1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Ford equipa sua picape F-100 Eluminator com dois motores elétricos e consegue gerar potência combinada de 486 cv
Tempo de leitura 3 min de leitura

Ford equipa sua picape F-100 Eluminator com dois motores elétricos e consegue gerar potência combinada de 486 cv

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 05/06/2022 às 13:13
Ford - icape-F-100-Eluminator - motores elétricos - motor eletrico - motor de prateleira -
O motor ´Eluminator e-crate´ produz 281 hp de potência. Segundo a marca, custa (nos EUA) apenas US$ 3.900, cerca de R$ 22.000. – imagem: Ford/Divulgação

A Ford Performance, para demonstrar a versatilidade dos seus motores elétricos, que podem entregar 285 cavalos de potência, equipou a picape F-100 Eluminator com os primeiros motores elétricos de prateleira.

A Ford Performance Parts, tradicional distribuidora de acessórios e peças para personalização de carros nos Estados Unidos, também está focando na eletrificação. A marca lançou seus primeiros motores elétricos de prateleira no final do último ano. O componente recebeu o nome de Eluminator e, na época do lançamento, a Ford observou o primeiro lote se esgotar muito rápido. Os interessados em comprar os novos propulsores, que podem ser utilizados na eletrificação de carros antigos, picapes, SUVs e custam cerca de US$ 3.900 no varejo, agora devem entrar na fila de espera.

Motores elétricos da Ford entregam 285 cavalos de potência

1978 Ford F100 Eluminator Concept Vehicle | Garagem de Jay Leno

Para mostrar a versatilidade dos novos propulsores, onde cada um consegue entregar uma potência de 285 cavalos e um torque de 44 kgfm, a Ford desenvolveu a picape F-100 Eluminator. O modelo tem como base uma F-100 1978, é equipado com tração integral e dois motores elétricos, somando 486 cavalos de potência e um torque de 88 kgfm, mesmos números entregues por um Mach-E GT Performance Edition, lançado no último ano, que conta com motores elétricos semelhantes aos da picape. 

Externamente, a picape F-100 Eluminator retrô exibe rodas de alumínio de 19 polegadas, uma pintura exclusiva na cor cinza com detalhes de cobre e pneus de alta performance 275/45R19.

O interior foi desenvolvido pela Ford para combinar peças da época, como vidros de acionamento manual e elementos modernos do Mach-E, incluindo uma gigante tela multimídia. O capô do modelo com motores elétricos, no lugar do propulsor comum, conta com um espaçoso porta-malas.

Novos planos da multinacional Ford incluem sistemas de bateria, inversores e controladores de tração

O plano da Ford Performance com os novos motores elétricos e a picape F-100 Eluminator é expandir o portfólio de acessórios e peças para personalização de carros elétricos, contando com sistemas de bateria, inversores e controladores de tração, com soluções completas para o setor.

A customização de veículos é um mercado que movimenta cerca de US$ 50 bilhões globalmente por ano. De acordo com o diretor global da Ford Performance, Mark Rushbrook, o fato é que o desempenho dos carros elétricos é divertido e, de acordo com os avanços da indústria nesse setor, o automobilismo e o mercado pós-vendas também são.

Assim como a Ford está em compromisso para liderar a revolução elétrica na parte de produto, a Ford Performance também busca vencer no setor de veículos de performance e de competição.

Ford anuncia chegada de três novos carros elétricos

A Ford detalhou a estratégia que levará a marca a comercializar apenas carros elétricos na Europa até 2030. O primeiro passo para o futuro para a sustentabilidade será dado com a chegada de 3 novos modelos à bateria e 4 novos veículos comerciais totalmente elétricos. Ainda em seu plano, a empresa pretende vender mais de 600 mil carros elétricos na Europa até 2026.

O primeiro carro a chegar ao mercado será um SUV médio de 5 lugares, que será desenvolvido em uma fábrica que será um verdadeiro hub de eletrificação na Europa e que, devido aos investimentos de US$ 2 bilhões, produzirá 1,2 milhão de veículos elétricos nos próximos anos. 

No mesmo local, em 2024, também será desenvolvido um outro crossover elétrico, que terá um perfil mais esportivo. A expectativa é que, neste caso, a base em que ele será construído é a plataforma MEB, onde são desenvolvidos os carros elétricos do grupo Volkswagen.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos