Construção da maior ponte para ciclistas e pedestres da Bélgica promete transformar a mobilidade urbana e promover transporte sustentável em Flandres.
Começou a construção da maior ponte para ciclistas e pedestres de Flandres, na Bélgica. Com um comprimento total de 710 metros, incluindo 200 metros de acessos inclinados, a nova estrutura está prevista para ser inaugurada para uso ainda esse ano. Esta ponte representa um avanço significativo no projeto de mobilidade urbana da região, oferecendo uma conexão segura e eficiente para os ciclistas e pedestres.
Projeto e design da Ponte
O projeto da ponte inclui uma ciclovia e um passeio pedonal, que serão visualmente diferenciados por superfícies coloridas.
A ciclovia terá uma cor amarelo acastanhado, enquanto a calçada será em cinza. Essas cores foram escolhidas para garantir que cada área seja facilmente identificável e segura para seus usuários.
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A estrutura da ponte será apoiada por colunas em formato de V. Segundo Ralph Kieft, arquiteto da ZJA, o estúdio responsável pelo projeto, a escolha das colunas em aço cinza e a cor branca da ponte foram pensadas para criar uma aparência leve e transparente.
“A ponte é projetada para se integrar ao ambiente, com um design que parece flutuar acima da rodovia.
O gradiente contínuo e a trajetória reta da ponte criam um efeito visual que marca a fronteira entre Flandres e Bruxelas”, explica Kieft.
A ponte será elevada a quase oito metros acima da rodovia, permitindo uma passagem segura para veículos e trens.
Os acessos à ponte serão feitos por degraus que se integram ao design geral, proporcionando uma subida confortável.
Esses degraus são alongados e rasos, facilitando o acesso e garantindo segurança para todos os usuários.
Com sua estrutura longa e reta, a ponte será um marco visual notável. O design arquitetônico foi concebido para a ponte parecer flutuar, com detalhes que se repetem ao longo da sua extensão, criando um efeito contínuo e harmonioso.
Impacto da construção para a mobilidade urbana
Localizada na via A201 Leopold III-Laan, a nova ponte vai proporcionar uma travessia segura e eficiente na região.
Este projeto faz parte do programa ‘Work on the Ring’, que visa melhorar a mobilidade e a qualidade de vida na área ao redor de Bruxelas. O objetivo do programa é investir em melhores transportes públicos, requalificar o anel viário e criar conexões rápidas e seguras para ciclistas.
A empresa De Werkvennootschap, responsável pela execução do projeto, acredita que a nova ponte será um importante elo de mobilidade, facilitando o deslocamento entre Flandres e Bruxelas.
Além disso, o projeto integra um esforço maior para tornar a região mais acessível e sustentável para seus moradores.
Benefícios para ciclistas e pedestres
A construção desta ponte é uma resposta às crescentes necessidades de mobilidade urbana sustentável.
Com a inclusão de uma ciclovia dedicada, o projeto visa encorajar mais pessoas a optar pelo transporte não motorizado.
Isso não só ajuda a reduzir o congestionamento nas estradas, mas também contribui para a redução das emissões de carbono.
A ponte será um exemplo de como a infraestrutura pode ser projetada para promover modos de transporte mais verdes e saudáveis.
Ao oferecer um caminho seguro e bem projetado para ciclistas e pedestres, a nova estrutura vai facilitar a integração de diferentes modos de transporte, beneficiando a comunidade local e apoiando a criação de um ambiente urbano mais eficiente e agradável.
Finalização do projeto da maior ponte da Europa
Com a conclusão da construção prevista para 2024, a nova ponte para ciclistas e pedestres representa um avanço significativo para a infraestrutura de transporte em Flandres.
Este projeto não só melhora a mobilidade local, mas também reflete um compromisso com a criação de um ambiente urbano mais sustentável e acessível.
O impacto da ponte será monitorado para garantir que atenda às expectativas e contribua positivamente para a qualidade de vida na região.
Espera-se que a nova estrutura se torne um modelo para futuros projetos de infraestrutura em outras partes do mundo.