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Ford registra patente para coletar dados e conversas do motorista e exibir anúncios no carro

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 18/09/2024 às 18:43
Ford registra patente para coletar dados e conversas do motorista e exibir anúncios no carro
Foto: IA

A Ford registrou uma patente que permite coletar dados do motorista, incluindo conversas dentro do veículo, para exibir anúncios personalizados. Saiba como essa tecnologia pode impactar a privacidade dos motoristas

A Ford acaba de patentear um sistema que pode transformar a forma como consumimos publicidade nos carros, mas isso está gerando reações mistas entre os consumidores. Conforme o registro de patente, a montadora está protegendo a ideia de um sistema que utiliza diversas fontes de informação, como comandos de voz, preferências pessoais e até mesmo conversas dentro do veículo, para personalizar anúncios exibidos aos ocupantes.

A patente sugere que o carro poderia, em tempo real, ajustar o tipo e o formato dos anúncios com base no que está acontecendo ao redor e dentro do veículo.

Sistema da Ford que monitora e adapta os anúncios

O conceito descrito na patente da Ford é complexo e envolve uma combinação de sensores internos e externos. Esses sensores podem detectar o ambiente ao redor, como condições climáticas e tráfego, e também monitorar o que acontece dentro do carro, como conversas e preferências dos ocupantes.

A ideia é que, ao identificar padrões e entender o contexto, o sistema poderia ajustar a quantidade e o tipo de anúncios exibidos.

Por exemplo, se o sistema percebe que você está indo para o shopping, ele poderia exibir anúncios relevantes para lojas no caminho.

Se você prefere anúncios de áudio, o sistema ajusta a forma como eles são exibidos, talvez a cada cinco minutos, dependendo das condições de trânsito e do nível de conversas no carro.

O sistema também pode diferenciar os ocupantes, oferecendo anúncios visuais para os passageiros e anúncios de áudio para o motorista.

Um equilíbrio entre monetização e privacidade

O sistema descrito na patente não ignora que os ocupantes podem não gostar de ter anúncios exibidos enquanto dirigem. A patente reconhece que muitos consumidores preferem não ver ou ouvir propagandas no carro, mas a Ford parece ter pensado em formas de contornar essa resistência.

O sistema tentaria equilibrar a maximização de receitas com a minimização da irritação dos ocupantes, programando os anúncios em momentos menos invasivos e garantindo relevância com base no contexto.

Ao utilizar um algoritmo que avalia como os usuários interagem com os anúncios — se clicam ou expressam insatisfação em voz alta, por exemplo — o sistema ajustaria a quantidade e o tipo de propaganda exibida.

Isso significa que, se você mostrar descontentamento, o sistema pode reduzir os anúncios, mas se houver uma interação positiva, ele pode aumentar a frequência deles.

Não é uma implementação iminente, mas…

É importante ressaltar que o fato de a Ford ter registrado a patente não significa que o sistema será implementado em breve.

A patente serve mais como uma forma de proteger a propriedade intelectual da empresa, garantindo que, caso a tecnologia seja desenvolvida no futuro, a Ford tenha os direitos sobre a ideia.

Em uma declaração à MotorTrend, a Ford esclareceu que a submissão de pedidos de patente é algo normal no processo de inovação e não reflete necessariamente planos de negócios ou produtos futuros.

No entanto, o sistema descrito na patente levanta questões sobre a privacidade e o quão longe as montadoras podem ir em busca de novas formas de monetização.

Publicidade no carro: uma tendência inevitável?

Com o crescente número de funcionalidades baseadas em assinatura, como serviços de entretenimento e navegação, talvez a ideia de um sistema que exibe anúncios no carro não seja tão distante da realidade.

O sistema proposto na patente da Ford pode parecer invasivo, mas também pode se tornar uma nova forma de gerar receitas para as montadoras, especialmente se os consumidores forem incentivados a aceitá-lo em troca de descontos ou benefícios, como uma redução no valor da mensalidade de serviços de assinatura.

Seja como for, a ideia de ser monitorado de perto enquanto dirige, com anúncios aparecendo de acordo com suas conversas ou seu destino, pode não agradar a todos. Mas, como o registro de patente não é uma garantia de implementação, por enquanto, a Ford apenas está se resguardando em termos de propriedade intelectual.

Contudo, à medida que a tecnologia avança e a personalização se torna mais presente no dia a dia dos consumidores, a publicidade no carro pode não ser mais uma questão de “se”, mas de “quando”.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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