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Ford registra patente para coletar dados e conversas do motorista e exibir anúncios no carro

Escrito por Lucas Carvalho
Publicado em 18/09/2024 às 18:43
Ford registra patente para coletar dados e conversas do motorista e exibir anúncios no carro
Foto: IA

A Ford registrou uma patente que permite coletar dados do motorista, incluindo conversas dentro do veículo, para exibir anúncios personalizados. Saiba como essa tecnologia pode impactar a privacidade dos motoristas

A Ford acaba de patentear um sistema que pode transformar a forma como consumimos publicidade nos carros, mas isso está gerando reações mistas entre os consumidores. Conforme o registro de patente, a montadora está protegendo a ideia de um sistema que utiliza diversas fontes de informação, como comandos de voz, preferências pessoais e até mesmo conversas dentro do veículo, para personalizar anúncios exibidos aos ocupantes.

A patente sugere que o carro poderia, em tempo real, ajustar o tipo e o formato dos anúncios com base no que está acontecendo ao redor e dentro do veículo.

Sistema da Ford que monitora e adapta os anúncios

O conceito descrito na patente da Ford é complexo e envolve uma combinação de sensores internos e externos. Esses sensores podem detectar o ambiente ao redor, como condições climáticas e tráfego, e também monitorar o que acontece dentro do carro, como conversas e preferências dos ocupantes.

A ideia é que, ao identificar padrões e entender o contexto, o sistema poderia ajustar a quantidade e o tipo de anúncios exibidos.

Por exemplo, se o sistema percebe que você está indo para o shopping, ele poderia exibir anúncios relevantes para lojas no caminho.

Se você prefere anúncios de áudio, o sistema ajusta a forma como eles são exibidos, talvez a cada cinco minutos, dependendo das condições de trânsito e do nível de conversas no carro.

O sistema também pode diferenciar os ocupantes, oferecendo anúncios visuais para os passageiros e anúncios de áudio para o motorista.

Um equilíbrio entre monetização e privacidade

O sistema descrito na patente não ignora que os ocupantes podem não gostar de ter anúncios exibidos enquanto dirigem. A patente reconhece que muitos consumidores preferem não ver ou ouvir propagandas no carro, mas a Ford parece ter pensado em formas de contornar essa resistência.

O sistema tentaria equilibrar a maximização de receitas com a minimização da irritação dos ocupantes, programando os anúncios em momentos menos invasivos e garantindo relevância com base no contexto.

Ao utilizar um algoritmo que avalia como os usuários interagem com os anúncios — se clicam ou expressam insatisfação em voz alta, por exemplo — o sistema ajustaria a quantidade e o tipo de propaganda exibida.

Isso significa que, se você mostrar descontentamento, o sistema pode reduzir os anúncios, mas se houver uma interação positiva, ele pode aumentar a frequência deles.

Não é uma implementação iminente, mas…

É importante ressaltar que o fato de a Ford ter registrado a patente não significa que o sistema será implementado em breve.

A patente serve mais como uma forma de proteger a propriedade intelectual da empresa, garantindo que, caso a tecnologia seja desenvolvida no futuro, a Ford tenha os direitos sobre a ideia.

Em uma declaração à MotorTrend, a Ford esclareceu que a submissão de pedidos de patente é algo normal no processo de inovação e não reflete necessariamente planos de negócios ou produtos futuros.

No entanto, o sistema descrito na patente levanta questões sobre a privacidade e o quão longe as montadoras podem ir em busca de novas formas de monetização.

Publicidade no carro: uma tendência inevitável?

Com o crescente número de funcionalidades baseadas em assinatura, como serviços de entretenimento e navegação, talvez a ideia de um sistema que exibe anúncios no carro não seja tão distante da realidade.

O sistema proposto na patente da Ford pode parecer invasivo, mas também pode se tornar uma nova forma de gerar receitas para as montadoras, especialmente se os consumidores forem incentivados a aceitá-lo em troca de descontos ou benefícios, como uma redução no valor da mensalidade de serviços de assinatura.

Seja como for, a ideia de ser monitorado de perto enquanto dirige, com anúncios aparecendo de acordo com suas conversas ou seu destino, pode não agradar a todos. Mas, como o registro de patente não é uma garantia de implementação, por enquanto, a Ford apenas está se resguardando em termos de propriedade intelectual.

Contudo, à medida que a tecnologia avança e a personalização se torna mais presente no dia a dia dos consumidores, a publicidade no carro pode não ser mais uma questão de “se”, mas de “quando”.

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Lucas Carvalho

Jornalista experiente com ampla atuação na cobertura de temas relacionados a petróleo, gás e energia renovável. Especialista em análises aprofundadas e tendências do setor, com enfoque em inovações tecnológicas e impacto ambiental. Autor de artigos relevantes na área.

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