Cidades atingidas por esse desastre natural poderiam continuar funcionando com a energia gerada
A energia eólica é uma alternativa para gerar energia elétrica limpa e renovável, sem produzir gases de efeito estufa, através da captação do vento. Surpreendentemente, de acordo com o astrofísico norte-americano Neil DeGrasse Tyson, é possível utilizar o vento de um furacão para a geração desse tipo de energia. (Fonte: Site Escola Educação).
O astrofísico apresentou sua ideia em um programa de televisão dos Estados Unidos, e opinou que os ventos de um furacão seriam uma matéria-prima única para gerar energia eólica. Ele ainda alfinetou cientistas quando disse que a ciência deveria aproveitar esse vento de alguma forma. Segundo Tyson, uma cidade atingida por furacões poderia continuar funcionando com a energia gerada por eles.
A ideia do cientista de gerar energia através de um furacão é realmente viável?
Segundo divulgado pelo Terra, estima-se que um furacão possa gerar uma força de 600 terawatts. O número representa mais do que o dobro da produção de energia eólica dos Estados Unidos ao longo de um ano. Entretanto, um furacão de grande magnitude tem um enorme poder destrutivo, o que torna essa ideia nada fácil de ser implantada.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Maior turbina eólica do mundo é chinesa: turbina eólica da China bate recorde de 15 MW e gera energia para 160.000 residências
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
Além disso, o investimento em aparelhos seria gigantesco, já que as hélices comuns usadas para “captar” o vento são muito frágeis e leves. Logo, uma das maiores dificuldades para a engenharia seria projetar um equipamento capaz de suportar a média de 108 km/h de um furacão.
Um furacão não é composto apenas de vento
Ao contrário do que muitos pensam, o vento é apenas uma parte da formação de um furacão. Na verdade, a maior parte da energia de um furacão ou ciclone é armazenada em forma de calor. Esse calor é liberado à medida que o vapor de água se condensa em chuva.
Todavia, pesquisas estão acontecendo e as esperanças nunca morrem. De acordo com a matéria divulgada pelo site Terra, os cientistas estão, de fato, debruçados em um sistema de geração de eletricidade ininterrupto – e que possa suportar a força de um furacão para aproveitar a energia dele.