1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Fim das motos a gasolina decretado! Honda não terá mais motos a combustão em 2040 – Relatório revela planos ambiciosos para eliminar veículos a combustão
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Fim das motos a gasolina decretado! Honda não terá mais motos a combustão em 2040 – Relatório revela planos ambiciosos para eliminar veículos a combustão

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 20/06/2024 às 01:16
Fim das motos a gasolina decretado! Honda não terá mais motos a combustão em 2040 - Relatório revela planos ambiciosos para eliminar veículos a combustão
Foto: Honda decreta o fim das motos a combustão

A Honda anunciou que não terá mais motos a combustão até 2040. Incrivelmente, o fim das motos a gasolina foi declarado globalmente, e o Brasil está incluído.

A transição para um futuro em que os veículos sejam totalmente 100% sem emissão de carbono parece algo inevitável, e até mesmo a Honda, uma das maiores montadoras de motos do mundo, não deve escapar deste destino e decidiu aceitar o fim das motos a gasolina. A empresa ainda não teve lançamento de moto elétrica, mas os objetivos e planos da marca em relação à eletrificação já existem e, em um futuro próximo, a Honda não terá mais motos a combustão.

Honda anuncia fim das motos a combustão até 2040

Divulgada no resumo da Honda Business Briefing de 2024 sobre a direção das iniciativas de eletrificação em relação aos veículos elétricos é a de ter frota totalmente elétrica até 2040. E isso inclui o fim das motos a gasolina de seu portfólio.

Conforme o comunicado, a Honda não terá mais motos a combustão e afirma que não mudou sua crença de que os veículos elétricos são a solução mais eficaz na área de produtos de pequena mobilidade, como motocicletas e automóveis. 

A nota ainda destaca que a meta de eletrificação da Honda é fazer com que os veículos elétricos e FCEVs (sigla em inglês para veículo elétrico de célula de combustível) representam 100% de suas vendas globais de veículos até 2040.

O comunicado conclui ainda que a Honda deve olhar para o período de popularização dos veículos elétricos e construir uma marca forte de veículos elétricos e base sólida de negócio de veículos elétricos a partir de perspectivas de médio e longo prazo.

Como a montadora planeja decretar o fim das motos a combustão?

Vale lembrar que a Honda é a maior fabricante de motos do planeta. Desta forma, o plano que afirma que a Honda não terá mais motos a combustão representa uma estratégia ousada.

Outras empresas do setor, como Suzuki e Kawasaki, apostam em uma fase de veículos híbridos antes da transição total para a matriz elétrica. Para cumprir com essa meta do fim das motos a gasolina, a multinacional apresentará o Honda Mobile Power Pack, um programa de mobilidade com base em motos elétricas com baterias portáteis.

O intuito é desenvolver uma frota elétrica e se antecipar à concorrência. Além de veículos elétricos a bateria, a empresa ainda desenvolverá motos elétricas com a tecnologia de célula de combustível, a hidrogênio, em parceria com outras marcas japonesas.

Fim das motos a combustão da Honda no Brasil?

No relatório, a marca traça como objetivo que as scooters e as motos elétricas representem 100% das vendas globais até 2040. Isto é, a gama nacional da empresa também será incluída no plano de eletrificação total e a Honda não terá mais motos a combustão nem mesmo por aqui.

Contudo, vale ressaltar que ainda faltam mais de 15 anos para o fim das motos a combustão e, até lá, muita coisa pode acontecer, inclusive mudanças de planos.

Um exemplo que ilustra bem esse tipo de situação é o da General Motors (GM) detentora da marca Chevrolet. A multinacional pretendia fazer uma eletrificação total da gama de produtos até o ano de 2035, mas voltou atrás, apostando também nos híbridos. 

Uma possibilidade seria da Honda permitir que os centros de desenvolvimento regionais, como o do Brasil, sigam projetando motos a combustão ou híbridas, além das elétricas. Contudo, como o relatório é categórico ao citar vendas globais, só resta aguardar pelos próximos anúncios da marca.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x