1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Fim do Diesel? Essa marca de caminhões iniciou a produção do motor movido a Gás Natural Comprimido (GNC) ou Gás Natural Liquefeito (GNL)
Tempo de leitura 7 min de leitura Comentários 2 comentários

Fim do Diesel? Essa marca de caminhões iniciou a produção do motor movido a Gás Natural Comprimido (GNC) ou Gás Natural Liquefeito (GNL)

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 04/10/2024 às 09:35
motor, diesel, caminhões, gás natural
Foto: Reprodução

Fim do diesel? Uma marca de caminhões começou a produzir motores movidos a GNC e GNL, prometendo revolucionar o setor de transporte pesado. Veja como essa mudança pode impactar o futuro dos combustíveis nos caminhões.

A indústria automotiva, especialmente no setor de transporte pesado, está cada vez mais comprometida com a sustentabilidade ambiental. Recentemente, a Kenworth, renomada fabricante de caminhões, anunciou uma inovação significativa nesse campo: o novo motor a gás natural Cummins X15N. O motor promete ter uma autonomia de longa distância semelhantes às do diesel.

A tendência é que esse motor seja mais leve do que os motores a diesel. Este avanço não apenas promete reduzir emissões de gases de efeito estufa, mas também introduz uma nova era de eficiência para caminhões pesados, combinando potência e sustentabilidade.

O novo Cummins X15N – futuro dos caminhões

motor, diesel, caminhões, gás natural

O motor Cummins X15N é o primeiro de 15 litros no mercado a operar com Gás Natural Comprimido (GNC) ou Gás Natural Liquefeito (GNL).

Equipado para oferecer entre 400 e 500 hp e até 1.850 lb.-ft. de torque, o X15N se destaca por entregar desempenho similar ao de motores a diesel tradicionais, mas com menor impacto ambiental.

Isso faz do X15N uma opção atraente para operações de curta, média e longa distância, ampliando seu uso em uma ampla gama de aplicações.

Kevin Haygood, gerente geral assistente de vendas e marketing da Kenworth, afirmou: “Estamos entusiasmados em começar em breve a produção de caminhões Kenworth com o motor a gás natural Cummins X15N. Esta nova oferta de motor será uma ótima solução alternativa para clientes que buscam reduzir emissões sem abrir mão da potência”.

Redução de emissões e compatibilidade com padrões rigorosos

Um dos principais atrativos do X15N é sua capacidade de atender aos rigorosos requisitos de emissão da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) e aos padrões CARB 2024 Low NOx, que regulam as emissões de óxidos de nitrogênio.

Comparado aos motores de 12 litros da Cummins, o X15N oferece até 10% de melhoria na economia de combustível e é a primeira solução de grande porte que se alinha com esses padrões. A Kenworth tornou-se pioneira ao ser a primeira grande fabricante a adotar essa tecnologia em conformidade com os padrões CARB.

José Samperio, vice-presidente da Cummins para a América do Norte, destacou: “O X15N oferece o desempenho, a durabilidade e a potência necessários para uma variedade de aplicações pesadas, sendo uma excelente alternativa para frotas que buscam reduzir sua pegada de carbono de maneira significativa”.

Sistema de combustível Flexível e Infraestrutura de Reabastecimento

motor, diesel, caminhões, gás natural
Kenworth T680

Os caminhões equipados com o motor X15N têm a possibilidade de escolher entre diversos sistemas de combustível de gás natural.

Os clientes podem optar por configurações de fábrica com o sistema Hexagon Agility CNG/RNG ou pelo sistema Cummins Clean Fuel Technologies.

Além disso, há opções de combustível montadas no chassi e na carroceria, proporcionando flexibilidade e autonomia aos veículos, com capacidade de armazenamento de até 175 galões equivalentes de diesel (DGE).

A infraestrutura de reabastecimento para gás natural também se mostra robusta e em crescimento. Nos Estados Unidos, por exemplo, existem mais de 1.500 estações de reabastecimento de GNC, além da possibilidade de instalações privadas em empresas e garagens.

Essas opções ajudam a manter custos de combustível estáveis, especialmente para frotas que retornam diariamente à base, eliminando a necessidade de depender de estações públicas.

Benefícios econômicos e sustentabilidade do X15N

Além de promover uma redução significativa nas emissões, o Cummins X15N foi desenvolvido para maximizar o tempo de atividade dos caminhões.

Com recursos de monitoramento remoto, calibração em tempo real e outras capacidades digitais, o motor visa minimizar o tempo de inatividade e manter as operações funcionando sem interrupções.

Além disso, ele é equipado com um sistema de pós-tratamento de três vias que não requer manutenção, simplificando ainda mais seu uso e reduzindo o custo total de propriedade.

