Motos da Honda sairão do mercado brasileiro para dar espaço a novos modelos; saiba quais motos populares deixarão o mercado após vários anos de sucesso.
Um levantamento da Secretaria Nacional de Trânsito revelou que mais de 32,2 milhões de motos estão em circulação no Brasil. Entre as principais marcas, a Honda se destaca por suas motos populares, enfrentando forte concorrência, especialmente da Yamaha. Como uma das gigantes automotivas mundiais, a Honda tem ajustado seus planos estratégicos nos últimos anos, afetando até mesmo modelos que fizeram sucesso entre os consumidores.
Motos da Honda que deixarão de ser produzidas
Para aqueles que não acompanharam, em 2022, a Honda anunciou que alguns modelos deixariam de ser produzidos para dar espaço aos mais novos. Segundo a revista Mobilidade, do Estadão, as motos populares escolhidas foram a SH 150i e a SH 300i.
Apesar de terem feito sucesso na Europa, esses modelos não tiveram o mesmo desempenho no mercado nacional, contrariando as expectativas da época de lançamento. Em resposta, a Honda decidiu abrir espaço para a Forza 350, na tentativa de reverter esse fracasso.
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Por alguns meses, os clientes interessados nas antecessoras ainda podiam encontrar algumas unidades nas lojas, já que, em certos segmentos, ambas tiveram certa popularidade. No entanto, no site da marca, já não era possível encontrar nenhuma divulgação dessas motos populares.
O supervisor de relações públicas da Honda, Alfredo Guedes, explicou a decisão do grupo em uma nota enviada à reportagem. Segundo o representante da companhia, a pilotagem e a altura dos assentos desses modelos foram desfavoráveis aos consumidores que preferem o estilo atual.
Conheça melhor as motos populares da Honda
Como citado anteriormente, as motos da Honda com visual mais requintado nunca emplacaram em grandes quantidades no Brasil desde seus lançamentos, em 2016 e 2017, respectivamente. A SH 150i acumulou 2.159 vendas em 2021, o que não chega a 10% das vendas da PCX. Maior e mais cara, a SH 300i teve 410 emplacamentos em 2021 apenas.
A Honda do Brasil confirmou a saída de linha da dupla. De acordo com a empresa, as motos populares tiveram a produção diminuída já ao longo de 2021 e, com a virada de ano, os estoques dos modelos estavam baixos.
A Honda SH 150i trazia o mesmo motor da PCX: um monocilíndrico de 149,3 cm³ com injeção eletrônica, gerando 14,7 cv de potência a 7.750 rpm e 1,40 kgfm de torque a 6.250 rpm. A transmissão era automática do tipo CVT. Em dezembro, ela estava saindo por a partir de R$ 13.340 sem contar o frete. Uma PCX com ABS como SH 150i hoje não sai por menos de R$ 15.590 sem frete.
Já a irmã maior Honda SH 300i era a única maxi-scooter da marca no Brasil, sem contar a aventureira X-ADV, e era rival direta da Yamaha XMax. Em seus últimos dias, ela custava R$ 23.590 sem frete. Ela trazia um motor monocilíndrico de quatro válvulas com 270 cm³. Ele entregava 24,9 cv de potência a 7.500 rpm e torque de 2,59 kgfm a 5.000 rpm.
Como é a nova moto Forza 350
Quando questionada sobre o motivo do fim das motos populares, a marca declarou apenas que está preparando uma nova estratégia para o mercado de scooters brasileiras. Como citado antes, a marca trouxe a Forza 350, que tem como diferencial seu inédito motor de um cilindro, 330 cm³, com arrefecimento líquido.
Alimentado por injeção eletrônica, o monocilíndrico produz 29,2 cv de potência máxima a 7.500 rpm e 3,24 kgfm a 5.250 giros de torque máximo. O câmbio, como na maioria das scooters, é do tipo CVT.
É uma lenda que nunca sera esquecida