Fiat Tempra Turbo, com motor Fiat turbo de 165 cv, era o mais rápido do Brasil e custava o equivalente a mais de 200 mil reais hoje!
Em 1994, o Fiat Tempra Turbo não só acelerou nas pistas como também no coração dos brasileiros. Custando aproximadamente 40 mil dólares na época, conforme o analista João Anacleto, o que hoje seria equivalente a mais de 200 mil reais, o sedã esportivo da Fiat era o ápice do luxo e potência. Equipado com o renomado motor Fiat turbo, ele detinha o título de carro mais rápido do Brasil, deixando para trás rivais como o Omega CD com facilidade. E você aí, consegue imaginar pagar 200 mil reais em um carro nos anos 90?
Lançado em abril de 1994 como modelo 95, o Fiat Tempra Turbo foi a resposta da Fiat à crescente demanda por carros esportivos no Brasil. Com 165 cavalos de potência e mais de 26 kgfm de torque, esse sedã surpreendia pelo desempenho. De acordo com a montadora, ele atingia a impressionante marca de 220 km/h, algo raramente comprovado nas pistas, mas suficiente para garantir seu lugar no pódio dos carros mais rápidos da época.
Ouvimos o especialista automotivo João Anacleto, que compartilhou sua visão sobre o impacto desse carro no mercado: “O Tempra Turbo foi um divisor de águas. Ele trouxe para o Brasil tecnologias inovadoras, como a injeção eletrônica, e uma robustez de motor que não se via nos modelos nacionais. Era um carro de respeito, e quem o dirigia sentia isso.”
- Futuro sombrio para a Volkswagen? Montadora enfrenta dilema de sobrevivência com cortes drásticos e busca se adaptar ao mundo dos ‘computadores sobre rodas’ ou desaparecerá como Nokia e Kodak
- Indústria em choque: Ford leva multa histórica de US$ 165 milhões nos EUA, a segunda maior já registrada por agência de trânsito do governo
- Carro da Chevrolet faz 35 km com 2L de gasolina e custa menos de R$ 100 mil, confira tudo sobre um dos carros mais econômicos do mercado automotivo!
- Novo Honda WR-V chega ao Brasil: Design impressionante, economia surreal, mas motor pode ser um tiro no pé!
Motor Fiat Turbo: tecnologia e desempenho
O coração do Fiat Tempra Turbo era o famoso motor Fiat 2.0 com turbocompressor Garrett T3, uma inovação para a época. Segundo especialistas, o motor gerava sua potência máxima a 3.000 rpm, proporcionando um desempenho impressionante, especialmente nas estradas. No entanto, a distribuição de peso do sedã (61% na frente e 39% na traseira) gerava uma sensação um pouco instável nas curvas, o que assustava motoristas não acostumados com tanta força em um carro nacional.
Em comparação com o Omega CD, que também era um ícone da época, o Tempra se destacava não apenas pelo motor mais potente, mas por ser mais leve e ágil. João Anacleto também mencionou: “O Tempra tinha um desempenho superior ao Omega em aceleração, e seu design aerodinâmico ajudava a alcançar essa vantagem.”
Luxo e conforto no interior
No interior, o Fiat Tempra Turbo esbanjava conforto e tecnologia. Ele vinha equipado com itens de série como ar-condicionado digital (uma novidade no Brasil), bancos de veludo, direção hidráulica progressiva e um painel recheado de indicadores que monitoravam desde a pressão do óleo até a temperatura do motor. O carro também trazia um sistema de som de alta qualidade, algo raro para os veículos da época.
Outro diferencial do Fiat Tempra Turbo era o espaço interno, com capacidade para até cinco pessoas confortavelmente e um porta-malas de 413 litros, rivalizando com sedãs de categorias superiores. Tudo isso fazia com que o Tempra fosse não apenas um carro esportivo, mas também uma opção prática para quem precisava de espaço e conforto no dia a dia.
Velocidade e exclusividade do Fiat Tempra Turbo
Com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos, o Fiat Tempra Turbo fazia bonito nas estradas, superando muitos concorrentes. Suas rodas de aro 14, comuns na época, e seu design aerodinâmico eram complementos perfeitos para o motor potente e o visual esportivo.
Apesar de todo o sucesso, poucos puderam adquirir essa máquina. Em 1994, os valores de 37 a 40 mil dólares tornavam o Fiat Tempra Turbo um carro para poucos, uma verdadeira joia da Fiat. Hoje, carros dessa época são verdadeiros itens de colecionador, e ainda podem ser encontrados por valores elevados no mercado de usados. Sobre o preço de 40 mil dólares era para o modelo topo de linha e saiu na Revista Carro no ano de 1995. Nssa época o dólar valia R$ 0,90.
O Fiat Tempra Turbo não foi apenas um carro rápido, foi um marco na história automobilística brasileira. Representando o auge da engenharia e tecnologia da Fiat nos anos 90, ele segue sendo lembrado com nostalgia por entusiastas de carros esportivos. Se você pudesse voltar no tempo, investiria esse valor todo nessa máquina?