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Fim do Diesel? Essa marca de caminhões iniciou a produção do motor movido a Gás Natural Comprimido (GNC) ou Gás Natural Liquefeito (GNL)

Escrito por Lucas Carvalho
Publicado em 04/10/2024 às 09:35
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Foto: Reprodução

Fim do diesel? Uma marca de caminhões começou a produzir motores movidos a GNC e GNL, prometendo revolucionar o setor de transporte pesado. Veja como essa mudança pode impactar o futuro dos combustíveis nos caminhões.

A indústria automotiva, especialmente no setor de transporte pesado, está cada vez mais comprometida com a sustentabilidade ambiental. Recentemente, a Kenworth, renomada fabricante de caminhões, anunciou uma inovação significativa nesse campo: o novo motor a gás natural Cummins X15N. O motor promete ter uma autonomia de longa distância semelhantes às do diesel.

A tendência é que esse motor seja mais leve do que os motores a diesel. Este avanço não apenas promete reduzir emissões de gases de efeito estufa, mas também introduz uma nova era de eficiência para caminhões pesados, combinando potência e sustentabilidade.

O novo Cummins X15N – futuro dos caminhões

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O motor Cummins X15N é o primeiro de 15 litros no mercado a operar com Gás Natural Comprimido (GNC) ou Gás Natural Liquefeito (GNL).

Equipado para oferecer entre 400 e 500 hp e até 1.850 lb.-ft. de torque, o X15N se destaca por entregar desempenho similar ao de motores a diesel tradicionais, mas com menor impacto ambiental.

Isso faz do X15N uma opção atraente para operações de curta, média e longa distância, ampliando seu uso em uma ampla gama de aplicações.

Kevin Haygood, gerente geral assistente de vendas e marketing da Kenworth, afirmou: “Estamos entusiasmados em começar em breve a produção de caminhões Kenworth com o motor a gás natural Cummins X15N. Esta nova oferta de motor será uma ótima solução alternativa para clientes que buscam reduzir emissões sem abrir mão da potência”.

Redução de emissões e compatibilidade com padrões rigorosos

Um dos principais atrativos do X15N é sua capacidade de atender aos rigorosos requisitos de emissão da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) e aos padrões CARB 2024 Low NOx, que regulam as emissões de óxidos de nitrogênio.

Comparado aos motores de 12 litros da Cummins, o X15N oferece até 10% de melhoria na economia de combustível e é a primeira solução de grande porte que se alinha com esses padrões. A Kenworth tornou-se pioneira ao ser a primeira grande fabricante a adotar essa tecnologia em conformidade com os padrões CARB.

José Samperio, vice-presidente da Cummins para a América do Norte, destacou: “O X15N oferece o desempenho, a durabilidade e a potência necessários para uma variedade de aplicações pesadas, sendo uma excelente alternativa para frotas que buscam reduzir sua pegada de carbono de maneira significativa”.

Sistema de combustível Flexível e Infraestrutura de Reabastecimento

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Kenworth T680

Os caminhões equipados com o motor X15N têm a possibilidade de escolher entre diversos sistemas de combustível de gás natural.

Os clientes podem optar por configurações de fábrica com o sistema Hexagon Agility CNG/RNG ou pelo sistema Cummins Clean Fuel Technologies.

Além disso, há opções de combustível montadas no chassi e na carroceria, proporcionando flexibilidade e autonomia aos veículos, com capacidade de armazenamento de até 175 galões equivalentes de diesel (DGE).

A infraestrutura de reabastecimento para gás natural também se mostra robusta e em crescimento. Nos Estados Unidos, por exemplo, existem mais de 1.500 estações de reabastecimento de GNC, além da possibilidade de instalações privadas em empresas e garagens.

Essas opções ajudam a manter custos de combustível estáveis, especialmente para frotas que retornam diariamente à base, eliminando a necessidade de depender de estações públicas.

Benefícios econômicos e sustentabilidade do X15N

Além de promover uma redução significativa nas emissões, o Cummins X15N foi desenvolvido para maximizar o tempo de atividade dos caminhões.

Com recursos de monitoramento remoto, calibração em tempo real e outras capacidades digitais, o motor visa minimizar o tempo de inatividade e manter as operações funcionando sem interrupções.

Além disso, ele é equipado com um sistema de pós-tratamento de três vias que não requer manutenção, simplificando ainda mais seu uso e reduzindo o custo total de propriedade.

Do ponto de vista da sustentabilidade, o X15N oferece uma redução de 90% nos níveis de emissões de dióxido de carbono (CO2) e óxidos de nitrogênio (NOx), atendendo aos padrões mais rigorosos atuais. Quando alimentado por Gás Natural Renovável (GNR), o motor tem o potencial de reduzir as emissões de CO2 em até 97%, um feito impressionante que reforça seu compromisso com a sustentabilidade ambiental.

