Confira todos os detalhes da nova plataforma de produção da Geely que promete dobrar autonomia de carros a gasolina para rodar até 100 km utilizando apenas 2 litros de combustível.
A Geely, gigante chinesa do setor automotivo, anunciou recentemente uma nova geração de seu sistema para carros híbridos, o Geely Raytheon Hybrid Platform, que será lançado ainda este ano. Com esta nova plataforma para a produção de carros híbridos, a empresa promete um grande salto em termos de autonomia e consumo de combustível, com a autonomia máxima combinada superior a 2 mil km e um consumo de apenas 2 litros de gasolina a cada 100 km.
Segundo a própria Geely, a nova geração da plataforma para produção de carros híbridos alcançou uma eficiência térmica de 46%, um dos índices mais altos do mundo. Essa conquista foi apresentada durante a divulgação dos resultados anuais da Geely em 2023, onde a empresa também destacou sua ambição de se tornar líder global em tecnologia de motores híbridos.
Plataforma para produção de carros híbridos contará com grandes avanços tecnológicos
A Geely Raytheon Hybrid Platform foi lançada em 2021 e já equipa vários modelos da marca, como o Geely Xingyue L Hi-X e o Lynk & Co 01 EM-P. A nova geração da plataforma para produção de carros híbridos trará mais avanços, como um propulsor mais eficiente, uma transmissão DHT Pro de 3 velocidades e a capacidade de atualização remota de software (OTA) para todo o sistema híbrido.
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A Geely também anunciou que, além da Volvo, já firmou parcerias com outras marcas de luxo e montadoras renomadas para fornecer seu sistema híbrido. Essa estratégia tem como objetivo expandir a presença da tecnologia da Geely no mercado global, inclusive através de suas marcas como Volvo e Zeerk, onde esta última tem previsão de começar suas operações no Brasil em breve.
Marca da Geely anuncia nova bateria
Além do anúncio desta nova plataforma para produção de carros híbridos da Geely, a Zeekr, mencionada anteriormente, revelou em dezembro do último ano um novo pacote de baterias LFP que possibilita carregamento ultrarrápido.
Totalmente desenvolvida internamente, a nova bateria LFP recupera a autonomia de 500 km em apenas 15 minutos, graças em parte a um sistema elétrico de 800V. A empresa afirma que o desempenho de carregamento das novas baterias “supera o de vários concorrentes”, mesmo em baixas temperaturas no inverno.
A nova tecnologia foi produzida em uma fábrica de baterias de propriedade da Geely na província de Zhejiang, na China, e estreou no sedan Zeekr 007. O novo carro elétrico foi lançado na China e está equipado com uma bateria LFP de 75,6 kWh que possibilita uma autonomia de quase 700 km pelo ciclo CLTC. O pacote desenvolvido internamente pela Zeekr é produzido pela Quzhou Jidian EV Tech, uma subsidiária do Geely Holding Group.
BYD também avança com plataforma para produção de carros híbridos
A maior fabricante de carros híbridos e elétricos do mundo, com mais de 3 milhões de carros vendidos em 2023, a BYD lançará ainda este ano a quinta geração de sua plataforma híbrida plug-in DM-i, que é a base do Song Plus vendido no Brasil. O objetivo é atingir uma autonomia próxima dos 2 mil km por tanque.
A plataforma híbrida DM foi lançada em 2008 e a atual geração foi divulgada em 2021, com números de autonomia que beiram os 1.200 km. Além disso, há duas configurações com propostas diferentes. Os carros híbridos com plataforma DM-i usam o apoio dos motores elétricos para focar na economia de combustível, enquanto os carros com base na plataforma DM-p usam os motores a gasolina mais potentes e seus motores elétricos funcionam para aumentar a performance.