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Funcionando a hidrogênio — esse motor é do tamanho de um ônibus, muito eficiente e capaz de gerar 13 mil cavalos de potência

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 24/01/2025 às 23:02
hidrogênio, motor
Foto: Reprodução

Um motor movido a hidrogênio, do tamanho de um ônibus, promete alta eficiência e uma potência de 13 mil HP. Saiba mais!

Em 2025, a transição para fontes de energia renováveis está em pleno andamento, e a previsão é de que a produção global dobre até o final desta década. Entre as soluções mais promissoras para garantir um futuro energético limpo e eficiente, destacam-se o motor a hidrogênio, capaz de gerar abundância de energia sem emissão de carbono.

Um dos exemplos mais impressionantes é o gigantesco motor da empresa finlandesa Wärtsi, que promete revolucionar o setor com uma potência de 13 mil HP.

A importância da energia renovável e o papel do hidrogênio

Com o crescimento acelerado da energia eólica e solar, surge um desafio: a intermitência. Fontes renováveis são dependentes de condições climáticas, tornando fundamental o desenvolvimento de soluções flexíveis para garantir o fornecimento contínuo de energia.

Os motores geradores, como os desenvolvidos pela Wärtsilä, surgem como uma opção viável para balancear essa demanda, especialmente quando abastecidos com hidrogênio verde, uma alternativa 100% livre de carbono.

O gigantesco motor a hidrogênio da Wärtsilä

Fundada em 1834, a Wärtsilä é uma líder global no desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor marítimo e de energia.

A empresa, conhecida por fabricar alguns dos maiores motores de combustão do mundo, está agora voltada para a sustentabilidade com a adoção do hidrogênio como combustível.

O motor Wärtsilä 31, que serve de base para essa nova tecnologia, é considerado o mais eficiente da sua categoria, acumulando mais de um milhão de horas de operação em diversas aplicações.

Ele se destaca pela flexibilidade, podendo operar com hidrogênio puro ou misturas de hidrogênio e gás natural.

Características e potencial do Wärtsilä 31

O motor Wärtsilä 31 oferece uma série de vantagens em relação aos modelos tradicionais, incluindo:

  • Alta potência: Disponível em configurações de 8 a 16 cilindros, com potências entre 4,2 MW e 9,8 MW (equivalente a 13.142 HP);
  • Compacta dimensão: Mede 8,7 metros de comprimento e 4,7 metros de altura, sendo mais compacto que o maior motor diesel do mundo;
  • Versatilidade de combustível: Pode operar com combustíveis fósseis, gás natural ou hidrogênio puro;
  • Sustentabilidade: Totalmente livre de emissões de carbono quando operado com hidrogênio verde.

Oportunidades para o setor energético

A implementação em larga escala desses motores abre novas possibilidades para a transição energética.

O mercado de energia limpa poderá aproveitar essa tecnologia para armazenar excedentes de eletricidade de fontes renováveis, convertendo-os em hidrogênio e utilizando motores geradores para distribuir energia conforme a demanda.

A Wärtsilä já está oferecendo ao mercado duas versões do motor:

  • Wärtsilä 31SG-H2: Projeta operar com 100% de hidrogênio, podendo também utilizar uma mistura de gás natural e 25% de hidrogênio;
  • Wärtsilä 31H2: Desenvolvido exclusivamente para operar com hidrogênio puro, embora também possa utilizar misturas de combustíveis.

Ambos os modelos estarão disponíveis para licitação em 2025, com entregas previstas para 2026.

Desafios e perspectivas futuras

Apesar das vantagens, a adoção em larga escala dos motores a hidrogênio enfrenta alguns desafios. O fornecimento de hidrogênio verde em quantidade suficiente é uma das principais barreiras, assim como o alto custo de produção e distribuição.

No entanto, espera-se que os investimentos em infraestrutura de hidrogênio aumentem significativamente nos próximos anos, tornando essa tecnologia mais acessível e eficiente.

De acordo com a International Energy Agency (IEA), o hidrogênio pode representar até 18% da demanda global de energia até 2050.

Os motores a hidrogênio da Wärtsilä representam um grande avanço na busca por soluções energéticas sustentáveis.

Outras grandes empresas também apostam no hidrogênio

Além do setor de geração de energia, diversas montadoras estão investindo fortemente no hidrogênio como alternativa sustentável.

Empresas como Toyota, Hyundai e BMW já possuem veículos movidos a hidrogênio em circulação e estão ampliando seus investimentos para tornar essa tecnologia mais acessível.

A Toyota, por exemplo, desenvolveu o modelo Mirai, um sedã movido a célula de combustível de hidrogênio, capaz de oferecer uma autonomia superior a 600 km com emissão zero.

A Hyundai também está na vanguarda dessa transformação, com o SUV Nexo, que combina alta eficiência energética e um tempo de abastecimento inferior a cinco minutos.

A empresa sul-coreana planeja expandir sua linha de veículos a hidrogênio e investir em infraestrutura de abastecimento. A BMW, por sua vez, anunciou recentemente testes com seu modelo iX5 Hydrogen, que busca unir performance e sustentabilidade em um só produto.

Com sua capacidade de gerar energia limpa em grande escala, eles oferecem uma solução viável para complementar as fontes renováveis e garantir um suprimento constante de eletricidade.

Com isso, o futuro da energia parece mais promissor, e as empresas e governos devem continuar investindo em tecnologias como essa para acelerar a transição para uma economia de baixo carbono.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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