1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Força aérea brasileira entra na corrida aeroespacial com projeto 100% brasileiro e surpreende o mundo: Um novo marco na história brasileira!
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 78 comentários

Força aérea brasileira entra na corrida aeroespacial com projeto 100% brasileiro e surpreende o mundo: Um novo marco na história brasileira!

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 29/04/2024 às 15:10
projeto aeroespacial - força aérea brasileira - fab - corrida espacial - governo lula
créditos: poder360
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O presidente Lula e a força aérea brasileira: Parceria estratégica para o futuro aeroespacial do Brasil

De acordo com defesaaéreaenaval, em uma cerimônia marcante, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi recebido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, junto aos Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica. O encontro ocorreu no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos, São Paulo.

Este evento simbolizou um marco importante, com a inauguração de um novo bloco de alojamento estudantil no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), assim ampliando a capacidade de acolhimento para 80 alunos e reforçando o compromisso do governo Lula com a educação e inovação tecnológica.

Turbojato TR-5000: Um salto para a autonomia energética

Durante a visita, o destaque foi a apresentação do motor turbojato TR-5000, uma turbina a jato desenvolvida integralmente no Brasil. Assim representando um avanço significativo para a Força Aérea Brasileira (FAB) e a indústria aeronáutica nacional, o TR-5000 promete ser uma alternativa viável para a geração de energia utilizando multicombustíveis. Este projeto não apenas simboliza a autossuficiência energética do país, mas também coloca o Brasil no mapa global como um inovador no setor aeroespacial.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Projeto aeroespacial: O compromisso com o avanço científico do país

O Tenente-Brigadeiro Damasceno expressou gratidão pelos investimentos do governo Lula na indústria aeronáutica e enfatizou os diversos projetos aeroespaciais em desenvolvimento. Desde o ITA Fortaleza até o novo Museu Aeroespacial em São Paulo, a FAB demonstra seu papel vital no desenvolvimento de soluções inovadoras, sempre buscando a sinergia entre operações e o bem-estar coletivo.

projeto aeroespacial - força aérea brasileira - fab - corrida espacial - governo lula
Turbojato – créditos: aeroconcepts

Brasil no espaço: O veículo lançador de microssatélites (VLM)

A comitiva presidencial também teve a oportunidade de conhecer o Veículo Lançador de Microssatélites (VLM). Uma iniciativa do IAE que visa posicionar o Brasil como uma potência espacial, capaz de lançar microssatélites em órbitas baixas. Este projeto é um testemunho da capacidade brasileira de competir no cenário aeroespacial internacional.

A visão de Lula para a defesa e tecnologia

O Presidente Lula ressaltou a importância de fortalecer a indústria de defesa, não apenas para proteger o território nacional, mas também para impulsionar o Brasil como líder na indústria global de defesa. Portanto a visão do presidente da república é clara, investir em ciência e tecnologia é fundamental para a soberania e o progresso do país. Ao final do evento, o Comandante da Aeronáutica presenteou o presidente com uma miniatura da Turbina TR-5000. Simbolizando a parceria contínua entre a FAB e o governo na busca por inovação e segurança nacional.

Inscreva-se
Notificar de
guest
78 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Lúcio Antônio de Oliveira Neves
Lúcio Antônio de Oliveira Neves
02/05/2024 21:27

Está visita reafirmar o compromisso do Lula desde o primeiro governo que é desenvolvimento através da educação , da produção de alimentos , geração de riquezas , enfim parabéns ao ITA e seus cientistas !

Antoniel de Oliveira
Antoniel de Oliveira
02/05/2024 13:01

É fato que não existe interesse das grandes potências que o Brasil cresça tecnologicamente, pois assim deixaremos de depender deles.
Entretanto infelizmente a nossa classe política que busca somente os próprios interesses .Facilmente pode ser comprada por quaisquer representantes de interesses estrangeiros prejudicando o crescimento ou colocando uma pá de cal em projetos de interesse nacional.
Então assim sendo acredito que haja poucos parlamentares patriotas!!!!

Elizabeth
Elizabeth
01/05/2024 08:19

Investir em tecnologia é questão de sobrevivência fundamental, EUA, Israel devorando tudo com seus planos de colonização. A base de Alcântara precisa ser recuperada o quanto antes das patas americanas. A tal Pesquisa da ionosfera e projetos para a lua são estórias da carochinha. “Teorias de conspiração “, termo forjado para iludir, estamos em guerra e ela tem consequências planetárias.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x