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Foco na estrada de ferro: governo acelera desapropriações para tirar do papel ferrovia bilionária que promete aposentar as rodovias e levar celulose direto ao Porto de Santos

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 22/07/2025 às 13:39
Governo acelera desapropriações para nova ferrovia que promete revolucionar o escoamento de celulose do Centro-Oeste ao Porto de Santos.
Governo acelera desapropriações para nova ferrovia que promete revolucionar o escoamento de celulose do Centro-Oeste ao Porto de Santos.
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Nova decisão acelera projeto ferroviário bilionário em Mato Grosso do Sul, impulsionando o escoamento de celulose e mudando a logística regional. Governo e setor privado unem forças para modernizar o transporte no Centro-Oeste.

O Governo Federal anunciou uma nova etapa decisiva para a construção do Ramal Ferroviário Eldorado Brasil, ao autorizar, em julho de 2025, a desapropriação de mais dez áreas em Mato Grosso do Sul.

A medida, publicada no Diário Oficial da União, marca um avanço fundamental para a infraestrutura de transporte do estado e coloca em prática o projeto que pretende transformar o escoamento de celulose e outros produtos industriais, conectando diretamente o interior do país ao Porto de Santos, em São Paulo.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) formalizou a autorização para que a Eldorado Brasil Celulose S.A. realize desapropriações em áreas consideradas estratégicas para o traçado da ferrovia.

O novo trecho de aproximadamente 80 quilômetros ligará Três Lagoas, município onde estão instaladas grandes indústrias de celulose como a Eldorado e a Suzano, a Aparecida do Taboado, ponto em que há ligação com a ponte rodoferroviária sobre o Rio Paraná.

A conexão permitirá o acesso à Malha Norte, um dos principais eixos ferroviários de exportação do país.

Expansão ferroviária acelera escoamento de celulose

O projeto da ferrovia bilionária tem como foco principal reduzir a dependência das rodovias para o transporte de cargas, especialmente celulose, favorecendo o modal ferroviário pela eficiência logística, menor custo e menor impacto ambiental.

De acordo com dados da ANTT, a nova decisão complementa uma autorização anterior, publicada em abril deste ano, que permitia a desapropriação de 6,8 milhões de metros quadrados.

Agora, com a inclusão das dez novas áreas, a expectativa é acelerar as obras do ramal ferroviário e garantir maior integração da produção industrial regional à malha nacional de trilhos.

A Eldorado Brasil Celulose S.A., responsável pela execução do empreendimento, deverá cumprir rigorosamente todas as exigências ambientais e obter os licenciamentos necessários junto aos órgãos competentes antes de iniciar as intervenções físicas.

Governo acelera desapropriações para nova ferrovia que promete revolucionar o escoamento de celulose do Centro-Oeste ao Porto de Santos.
Governo acelera desapropriações para nova ferrovia que promete revolucionar o escoamento de celulose do Centro-Oeste ao Porto de Santos. (Imagem: Mairinco de Pauda)

Segundo especialistas do setor, a obra é vista como essencial para ampliar a competitividade das empresas locais, já que o transporte ferroviário reduz custos operacionais, diminui o tempo de deslocamento e facilita o acesso ao mercado internacional por meio do Porto de Santos.

Ramal fortalece infraestrutura logística no Centro-Oeste

O ramal, cuja extensão soma cerca de 80 quilômetros, funcionará como elo logístico para escoamento da celulose e de outros produtos, reforçando a estratégia de transformar Mato Grosso do Sul em um polo logístico de exportação.

Três Lagoas já é reconhecida nacionalmente pela expressiva produção de celulose, e a expectativa é de que o novo traçado fortaleça ainda mais a posição do município no cenário econômico brasileiro.

Segundo informações da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), o setor gerou mais de R$ 90 bilhões em exportações no Brasil em 2024, com Mato Grosso do Sul ocupando papel de destaque.

A ligação ferroviária ao Porto de Santos representa uma mudança significativa na dinâmica do transporte de cargas.

Atualmente, grande parte da produção de celulose depende das rodovias para chegar aos portos, o que eleva custos e aumenta riscos logísticos, como acidentes e atrasos.

Com a implementação da ferrovia, a estimativa é de que o fluxo de caminhões nas estradas reduza consideravelmente, beneficiando também o trânsito local e diminuindo emissões de poluentes.

Projeto ferroviário gera empregos e impulsiona economia

Outro ponto relevante do projeto é a geração de empregos e o impacto positivo na economia regional.

Conforme dados divulgados pelo Ministério dos Transportes, durante a fase de construção, a expectativa é de criação de milhares de postos de trabalho diretos e indiretos, com oportunidades que abrangem desde o setor de construção civil até serviços logísticos e operacionais.

A decisão de acelerar as desapropriações também dialoga com o plano estratégico do Governo Federal para ampliação da malha ferroviária nacional.

O objetivo é reequilibrar a matriz de transporte brasileira, atualmente concentrada no modal rodoviário, e fomentar alternativas mais sustentáveis, seguras e eficientes.

O ramal Eldorado Brasil surge, assim, como modelo de integração entre indústria, infraestrutura e exportação, além de servir de referência para projetos semelhantes em outros estados.

Novos investimentos ampliam transporte ferroviário

Além do ramal Eldorado, a ANTT aprovou recentemente outro projeto importante para o setor de celulose.

Em abril de 2025, a agência autorizou por unanimidade a proposta da Arauco Celulose do Brasil S.A. para construção e exploração de um ramal ferroviário em Inocência, também em Mato Grosso do Sul.

A fábrica em implantação na cidade recebeu investimentos de US$ 4,6 bilhões, reforçando o papel estratégico do estado na cadeia produtiva de celulose e na atração de grandes investimentos privados para infraestrutura ferroviária.

A Malha Norte, denominada oficialmente Ferrovia Norte Brasil, é responsável por conectar Santa Fé do Sul, em São Paulo, a Rondonópolis, no Mato Grosso, ao longo de cerca de 755 quilômetros.

A integração dessa malha com os novos ramais permitirá maior agilidade no escoamento de cargas para exportação, potencializando a presença brasileira nos mercados internacionais.

Logística ferroviária transforma exportações brasileiras

A modernização e expansão ferroviária no Centro-Oeste brasileiro refletem o esforço conjunto entre setor público e privado para reposicionar o Brasil como protagonista global em exportações de celulose, soja, milho e outros produtos agrícolas.

Os investimentos em infraestrutura logística são apontados como fator fundamental para o desenvolvimento sustentável, além de atender às crescentes demandas de competitividade e produtividade exigidas pelo comércio internacional.

Entre os desafios do projeto, estão o cumprimento dos requisitos legais, a obtenção de licenciamentos ambientais e a necessidade de diálogo com as comunidades afetadas pelas desapropriações.

O Governo Federal e as empresas envolvidas têm reafirmado o compromisso com a transparência, a responsabilidade social e o respeito à legislação vigente, pontos considerados essenciais para o sucesso de empreendimentos desse porte.

A aceleração das desapropriações marca um novo capítulo na história da logística brasileira, especialmente para o escoamento de celulose, que ganha uma rota mais eficiente, sustentável e alinhada às melhores práticas internacionais de transporte.

Para você, a consolidação do transporte ferroviário poderá, de fato, aposentar as rodovias e redefinir os rumos da exportação no Brasil?

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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