1. Início
  2. /
  3. / Gás natural atrai 18 grandes empresas interessadas em licitação para trazer gás da Bolívia
Tempo de leitura 2 min de leitura

Gás natural atrai 18 grandes empresas interessadas em licitação para trazer gás da Bolívia

Escrito por Renato Oliveira
Publicado em 31/08/2019 às 10:36

Sem categoria

Gás natural
Gás natural da Bolívia chega ao Brasil

Grandes empresas se inscreveram para participar da licitação para importação do gás natural do GasBol, nesta fase devem apresentar as quantidades desejadas por pontos de entrada e saída

A Transportadora Bolívia-Brasil (TBG), abriu na última quinta-feira (29/08), a primeira rodada de uma licitação para a construção de gasodutos e terminais visando a importação de gás natural da Bolívia, enquanto isso a Petrobras prepara as obras da rota 3 do Comperj.
Nesta fase de consulta pública, as empresas indicam qual o trecho tem interesse em construir, sinalizando os pontos de entrada e/ou Zona/Ponto de Saída.

Alto interesse

Comprovando o alto grau de interesse no Gás natural brasileiro, dezoito grandes empresas se inscreveram nesta primeira fase da licitação dos gasodutos da TBG que prevê contratar até 18 milhões m³/dia até o fim do ano.

Esta fase terá os resultados divulgados até o dia 10 de setembro e as empresas que tiverem interesse em participar da segunda rodada deverão demonstrar interesse até 17h30 do dia 11 de setembro, com o resultado saindo no dia 20 de setembro.

Na segunda rodada as empresas recebem o formulário para participar e detalham um pouco mais suas propostas, mas não podem fazer redução superior a 15% nas quantidades solicitadas.

Só será aceito redução de até 10% das quantidades requisitadas na primeira fase em cada produto para cada Ponto de Entrada e/ou Zona/Ponto de Saída na segunda rodada.
Entre as dezoito empresas interessadas temos gigantes produtoras de gás natural como a ExxonMobil, Petrobras, Shell e Repsol e também grandes empresas distribuidoras como por exemplo a Gás Brasiliano, Comgás, SCGás e MSGás.

A demanda por gás natural promete ser muito alta nos próximos anos e a preparação para esta transição energética tem tido muitas ações tanto por parte do governo quanto por parte dos investidores.
O governo acaba de lançar, através do MME, uma consulta pública já visando o leilão A-4 que deverá acontecer em 31 de março de 2020.
Segundo o documento as usinas, que poderão ser a gás natural ou carvão e serem novas ou existentes, deverão estar aptas a operar até 31 de dezembro de 2023.

Tags
Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships.

Compartilhar em aplicativos