1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Fim das picapes da Ford? CEO surpreende a indústria automotiva global ao anunciar foco em carros elétricos abaixo de R$ 100 mil, deixando PICAPES e SUVS de lado!
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Fim das picapes da Ford? CEO surpreende a indústria automotiva global ao anunciar foco em carros elétricos abaixo de R$ 100 mil, deixando PICAPES e SUVS de lado!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 01/08/2024 às 01:08
CEO surpreende a indústria automotiva global ao anunciar foco em carros elétricos abaixo de R$ 100 mil
Foto: Insideevs/UOL

CEO da Ford anuncia que está trabalhando em novos carros elétricos populares e vai deixar picapes e SUVs de lado por um curto período. Novo time foi montado na Califórnia para desenvolver um carro elétrico barato.

O CEO da Ford, Jim Farley, está repensando o posicionamento da marca na indústria automotiva em relação à eletrificação de uma forma importante. Na última quarta, 23, o executivo afirmou que a marca precisa se concentrar em oferecer carros elétricos populares aos consumidores daqui para frente e não picapes grandes movidas a bateria. A ideia de um carro elétrico barato da Ford é uma admissão bastante surpreendente de uma empresa cuja identidade está profundamente ligada à venda de grandes caminhonetes.

Entenda porque a Ford planeja lançar carros elétricos populares e deixar picapes de lado, CEO da Ford explica

Conforme explica Farley, a mudança para os elétricos virou o negócio da indústria automotiva de cabeça para baixo. Com os veículos de combustão interna, maior sempre foi melhor, visto que um veículo maior pode exigir um preço mais alto, o que, em última análise, gera margens de lucro maiores para a Ford.

Em termos simples, a fabricante pode ganhar mais dinheiro por unidade vendendo a F-150 de US$ 65 mil do que o EcoSport de US$ 25 mil. Essa matemática simples fez com que a Ford e seus pares priorizassem as picapes grandes e os utilitários esportivos em detrimento dos carros menores.

Contudo, na era elétrica é diferente. Segundo Farley, na conferência de resultados do segundo trimestre da Ford, quanto maior o veículo, quanto maior a bateria, maior a pressão sobre a margem, porque os clientes não pagarão um prêmio por essas baterias maiores.

Pelo contrário, é o fato de tornar as baterias menores que podem aumentar as margens ao reduzir os custos. Além disso, acrescentou Farley, o desconto federal de US$ 7.500 para compras de veículos elétricos torna-se um fator maior quando aplicado a um veículo mais barato.

Como andam as vendas da Ford na indústria de elétricos?

A bateria de íons de lítio é a parte mais cara de um carro elétrico. E SUVs e picapes grandes e pesadas precisam de mais capacidade de bateria para oferecer uma autonomia que agrade os consumidores.

Tudo isso faz com que muitos compradores não consigam suportar. Uma picape elétrica Ford F-150 Lightning com autonomia de 515 km custará pelo menos US$ 68 mil, cerca de US$ 20 mil a mais do que o modelo equivalente movido a gasolina.

A Ford não conseguiu encontrar tantos compradores para a F-150 Lightning quanto esperava. Há pouco tempo, a fabricante planejava aumentar a produção para um volume anual de 150 mil unidades até o final de 2023. Contudo, ela reduziu consideravelmente essas ambições. A empresa encerrou o ano passado com cerca de 24 mil picapes elétricas vendidas.

Em contrapartida, cerca de 750 mil clientes compraram picapes da Ford movidos a gasolina em 2023. Isso mostra que os fabricantes de veículos não podem ficar à deriva, oferecendo versões elétricas de seus veículos a gasolina.

Média de preço dos novos carros elétricos populares da Ford

Voltando ao novo carro elétrico barato da Ford, a marca não falou oficialmente como estes serão, mas sabemos que ela formou uma pequena equipe na Califórnia para desenvolver uma nova plataforma para carros elétricos populares e baratos. O executivo da marca se refere à equipe como a Skunkworks da Ford. 

Farley mencionou que o novo carro elétrico barato da Ford será diferenciado, com preços abaixo de US$ 40 mil ou até mesmo abaixo de US$ 30 mil (R$ 225 mil e R$ 168 mil respectivamente). Os carros elétricos populares preencheriam uma lacuna na indústria automotiva de veículos elétricos dos EUA, que se inclina fortemente para a extremidade premium do espectro e oferece poucas opções realmente acessíveis.

Farley também menciona que o novo carro elétrico barato da Ford pode oferecer muito espaço interno em uma silhueta pequena, pois não possui todas as partes volumosas de uma motorização convencional.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x