O projeto Rota 3, que pertence a Petrobras, está em execução e tem como objetivo específico ampliar o escoamento de gás natural dos projetos em operação na área do pré-sal da Bacia de Santos.
O Gasoduto Rota 3 possui aproximadamente 355 km de extensão total, 307 km referentes ao trecho marítimo, que foi distribuído da seguinte forma: 297 km denominado trecho ultraprofundo, profundo e raso, 10 km chamado de trecho ultraraso, além dos 48 km referentes ao trecho terrestre e, após sua conclusão, escoará gás natural do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos até o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, onde está localizada a Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN Rota 3).
O trecho ultra raso encontra-se em execução, mas a chegada do gasoduto na costa já foi concluída em Dezembro/2019 e ocorreu no município de Maricá (RJ), mais precisamente na praia de Jaconé. O gasoduto terrestre está em fase conclusão e está sendo implementado através dos municípios de Maricá e Itaboraí, até chegar à UPGN Rota 3.
- Petrobras negocia com a Raízen para se tornar uma potência também no setor de etanol
- Petrobras tem plano ambicioso de ter 15 NOVAS plataformas para gerar empregos e se consolidar como uma das maiores petroleiras do mundo
- Vitória do petróleo e gás? Empresas petrolíferas estão se afastando da energia verde e faturando BILHÕES com combustíveis fósseis
- Petrobras choca o mundo ao prometer TRANSFORMAR o Brasil com investimento de US$ 111 BILHÕES e geração de milhares de empregos! Será a virada do país?
Shore Approach (chegada de praias)
Algumas de suas partes relevantes foram executadas através do método construtivo conhecido como HDD – Horizontal Directional Drilling ou Perfuração Direcional Horizontal. A Perfuração Direcional Horizontal corresponde a um determinado Método Não Destrutivo (MND) de construção destinado à instalação, reparação e/ou reforma de tubulações, dutos e cabos subterrâneos, utilizando técnicas que possam reduzir ou eliminar a necessidade de escavações.
Neste empreendimento, a empresa DrillTec Serviços de Perfuração foi subcontratada para realizar as atividades de HDD. Esta, está entre as líderes deste segmento na América do Sul, mais precisamente em obras de Perfuração Direcional Horizontal para grandes extensões e diâmetros. Ela também é especialista em soluções de engenharia para a construção de dutos com a utilização de método não destrutivo utilizando como alternativas o HDD – Perfuração Direcional Horizontal para execução de:
- Shore Approach (chegada de praias)
- Travessias de Córregos, Rios, Baias e mangues
- Cruzamentos de Rodovias, barragens, Dutovias, Serras e cadeias montanhosas
- Perfuração direcional inclinada (SDD), visando a interligação e/ou revitalização de produção de poços petrolíferos
Especificamente no Gasoduto Rota 3, a DrillTec executou a Perfuração Direcional Horizontal no Shore Approach na Praia de Jaconé, (chegada na praia), que consistiu na instalação de 1300 metros da coluna de dutos de 24”, através do furo direcional perfurado. Realizou também outras duas interseções no trecho terrestre.
Para o Consórcio GTR3, responsável pelo trecho terrestre, construiu o perfuração direcional horizontal da travessia do Canal Caceribú, com 550 metros de extensão, onde foi instalado o duto de 22”, sendo concluído em 31/08/2019, na cidade de Itaboraí-RJ. Em janeiro de 2020, iniciou a perfuração direcional do Cruzamento da Serra da Sapucaia, com 750m de extensão, para instalação do duto de 22”, sendo concluído em 01/04/2020.
Perfuração direcional e horizontal – Trecho Terrestre
Como parte do seu know-how, a DrillTec também desenvolve, planeja e executa travessias e cruzamentos curtos pelas tecnologias de Boring Machine e Hammer e TBM – Microtunneling.
Informações e vídeos da matéria cedidos ao Click Petróleo e Gás em entrevista com o Sr. Alexandre Morgado Chaves , gerente da empresa DrillTec Serviços de Perfuração.