Do ponto de vista da sustentabilidade, o X15N oferece uma redução de 90% nos níveis de emissões de dióxido de carbono (CO2) e óxidos de nitrogênio (NOx), atendendo aos padrões mais rigorosos atuais. Quando alimentado por Gás Natural Renovável (GNR), o motor tem o potencial de reduzir as emissões de CO2 em até 97%, um feito impressionante que reforça seu compromisso com a sustentabilidade ambiental.

Mais vantajoso que o Diesel

motor, diesel, caminhões, gás natural

O uso de gás natural em caminhões oferece várias vantagens em comparação ao diesel, principalmente no que diz respeito à sustentabilidade e economia.

O gás natural emite menos dióxido de carbono (CO₂) e outros poluentes atmosféricos, como óxidos de nitrogênio (NOx) e partículas, contribuindo significativamente para a redução da pegada de carbono.

Além disso, o custo do gás natural tende a ser mais estável e, em muitos casos, mais baixo que o diesel, permitindo que as frotas economizem nos custos de combustível a longo prazo.

Outra vantagem importante é a diminuição do ruído, já que motores a gás natural operam de forma mais silenciosa, tornando-os ideais para áreas urbanas e regiões com restrições de ruído.

Adaptação e integração com tecnologias modernas

O Cummins X15N foi projetado para se integrar de forma eficiente às redes de serviço já existentes, permitindo uma transição suave para empresas que queiram adotar essa nova tecnologia. O motor é compatível com transmissões automatizadas como a Eaton Cummins Endurant e o sistema de fornecimento de combustível Cummins Clean Fuel Technologies, resultando em um trem de força totalmente otimizado.

Além disso, o X15N conta com conectividade avançada, oferecendo diagnósticos remotos e atualizações de software over-the-air.

Ferramentas digitais como o Guidanz da Cummins ajudam na manutenção e gerenciamento do fluxo de trabalho, proporcionando uma experiência de serviço mais ágil e produtiva.

Parcerias e iniciativas para a expansão do Gás Natural no transporte

Para aumentar ainda mais o impacto positivo do X15N, a Cummins e a Kenworth estabeleceram parcerias com diversas empresas e fornecedores de combustível, incentivando a adoção do gás natural em larga escala.

Com o apoio de empresas como a Hexagon Agility, que desenvolve sistemas de combustível CNG/RNG para caminhões pesados, a infraestrutura de reabastecimento continua a se expandir, facilitando o acesso ao gás natural e promovendo sua utilização.

Eric Bippus, vice-presidente da Hexagon Agility, comentou: “Nas últimas duas décadas, a Kenworth tem sido fundamental na oferta de soluções de combustível limpo para frotas de caminhões pesados. Juntos, estamos impulsionando a adoção de soluções de sustentabilidade acessíveis”.

O futuro do transporte em caminhões

Com uma gama de benefícios econômicos, ambientais e operacionais, o Cummins X15N está preparado para desempenhar um papel essencial na transição do transporte pesado para um futuro mais sustentável.

A estratégia da Cummins de criar uma plataforma de motor global e agnóstica de combustível, que eventualmente incluirá diesel e hidrogênio, indica um compromisso contínuo com a inovação e a redução de emissões.

Ao combinar eficiência de combustível, flexibilidade operacional e conformidade com os padrões ambientais mais rigorosos, o X15N estabelece um novo padrão para motores de caminhões pesados. Essa tecnologia não apenas oferece uma solução imediata para a redução de emissões, mas também prepara o caminho para futuras inovações no setor de transporte pesado.

Construção do primeiro motor a gás natural iniciada

A Cummins anunciou o início da produção completa do motor a gás natural X15N em sua fábrica localizada em Jamestown, nos Estados Unidos.

O X15N é o primeiro motor de 15 litros projetado para operar com gás natural, oferecendo flexibilidade para diversas aplicações pesadas, como transporte de mercadorias e caminhões de serviços.

O motor foi testado extensivamente em campo antes da produção total, demonstrando bom desempenho para os clientes. “Este motor está tendo um bom desempenho à medida que é integrado às operações dos nossos clientes“, afirmou Lyndon Jones, diretor-executivo de estradas da América do Norte da Cummins Inc. Segundo ele, a produção completa permitirá que mais motores sejam utilizados nos caminhões dos clientes, auxiliando na redução de emissões eficientemente.

Antes de alcançar o estágio de produção completa, o X15N passou por testes rigorosos junto a algumas das maiores frotas de transporte de linha, transporte regional e vocacional da América do Norte. Essas avaliações ocorreram em condições de operação desafiadoras, destacando a robustez e a confiabilidade do motor.

Inscreva-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x