1. Início
  2. /
  3. / Gás natural atrai 18 grandes empresas interessadas em licitação para trazer gás da Bolívia
Tempo de leitura 2 min de leitura

Gás natural atrai 18 grandes empresas interessadas em licitação para trazer gás da Bolívia

Escrito por Renato Oliveira
Publicado em 31/08/2019 às 10:36

Sem categoria

Gás natural
Gás natural da Bolívia chega ao Brasil
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Grandes empresas se inscreveram para participar da licitação para importação do gás natural do GasBol, nesta fase devem apresentar as quantidades desejadas por pontos de entrada e saída

A Transportadora Bolívia-Brasil (TBG), abriu na última quinta-feira (29/08), a primeira rodada de uma licitação para a construção de gasodutos e terminais visando a importação de gás natural da Bolívia, enquanto isso a Petrobras prepara as obras da rota 3 do Comperj.
Nesta fase de consulta pública, as empresas indicam qual o trecho tem interesse em construir, sinalizando os pontos de entrada e/ou Zona/Ponto de Saída.

Alto interesse

Comprovando o alto grau de interesse no Gás natural brasileiro, dezoito grandes empresas se inscreveram nesta primeira fase da licitação dos gasodutos da TBG que prevê contratar até 18 milhões m³/dia até o fim do ano.

Esta fase terá os resultados divulgados até o dia 10 de setembro e as empresas que tiverem interesse em participar da segunda rodada deverão demonstrar interesse até 17h30 do dia 11 de setembro, com o resultado saindo no dia 20 de setembro.

Na segunda rodada as empresas recebem o formulário para participar e detalham um pouco mais suas propostas, mas não podem fazer redução superior a 15% nas quantidades solicitadas.

Só será aceito redução de até 10% das quantidades requisitadas na primeira fase em cada produto para cada Ponto de Entrada e/ou Zona/Ponto de Saída na segunda rodada.
Entre as dezoito empresas interessadas temos gigantes produtoras de gás natural como a ExxonMobil, Petrobras, Shell e Repsol e também grandes empresas distribuidoras como por exemplo a Gás Brasiliano, Comgás, SCGás e MSGás.

A demanda por gás natural promete ser muito alta nos próximos anos e a preparação para esta transição energética tem tido muitas ações tanto por parte do governo quanto por parte dos investidores.
O governo acaba de lançar, através do MME, uma consulta pública já visando o leilão A-4 que deverá acontecer em 31 de março de 2020.
Segundo o documento as usinas, que poderão ser a gás natural ou carvão e serem novas ou existentes, deverão estar aptas a operar até 31 de dezembro de 2023.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Tags
Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships.

Compartilhar em aplicativos