1. Início
  2. /
  3. / Finalmente a Shell foi liberada e vai usar portos do Rio e Niterói em suas operações
Tempo de leitura 2 min de leitura

Finalmente a Shell foi liberada e vai usar portos do Rio e Niterói em suas operações

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 05/07/2018 às 15:38

Sem categoria

shell offshore gato do mato sismica
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

As campanhas de aquisições de dados sísmicos foram autorizadas para Shell em Gato do Mato que será iniciada em 2019

A Shell adquiriu blocos no Gato do Mato e o Gato do Mato Sul na segunda rodada dos leilões do petróleo em outubro de 2017, mas só agora ela foi autorizada a licenciar estes ativos, com dizem por ai, “antes tarde do que nunca”. Lembrando que estas aquisições da anglo-holandesa estão em forma de consórcio junto com a petroleira Total, no pré-sal da Bacia de Santos. De modo bem maroto, a Shell e outras multinacionais, vem ganhando espaço na exploração nacional.

De acordo com a Shell, as aquisições de dados sísmicos estão previstas para iniciarem em julho de 2019. A extensão territorial que será coberta para aquisição dos dados, esta dentro de um perímetro de 9.400 km² que no fim das contas, vai acabar pegando a área de Maromba também,  o que pode ser um benefício indireto e potencial para a petroleira.

Para realizar este tipo de operação, será necessário um planejamento logístico multilateral das empresas envolvidas, mas a boa notícia é que as bases portuárias do Rio de Janeiro, Niterói e Jacarepaguá serão usadas nas operações da Shell e da empresa de aquisição os dados, o que proverá com toda a certeza mais oportunidades futuras em todas as instancias deste setor.

Entenda como funcionam os Navios Sísmicos

São embarcações que usam cabos e sensores com vários metros de extensão e que são arrastados no mar. Estes sistemas emitem “explosões de sons” em direção ao fundo do oceano, que deflete novamente em forma de imagens 3D, similar à um sonar. Há equipamentos mais avançados que agora podem emitir sinas que podem ser visualizados em 4D, provendo informações de perfilagens mais completas e dados mais precisos.

Sismic Ship

Como funciona o sistema de aquisição de dados sísmicos offshore

YouTube Video

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Tags
Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos