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Gigafábrica de carros elétricos da Bravo Motor Company que promete gerar 14 mil empregos começa a tomar forma em Minas Gerais

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 04/07/2022 às 10:29
A Bravo Motor Company está tirando do papel sua Gigafábrica de carros elétricos em Minas Gerais. O complexo receberá US$ 4 bilhões de investimentos e será responsável pela geração de milhares de novos empregos.
Empresa argentina Bravo faz aliança com gigante industrial Rockwell para criar um polo de produção de veículos e baterias em MG – imagem: Insideevs/UOL

A Bravo Motor Company está tirando do papel sua Gigafábrica de carros elétricos em Minas Gerais. O complexo receberá US$ 4 bilhões de investimentos e será responsável pela geração de milhares de novos empregos.

O projeto para a Gigafábrica de carros elétricos e baterias da Bravo Motor Company (BMC) no Brasil está começando a sair do papel. A empresa argentina, que possui sede na Califórnia (EUA) anunciou uma parceria com a gigante industrial Rockwell Automation para a construção do complexo de mobilidade elétrica, que será construído em Minas Gerais. 

Gigafábrica da Bravo Motor Company em Minas Gerais recebe investimento de US$ 4 bilhões

De acordo com o que foi antecipado, se trata de um projeto que dará origem a primeira “gigafábrica” de carros elétricos na América Latina. O complexo localizado em Nova Lima, Minas Gerais, contará com um investimento de US$ 4 bilhões, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG) e será responsável pela produção de carros elétricos, baterias e outros componentes para a mobilidade elétrica.

O acordo com a Bravo Motor Company foi anunciado pela Rockwell Automation por meio de um comunicado oficial. A Rockwell é uma empresa multinacional especializada em processos industriais, com experiência na criação de linhas de produção e fábricas no mundo inteiro.

Segundo o diretor regional da Rockwell Automation, Leandro Kruger, em 20 anos de experiência no setor, é possível ver como a atividade industrial transformou a realidade dos países e cidades. A parceria com a Bravo Motor Company para a construção da gigafábrica em Minas Gerais é uma oportunidade única para transformar o mundo em um lugar mais sustentável e gerar milhares de novos empregos. 

Gigafábrica de carros elétricos da Bravo Motor Company ficará pronta a partir de 2024

De acordo com o CEO da Bravo Motor Company, Eduardo Javier Munoz, a empresa está muito satisfeita por implementar uma empresa multinacional como a Rockwell Automation em seu projeto, tendo em vista que a companhia possui uma vasta experiência na produção de baterias para carros elétricos em larga escala.

A gigafábrica em Minas Gerais está prevista para produzir cerca de 22.790 carros elétricos por ano a partir de 2024, com expansão de capacidade até 2029, quando o projeto estiver totalmente concluído, o que permitirá a geração de aproximadamente 14 mil empregos diretos e indiretos.

Além disso, na mesma fábrica serão produzidos 43.750 kits de baterias de lítio por ano. Após a assinatura da carta de intenções no último ano, este novo anúncio oficial da Rockwell dá peso ao projeto que pode finalmente impulsionar o país no mapa da mobilidade elétrica em termos globais.

Brasil pode entrar no mercado global de lítio

Após muita espera, o Brasil pode finalmente entrar no mercado mundial de lítio para as baterias de carros elétricos. Segundo informações, a mineradora Sigma Litihum emergirá como uma das maiores produtoras globais do metal.

A empresa declarou que os resultados do seu programa de perfuração em Minas Gerais confirmam que a mineradora se colocará como uma das maiores produtoras mundiais de lítio, este projeto marca a entrada do país neste mercado global de lítio para baterias.

De acordo com um comunicado oficial da empresa, o projeto que recebeu o nome de Grota do Cirilo tem previsão para entrar em operação no começo do próximo ano a uma taxa anual de 37 mil toneladas de carboneto de lítio, sendo que a partir de 2024 essa taxa passaria para cerca de 72 mil toneladas por ano. A empresa é uma mineradora sediada em Vancouver, no Canadá, controlada pelo fundo de private equity brasileiro A10 Investimentos.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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