigos recomendados

Segundo o CEO da ArcelorMittal, Aditya Mittal, além de compor seus esforços rumo à questão climática, este projeto também atende aos aspectos operacionais e financeiros da empresa. Reduz os custos de energia, fornece segurança energética para seus negócios no país e proporcionará  maiores retornos no longo prazo.

A compra recente da CSP ampliou de forma imediata sua presença no mercado nacional, que é de alto crescimento, e trouxe futuras opções promissoras. À medida que a empresa amplia sua presença e agrega valor no país, está consciente da responsabilidade que possui em descarbonizar suas atividades.

Ao se tornar parceira de um operador respeitado na transição energética, a casa dos ventos possui vantagens competitivas como o clima do país, favorável para a geração de energia limpa que permitirá a ArcelorMittal progredir de forma mais rápida rumo às suas metas climáticas.

Complexo de Energia Eólica Babilônia 

Segundo o Presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO de Aços Longos e Mineração LATAM, Jefferson De Paula, além da compra recente da CSP, atualmente a companhia possui vários projetos downstream de crescimento orgânico em andamento que expandem sua presença e aprimoram sua capacidade de gerar produtos de maior valor agregado.

Esses planos de ampliação levarão a um aumento de suas demandas energéticas. Este projeto em parceria com a Casa dos Ventos prepara a ArcelorMittal para o futuro, garantindo que possamos atender suas demandas de energia no longo prazo de forma responsável.

O complexo de energia eólica Babilônica Centro será instalado na Bahia, Nordeste do Brasil. A localização foi escolhida por conta de aspectos como fatores de carga de alta capacidade e a curta distância para conectar-se ao SIN. Há, também, o potencial de ampliar a capacidade do projeto adicionando mais 100 MW de energia limpa.

ArcelorMitta fecha outras parcerias de energia eólica e solar 

Atualmente, o projeto de energia eólica com a Casa dos Ventos está em fase de licenciamento ambiental e regulatório, com obras previstas para começarem ainda neste ano e comissionamento operacional em 2025. A empresa assinará um contrato de compra de energia de 20 anos com a JV para o fornecimento de energia.

O projeto Babilônia na Bahia é a terceira parceria estratégica de energia limpa estabelecida pela empresa de aço no último ano. Em março do ano passado, a Empresa anunciou uma parceria com o grupo  Greenko, na Índia, para desenvolver um projeto de energia contínua com 975 MW de capacidade eólica e solar.

O projeto alimentará a JV indiana da ArcelorMittal no setor siderúrgico, a AM/NS Índia, fornecendo mais de 20% de suas demandas de energia e mitigando as emissões de carbono em cerca de 1,5 milhões de toneladas.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR