1. Início
  2. / Energia Nuclear
  3. / Força Aérea Brasileira (FAB) está se preparando para realizar um extenso exercício de simulação de acidente nuclear no complexo nuclear de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 1 comentários

Força Aérea Brasileira (FAB) está se preparando para realizar um extenso exercício de simulação de acidente nuclear no complexo nuclear de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 28/04/2024 às 14:08
Atualizado em 09/05/2024 às 21:14
Força Aérea Brasileira (FAB) está se preparando para realizar um extenso exercício de simulação de acidente nuclear no complexo nuclear de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro
Foto: IA/Representação

Em 2024, acontecerá o exercício parcial, sem envolvimento da população

A Eletronuclear esclarece que não procede a informação de que será realizado, ainda em 2024, o Exercício Geral Integrado de Resposta à Emergência e Segurança Física Nuclear, em Angra dos Reis, na Costa Verde fluminense.

O simulado, supervisionado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) e coordenado pela Secretaria de Estado de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro ocorre, normalmente, a cada dois anos, nos anos ímpares – tendo sua última edição em 2023.

Nos outros anos, há o Exercício Parcial Integrado de Resposta à Emergência e Segurança Física Nuclear, quando é realizado um exercício de mesa, ou seja, sem atividades práticas simuladas nas proximidades da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA).

Ambos possuem o objetivo de avaliar a eficácia da estrutura de resposta, validar planos, identificar aspectos a melhorar e consolidar os procedimentos previstos no Plano de Emergência Externo do Estado do Rio de Janeiro (PEE/RJ) para a CNAAA, voltados para a proteção da população, do meio ambiente, das usinas nucleares e seus trabalhadores.

Exercício Parcial

O próximo Exercício Parcial Integrado de Resposta à Emergência e Segurança Física Nuclear ocorrerá no período de 30 de outubro a 01 de novembro de 2024, e envolve profissionais de aproximadamente 60 instituições, nas esferas federal, estadual e municipal, que realizarão uma série de atividades, sem deslocamento ou envolvimento da população da região.

As ações a serem verificadas neste exercício ainda estão sendo definidas pelo Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência Nuclear no Município de Angra dos Reis (Copren/AR).

Exercício Geral

A 29ª edição do Exercício Geral Integrado de Resposta à Emergência e Segurança Física Nuclear aconteceu no período de 15 a 18 de agosto do ano passado e reuniu centenas de profissionais, nos três níveis de governo: municipal, estadual e federal.

Mais de 1.300 militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira participaram. Trata-se de uma operação complexa, que envolve várias entidades civis e militares e a realização de atividades práticas como a ativação do sistema de alerta e alarme por sirenes, a remoção aeromédica de radioacidentado para o Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro, a distribuição de kits de iodeto de potássio, evacuação terrestre e marítima de parte dos moradores, coleta de amostras de solo, ar, água e vegetação, entre outras.

Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x