A Tesla, do empresário Elon Musk, anunciou no sábado (26) que pretende suspender a produção em sua fábrica de Xangai por pelo menos um dia, enquanto o governo local intensifica as restrições relacionadas à Covid-19, após um aumento de casos na cidade
A produção na fábrica da Tesla será interrompida nesta segunda-feira, (28). O relato vem de trabalhadores da fábrica de Elon Musk, que pedem para não serem identificados porque não estão autorizadas a falar publicamente, em uma reportagem da Bloomberg. A Tesla pretende informar de forma oficial aos funcionários se estenderá a suspensão além de segunda-feira (28). A fabricante de carros elétricos não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários de grandes veículos de notícias da região.
Metade de Xangai será dividida em decorrência de novo surto de Covid
Xangai bloqueará metade da cidade para realizar uma blitz de testes em massa para combater um surto de Covid-19, que a transformou no maior hotspot de vírus da China. As áreas a leste do rio Huangpu, onde a fábrica de carros elétricos de Elon Musk está localizada, serão fechadas por quatro dias. A Tesla ainda não disse a seus funcionários quanto tempo irá durar a paralisação da produção, embora muitos de seus trabalhadores enfrentem bloqueios onde moram.
A primeira gigafábrica fora do país de origem da Tesla produziu metade dos veículos da montadora elétrica no ano passado e teve que suspender a produção por dois dias no início deste mês. A empresa disse na época que estava fazendo seu “melhor esforço” para garantir que a produção pudesse continuar na fábrica, enquanto “cooperava ativamente com o pedido do governo para testes de Covid e medidas relevantes de prevenção de pandemia”.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Unidade produtora de carros elétricos de Xangai é a primeira gigafábrica da Tesla
A fábrica de Xangai é crucial para a Tesla, considerando que a China é o segundo maior mercado da empresa e que a fábrica produz carros elétricos para exportação para a Europa e outras regiões da Ásia.
A Associação de Carros de Passageiros da China informou no início deste mês que a Tesla entregou 56.515 carros da fábrica apenas em fevereiro – 23.200 para o mercado doméstico e 33.315 para exportação.
Elon Musk resiste a medidas e sanções na Califórnia
Elon Musk, CEO da Tesla, resistiu aos esforços dos reguladores de saúde da Califórnia para manter uma fábrica nos EUA fechada durante os primeiros dias da pandemia. Após cerca de sete semanas de paralisação, ele reabriu a fábrica de Fremont – seu único local de produção de veículos nos EUA na época – em 11 de maio de 2020, desrespeitando as ordens das autoridades do condado e ousando as autoridades para prendê-lo.
Elon Musk finalmente citou a disputa como uma das razões pelas quais ele mudou a sede da Tesla de Palo Alto, na Califórnia, para Austin, no Texas, no final de 2021. A Tesla agora tem fábricas de automóveis em três continentes: na América do Norte, a fábrica original na Califórnia; em Xangai; e na Europa, onde Musk entregou na semana passada os primeiros veículos Model Y, fabricados na Alemanha em sua nova fábrica nos arredores de Berlim. Dentro de algumas semanas, a Tesla vai celebrar a abertura de uma quarta fábrica de automóveis, em Austin.
Gigafactory 3 – A maior unidade da Tesla
A Gigafactory 3 da Tesla produziu seu sedã Model 3 e o SUV crossover Model Y. A fábrica produz veículos tanto para o mercado interno quanto para exportação. A produtora de carros elétricos é um importante centro de exportação para a Alemanha.
A Gigafactory 3 conseguiu entregar um total de 56.515 veículos em fevereiro, incluindo 33.315 para exportação, de acordo com a China Passenger Car Association, totalizando uma média de mais de 2.000 carros sendo entregues por dia.