Mais vantajoso que o Diesel

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O uso de gás natural em caminhões oferece várias vantagens em comparação ao diesel, principalmente no que diz respeito à sustentabilidade e economia.

O gás natural emite menos dióxido de carbono (CO₂) e outros poluentes atmosféricos, como óxidos de nitrogênio (NOx) e partículas, contribuindo significativamente para a redução da pegada de carbono.

Além disso, o custo do gás natural tende a ser mais estável e, em muitos casos, mais baixo que o diesel, permitindo que as frotas economizem nos custos de combustível a longo prazo.

Outra vantagem importante é a diminuição do ruído, já que motores a gás natural operam de forma mais silenciosa, tornando-os ideais para áreas urbanas e regiões com restrições de ruído.

Adaptação e integração com tecnologias modernas

O Cummins X15N foi projetado para se integrar de forma eficiente às redes de serviço já existentes, permitindo uma transição suave para empresas que queiram adotar essa nova tecnologia. O motor é compatível com transmissões automatizadas como a Eaton Cummins Endurant e o sistema de fornecimento de combustível Cummins Clean Fuel Technologies, resultando em um trem de força totalmente otimizado.

Além disso, o X15N conta com conectividade avançada, oferecendo diagnósticos remotos e atualizações de software over-the-air.

Ferramentas digitais como o Guidanz da Cummins ajudam na manutenção e gerenciamento do fluxo de trabalho, proporcionando uma experiência de serviço mais ágil e produtiva.

Parcerias e iniciativas para a expansão do Gás Natural no transporte

Para aumentar ainda mais o impacto positivo do X15N, a Cummins e a Kenworth estabeleceram parcerias com diversas empresas e fornecedores de combustível, incentivando a adoção do gás natural em larga escala.

Com o apoio de empresas como a Hexagon Agility, que desenvolve sistemas de combustível CNG/RNG para caminhões pesados, a infraestrutura de reabastecimento continua a se expandir, facilitando o acesso ao gás natural e promovendo sua utilização.

Eric Bippus, vice-presidente da Hexagon Agility, comentou: “Nas últimas duas décadas, a Kenworth tem sido fundamental na oferta de soluções de combustível limpo para frotas de caminhões pesados. Juntos, estamos impulsionando a adoção de soluções de sustentabilidade acessíveis”.

O futuro do transporte em caminhões

Com uma gama de benefícios econômicos, ambientais e operacionais, o Cummins X15N está preparado para desempenhar um papel essencial na transição do transporte pesado para um futuro mais sustentável.

A estratégia da Cummins de criar uma plataforma de motor global e agnóstica de combustível, que eventualmente incluirá diesel e hidrogênio, indica um compromisso contínuo com a inovação e a redução de emissões.

Ao combinar eficiência de combustível, flexibilidade operacional e conformidade com os padrões ambientais mais rigorosos, o X15N estabelece um novo padrão para motores de caminhões pesados. Essa tecnologia não apenas oferece uma solução imediata para a redução de emissões, mas também prepara o caminho para futuras inovações no setor de transporte pesado.

Construção do primeiro motor a gás natural iniciada

A Cummins anunciou o início da produção completa do motor a gás natural X15N em sua fábrica localizada em Jamestown, nos Estados Unidos.

O X15N é o primeiro motor de 15 litros projetado para operar com gás natural, oferecendo flexibilidade para diversas aplicações pesadas, como transporte de mercadorias e caminhões de serviços.

O motor foi testado extensivamente em campo antes da produção total, demonstrando bom desempenho para os clientes. “Este motor está tendo um bom desempenho à medida que é integrado às operações dos nossos clientes“, afirmou Lyndon Jones, diretor-executivo de estradas da América do Norte da Cummins Inc. Segundo ele, a produção completa permitirá que mais motores sejam utilizados nos caminhões dos clientes, auxiliando na redução de emissões eficientemente.

Antes de alcançar o estágio de produção completa, o X15N passou por testes rigorosos junto a algumas das maiores frotas de transporte de linha, transporte regional e vocacional da América do Norte. Essas avaliações ocorreram em condições de operação desafiadoras, destacando a robustez e a confiabilidade do motor.

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Lucas Carvalho

Jornalista experiente com ampla atuação na cobertura de temas relacionados a petróleo, gás e energia renovável. Especialista em análises aprofundadas e tendências do setor, com enfoque em inovações tecnológicas e impacto ambiental. Autor de artigos relevantes na área.

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