1. Início
  2. / Energia Eólica
  3. / Furacão pode ser utilizado para produzir energia eólica? Segundo estimativas, eles podem gerar até 600 terawatts de potência
Tempo de leitura 2 min de leitura

Furacão pode ser utilizado para produzir energia eólica? Segundo estimativas, eles podem gerar até 600 terawatts de potência

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 02/02/2023 às 16:35
Atualizado em 22/03/2023 às 01:27
Porto do Açu, energia, eólica, offshore, Prumo
Imagem: Reprodução Pinterest

Cidades atingidas por esse desastre natural poderiam continuar funcionando com a energia gerada

A energia eólica é uma alternativa para gerar energia elétrica limpa e renovável, sem produzir gases de efeito estufa, através da captação do vento. Surpreendentemente, de acordo com o astrofísico norte-americano Neil DeGrasse Tyson, é possível utilizar o vento de um furacão para a geração desse tipo de energia. (Fonte: Site Escola Educação).

O astrofísico apresentou sua ideia em um programa de televisão dos Estados Unidos, e opinou que os ventos de um furacão seriam uma matéria-prima única para gerar energia eólica. Ele ainda alfinetou cientistas quando disse que a ciência deveria aproveitar esse vento de alguma forma. Segundo Tyson, uma cidade atingida por furacões poderia continuar funcionando com a energia gerada por eles.

A ideia do cientista de gerar energia através de um furacão é realmente viável?

Segundo divulgado pelo Terra, estima-se que um furacão possa gerar uma força de 600 terawatts. O número representa mais do que o dobro da produção de energia eólica dos Estados Unidos ao longo de um ano. Entretanto, um furacão de grande magnitude tem um enorme poder destrutivo, o que torna essa ideia nada fácil de ser implantada.

Além disso, o investimento em aparelhos seria gigantesco, já que as hélices comuns usadas para “captar” o vento são muito frágeis e leves. Logo, uma das maiores dificuldades para a engenharia seria projetar um equipamento capaz de suportar a média de 108 km/h de um furacão.

Um furacão não é composto apenas de vento

Ao contrário do que muitos pensam, o vento é apenas uma parte da formação de um furacão. Na verdade, a maior parte da energia de um furacão ou ciclone é armazenada em forma de calor. Esse calor é liberado à medida que o vapor de água se condensa em chuva.

Todavia, pesquisas estão acontecendo e as esperanças nunca morrem. De acordo com a matéria divulgada pelo site Terra, os cientistas estão, de fato, debruçados em um sistema de geração de eletricidade ininterrupto – e que possa suportar a força de um furacão para aproveitar a energia dele.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos