1. Início
  2. / Indústria
  3. / Frota de apoio offshore inicia o ano com mais de 410 embarcações, sendo 377 delas de bandeira brasileira
Tempo de leitura 2 min de leitura

Frota de apoio offshore inicia o ano com mais de 410 embarcações, sendo 377 delas de bandeira brasileira

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 30/03/2023 às 12:29
Embarcações, offshore, frota
Foto: Reprodução google imagens / embarcações offshore – site Bonfiglioli

Cerca de 69 embarcações estrangeiras tiveram suas bandeiras trocadas para o pavilhão nacional

O mês de janeiro teve sua frota de apoio offshore em águas jurisdicionais brasileiras fechada com um total de 418 embarcações (mesmo número de dezembro passado), representando aumento de 5,5% em relação a janeiro de 2022. Conforme divulgado pela Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo (Abeam), 377 do total correspondiam a navios de bandeira brasileira e 41 de bandeira estrangeira.

Se for feita uma comparação com 2015, quando a demanda começou a ser impactada pela retração no setor de petróleo e gás, foram desmobilizadas 105 embarcações de origem estrangeira e acrescentadas 105 de bandeira brasileira. Já em janeiro deste ano, cerca de 69 embarcações que eram de origem estrangeira tiveram suas bandeiras trocadas para o pavilhão nacional.

Frota de origem nacional e seu aumento

A frota de apoio offshore de origem nacional teve um aumento de 90% para 91% em relação a novembro do ano passado, enquanto 11% correspondem a embarcações de apoio com origens estrangeiras. Em janeiro deste ano, o relatório da Abeam identificou uma frota de 418 embarcações, sendo 377 de origem brasileira e 41 de bandeiras estrangeiras. Em novembro, eram 420 embarcações, das quais 377 de origem brasileira e 43 de bandeiras estrangeiras.

Nem todas as embarcações listadas na publicação estão em operação, já que o levantamento inclui navios que podem ou não estar apoiados em contratos, estar no mercado spot, em manutenção ou fora de operação. Para uma maior especificidade, o relatório não considera embarcações dos tipos lanchas, pesquisa, nem embarcações com porte inferior a 100 TPB ou BHP inferior a 1.000.

De acordo com o site Sinaval, esses dados foram obtidos junto à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e à Diretoria de Portos e Costas da Marinha (DPC), por meio de publicações especializadas e informações das empresas de offshore.

As diferentes embarcações que compuseram a frota de apoio offshore de janeiro

Ainda de acordo com o levantamento da Abeam, a frota de apoio offshore de janeiro era composta por 45% de PSVs (transporte de suprimentos) e OSRVs (combate a derramamento de óleo), o que totaliza 187 embarcações. Outros 19% eram LHs (manuseio de linhas e amarrações) e SVs (mini supridores), porcentagem que representa 79 navios.

Além disso, os AHTS (manuseio de âncoras) somaram 56 barcos no período (13%), enquanto 25 unidades de apoio eram FSVs (supridores de cargas rápidas) e crew boats (transporte de tripulantes), 18 RSVs (embarcações equipadas com robôs), 17 PLSVs (lançamento de linhas) e 14 MPSVs (multipropósito).

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos