A plataforma 99 anuncia o fim do serviço 99Food, pegando de surpresa milhares de clientes e parceiros.
O encerramento de um serviço aclamado por milhares de brasileiros pegou muita gente desprevenida. A 99, uma das principais plataformas de mobilidade urbana do país, anunciou recentemente o fim do seu serviço de delivery, o 99Food. E, como se não bastasse, o comunicado veio de maneira inesperada, deixando clientes e parceiros sem chão. Sim, o fim de uma era!
No dia 17 de março de 2024, a 99 enviou um e-mail para seus parceiros informando que o serviço 99Food deixaria de funcionar a partir do dia 17 de abril. O anúncio, feito pouco tempo depois da plataforma ter encerrado o serviço de entregas com motoqueiros próprios, trouxe uma série de questionamentos sobre o futuro da companhia nesse setor competitivo.
O Comunicado 99
De acordo com informações do portal Start-se, os executivos da 99 já indicaram que o fechamento completo do 99Food era um passo produtivo. No comunicado oficial, a plataforma destacou que está realocando recursos para focar em serviços mais alinhados com sua estratégia atual:
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
- Umas das maiores BR do Brasil será transformada! Rodovia terá duplicação de 221km e R$ 7 bi em investimentos, podendo gerar até 100 MIL empregos
- Noruega investe R$ 350 milhões em energia solar no norte de Minas Gerais
“Para continuarmos democratizando nossos produtos e serviços, constantemente avaliamos como podemos servir melhor às necessidades e desejos de nossos usuários. Como companhia, decidimos concentrar muitos dos nossos recursos no desenvolvimento de serviços de duas rodas, com a expansão de 99Moto em Ride-Hailing, e 99 Entrega Moto em delivery Por esse motivo, decidimos descontinuar o aplicativo 99Food“, disse o comunicado da 99.
A empresa ainda ressaltou que os entregadores podem continuar gerando renda através dos serviços de 99Moto e 99 Entrega Moto, disponíveis em várias localidades do Brasil. No entanto, a surpresa com o anúncio deixou muitas dúvidas entre restaurantes e consumidores que dependem da plataforma para o delivery de suas refeições.
O fim do 99Food e o mercado de delivery
O encerramento do 99Food vem num momento em que grandes empresas de tecnologia estão buscando simplificar suas operações e cortar custos para aumentar a lucratividade. Esse movimento reflete o desafio de competir com gigantes do setor, como o iFood, que domina amplamente o mercado de delivery no Brasil.
Além de 99, outras grandes plataformas também reavaliaram suas estratégias no segmento. O Uber Eats, por exemplo, cerrou suas atividades no país, enquanto o Rappi promoveu suas campanhas promocionais para focar no serviço de assinatura RappiPrime. O mercado de delivery, que já foi uma mina de ouro, parece estar passando por uma transformação, e o 99Food acabou ficando defasado.
Lançado em 2019, o 99Food tinha uma estratégia de foco nas cidades menores, evitando a concorrência direta com o iFood nas grandes capitais. No entanto, essa estratégia não conseguiu ganhar tração suficiente, e os custos para expandir e competir em um mercado dominado exigiram investimentos que a 99 não estava disposto a fazer.
O anúncio do 99 deixa clientes surpresos com fim do serviço de delivery
A saída da 99 do mercado de delivery é um reflexo das mudanças no setor de tecnologia e delivery no Brasil. Embora o 99Food tenha sido uma tentativa válida de desafiar o domínio do iFood, a concorrência acirrada e os altos custos de operação tornaram inviável a continuidade do serviço.
Agora, a plataforma pretende concentrar seus esforços em mobilidade urbana e logística de duas rodas, áreas onde acredita poder continuar crescendo e oferecendo soluções inovadoras para seus usuários. Para muitos, o fim do 99Food marca o fim de uma era no delivery brasileiro, mas a 99 segue firme em sua jornada de inovação.
Com o domínio do iFood e os desafios aos impostos menores, será que as soluções oferecidas pela 99 para moto-entregas conseguirão suprir as necessidades dos parceiros e clientes? Estaríamos caminhando para um monopólio no setor de entrega no Brasil? O que você acha dessa decisão de 99?