CEO da Ford anuncia que está trabalhando em novos carros elétricos populares e vai deixar picapes e SUVs de lado por um curto período. Novo time foi montado na Califórnia para desenvolver um carro elétrico barato.
O CEO da Ford, Jim Farley, está repensando o posicionamento da marca na indústria automotiva em relação à eletrificação de uma forma importante. Na última quarta, 23, o executivo afirmou que a marca precisa se concentrar em oferecer carros elétricos populares aos consumidores daqui para frente e não picapes grandes movidas a bateria. A ideia de um carro elétrico barato da Ford é uma admissão bastante surpreendente de uma empresa cuja identidade está profundamente ligada à venda de grandes caminhonetes.
Entenda porque a Ford planeja lançar carros elétricos populares e deixar picapes de lado, CEO da Ford explica
Conforme explica Farley, a mudança para os elétricos virou o negócio da indústria automotiva de cabeça para baixo. Com os veículos de combustão interna, maior sempre foi melhor, visto que um veículo maior pode exigir um preço mais alto, o que, em última análise, gera margens de lucro maiores para a Ford.
Em termos simples, a fabricante pode ganhar mais dinheiro por unidade vendendo a F-150 de US$ 65 mil do que o EcoSport de US$ 25 mil. Essa matemática simples fez com que a Ford e seus pares priorizassem as picapes grandes e os utilitários esportivos em detrimento dos carros menores.
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Contudo, na era elétrica é diferente. Segundo Farley, na conferência de resultados do segundo trimestre da Ford, quanto maior o veículo, quanto maior a bateria, maior a pressão sobre a margem, porque os clientes não pagarão um prêmio por essas baterias maiores.
Pelo contrário, é o fato de tornar as baterias menores que podem aumentar as margens ao reduzir os custos. Além disso, acrescentou Farley, o desconto federal de US$ 7.500 para compras de veículos elétricos torna-se um fator maior quando aplicado a um veículo mais barato.
Como andam as vendas da Ford na indústria de elétricos?
A bateria de íons de lítio é a parte mais cara de um carro elétrico. E SUVs e picapes grandes e pesadas precisam de mais capacidade de bateria para oferecer uma autonomia que agrade os consumidores.
Tudo isso faz com que muitos compradores não consigam suportar. Uma picape elétrica Ford F-150 Lightning com autonomia de 515 km custará pelo menos US$ 68 mil, cerca de US$ 20 mil a mais do que o modelo equivalente movido a gasolina.
A Ford não conseguiu encontrar tantos compradores para a F-150 Lightning quanto esperava. Há pouco tempo, a fabricante planejava aumentar a produção para um volume anual de 150 mil unidades até o final de 2023. Contudo, ela reduziu consideravelmente essas ambições. A empresa encerrou o ano passado com cerca de 24 mil picapes elétricas vendidas.
Em contrapartida, cerca de 750 mil clientes compraram picapes da Ford movidos a gasolina em 2023. Isso mostra que os fabricantes de veículos não podem ficar à deriva, oferecendo versões elétricas de seus veículos a gasolina.
Média de preço dos novos carros elétricos populares da Ford
Voltando ao novo carro elétrico barato da Ford, a marca não falou oficialmente como estes serão, mas sabemos que ela formou uma pequena equipe na Califórnia para desenvolver uma nova plataforma para carros elétricos populares e baratos. O executivo da marca se refere à equipe como a Skunkworks da Ford.
Farley mencionou que o novo carro elétrico barato da Ford será diferenciado, com preços abaixo de US$ 40 mil ou até mesmo abaixo de US$ 30 mil (R$ 225 mil e R$ 168 mil respectivamente). Os carros elétricos populares preencheriam uma lacuna na indústria automotiva de veículos elétricos dos EUA, que se inclina fortemente para a extremidade premium do espectro e oferece poucas opções realmente acessíveis.
Farley também menciona que o novo carro elétrico barato da Ford pode oferecer muito espaço interno em uma silhueta pequena, pois não possui todas as partes volumosas de uma motorização convencional.