Fiat Tempra Turbo, com motor Fiat turbo de 165 cv, era o mais rápido do Brasil e custava o equivalente a mais de 200 mil reais hoje!
Em 1994, o Fiat Tempra Turbo não só acelerou nas pistas como também no coração dos brasileiros. Custando aproximadamente 40 mil dólares na época, conforme o analista João Anacleto, o que hoje seria equivalente a mais de 200 mil reais, o sedã esportivo da Fiat era o ápice do luxo e potência. Equipado com o renomado motor Fiat turbo, ele detinha o título de carro mais rápido do Brasil, deixando para trás rivais como o Omega CD com facilidade. E você aí, consegue imaginar pagar 200 mil reais em um carro nos anos 90?
Lançado em abril de 1994 como modelo 95, o Fiat Tempra Turbo foi a resposta da Fiat à crescente demanda por carros esportivos no Brasil. Com 165 cavalos de potência e mais de 26 kgfm de torque, esse sedã surpreendia pelo desempenho. De acordo com a montadora, ele atingia a impressionante marca de 220 km/h, algo raramente comprovado nas pistas, mas suficiente para garantir seu lugar no pódio dos carros mais rápidos da época.
Ouvimos o especialista automotivo João Anacleto, que compartilhou sua visão sobre o impacto desse carro no mercado: “O Tempra Turbo foi um divisor de águas. Ele trouxe para o Brasil tecnologias inovadoras, como a injeção eletrônica, e uma robustez de motor que não se via nos modelos nacionais. Era um carro de respeito, e quem o dirigia sentia isso.”
- É por isso que o motor do carro vibra na partida?
- Ford reduz preços de seus veículos em até 18% na Argentina após medida do presidente Milei
- General Motors cria sistema de demissão peculiar: os 5% piores saem! Modelo tem gerado polêmica
- Montadora dona da Fiat, Citroen, Jeep e outras vai abrir 1500 vagas de emprego no Brasil e lançar marca chinesa no país
Motor Fiat Turbo: tecnologia e desempenho
O coração do Fiat Tempra Turbo era o famoso motor Fiat 2.0 com turbocompressor Garrett T3, uma inovação para a época. Segundo especialistas, o motor gerava sua potência máxima a 3.000 rpm, proporcionando um desempenho impressionante, especialmente nas estradas. No entanto, a distribuição de peso do sedã (61% na frente e 39% na traseira) gerava uma sensação um pouco instável nas curvas, o que assustava motoristas não acostumados com tanta força em um carro nacional.
Em comparação com o Omega CD, que também era um ícone da época, o Tempra se destacava não apenas pelo motor mais potente, mas por ser mais leve e ágil. João Anacleto também mencionou: “O Tempra tinha um desempenho superior ao Omega em aceleração, e seu design aerodinâmico ajudava a alcançar essa vantagem.”
Luxo e conforto no interior
No interior, o Fiat Tempra Turbo esbanjava conforto e tecnologia. Ele vinha equipado com itens de série como ar-condicionado digital (uma novidade no Brasil), bancos de veludo, direção hidráulica progressiva e um painel recheado de indicadores que monitoravam desde a pressão do óleo até a temperatura do motor. O carro também trazia um sistema de som de alta qualidade, algo raro para os veículos da época.
Outro diferencial do Fiat Tempra Turbo era o espaço interno, com capacidade para até cinco pessoas confortavelmente e um porta-malas de 413 litros, rivalizando com sedãs de categorias superiores. Tudo isso fazia com que o Tempra fosse não apenas um carro esportivo, mas também uma opção prática para quem precisava de espaço e conforto no dia a dia.
Velocidade e exclusividade do Fiat Tempra Turbo
Com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos, o Fiat Tempra Turbo fazia bonito nas estradas, superando muitos concorrentes. Suas rodas de aro 14, comuns na época, e seu design aerodinâmico eram complementos perfeitos para o motor potente e o visual esportivo.
Apesar de todo o sucesso, poucos puderam adquirir essa máquina. Em 1994, os valores de 37 a 40 mil dólares tornavam o Fiat Tempra Turbo um carro para poucos, uma verdadeira joia da Fiat. Hoje, carros dessa época são verdadeiros itens de colecionador, e ainda podem ser encontrados por valores elevados no mercado de usados. Sobre o preço de 40 mil dólares era para o modelo topo de linha e saiu na Revista Carro no ano de 1995. Nssa época o dólar valia R$ 0,90.
O Fiat Tempra Turbo não foi apenas um carro rápido, foi um marco na história automobilística brasileira. Representando o auge da engenharia e tecnologia da Fiat nos anos 90, ele segue sendo lembrado com nostalgia por entusiastas de carros esportivos. Se você pudesse voltar no tempo, investiria esse valor todo nessa máquina?
Carro sempre foi caro no brasil, mas, na época existia a paridade no dolar portanto o custo nao eram esses “200 mil reais” , eram 40 mil reais …
Na verdade o fiat tempra custava entre U$8.000,00 a U$ 10.000,00 ,nessa época trazendo para dólar atual,corresponde hoje a R$ 50.000,00 ,cinquenta mil reais a versão mais cara .