O Fiat Palio 2015 continua sendo destaque entre os carros usados, oferecendo bom desempenho, versões especiais e manutenção acessível. Confira todos os detalhes sobre este hatch que marcou época.
O Fiat Palio sempre foi lembrado como uma das principais alternativas ao domínio do Volkswagen Gol, inclusive entre os carros usados.
Enquanto o rival apostava em um comportamento mais firme e robusto, o hatch da Fiat entregava suavidade no acerto de suspensão e conforto no uso diário.
Essa proposta se manteve na segunda geração, lançada em 2011. Com linhas mais modernas e espaço interno ampliado, o modelo passou a agradar quem buscava praticidade no trânsito urbano.
-
Motor 1.0 flex de até 80 cv, 6 airbags, piloto automático e rastreamento remoto: descubra como o Hyundai HB20 ficou até R$ 12 mil mais barato e agora tem 5 anos de garantia
-
Novo Audi Q3 Sportback traz motor híbrido de 272 cv, faróis com micro LED e autonomia elétrica de 118 km: modelo deve pintar no Brasil e estreia já tem data na Europa
-
Luz do freio de mão piscando: entenda o sinal de alerta que pode esconder falhas críticas no sistema e gerar prejuízos altos no seu carro se ignorado
-
Zetec Rocam: o motor ‘inquebrável’ da Ford que rodava 300 mil km e saiu de cena após 3 milhões de unidades produzidas no Brasil
O Fiat Palio 2015, em especial, ganhou destaque por reunir versões diferenciadas, edições especiais e boa relação entre preço e equipamentos, tornando-se hoje uma opção atraente no mercado de carros usados.
Evolução e trajetória do Fiat Palio
O modelo chegou às lojas em outubro de 2011, baseado na mesma plataforma do Uno, lançado um ano antes.
A carroceria foi reforçada, ficando 15% mais rígida, segundo a fabricante, e a cabine oferecia mais espaço.
A motorização variava entre o 1.0 e 1.4 Fire Evo, além do 1.6 16V da família E.torQ. Posteriormente, surgiram edições especiais e a oferta do câmbio automatizado Dualogic.
Em 2015, a gama recebeu ainda mais versões de apelo estético.
Já em 2016, como linha 2017, o hatch trouxe painel atualizado, herdado do Grand Siena, além de novos padrões de acabamento.
Porém, pouco tempo depois, sairia de cena, encerrando sua história no mercado brasileiro em 2017.
A convivência com o Palio Fire
O lançamento da segunda geração não significou o fim do veterano Palio Fire, que seguia como a opção mais acessível da marca.
Produzido em Betim (MG), o modelo permaneceu em linha até 2016, garantindo presença no segmento de entrada.
Em 2014, inclusive, com o fim da produção do Uno original, o Palio Fire assumiu o posto de carro mais barato da Fiat no país.
Quando o Palio superou o Gol
O ano de 2014 marcou a história do hatch italiano. Pela primeira vez, o Fiat Palio ultrapassou o Volkswagen Gol em vendas, quebrando a sequência de 27 anos de liderança do rival.
Foram 183.745 unidades emplacadas contra 183.367 do concorrente, uma diferença de apenas 378 carros.
Origem do nome Palio
O nome “Palio” é inspirado em uma tradicional corrida de cavalos disputada em Siena, na Itália, no século XVII.
O termo significa “páreo” em italiano. Curiosamente, o sedã derivado do hatch também carregava o nome da cidade: o Fiat Siena.
O teto-solar pioneiro
Em 2012, a Fiat inovou ao incluir no Palio a opção de teto panorâmico Sky Wind, disponível por R$ 2.900 na época.
Foi o primeiro hatch do segmento B no Brasil a oferecer esse item, antes restrito a modelos considerados premium, como o Citroën C3 e o Fiat Punto.
Versão Sporting: apelo esportivo
O Fiat Palio 2015 tinha na versão Sporting seu modelo mais chamativo.
Equipado com motor 1.6 16V de até 117 cv, o carro contava com ajustes exclusivos de suspensão, ficando 1 cm mais baixo em relação às demais versões.
A direção hidráulica tinha relação mais curta, e os pneus 195/55 garantiam maior estabilidade.
Esteticamente, vinha com rodas de liga leve aro 16, spoiler traseiro, detalhes escurecidos na grade e nas molduras dos faróis de neblina.
Entre os equipamentos de série, estavam ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, volante com ajuste de altura e airbag duplo.
Itens opcionais, como retrovisores elétricos, sensores de chuva e teto-solar, podiam elevar o nível de conforto.
Séries especiais do Fiat Palio
Entre as edições que marcaram a linha, está a série Interlagos, lançada em 2012. Sempre pintada de amarelo, trazia rodas exclusivas, acabamento interno diferenciado e adesivos exclusivos.
Em 2015, duas tiragens especiais chamaram atenção:
- Best Seller: criada para comemorar a liderança de vendas de 2014, baseada na versão Attractive.
- Blue Edition: com acabamento interno em azul, teto-solar e detalhes exclusivos, baseada na Sporting.
Valores de mercado do Fiat Palio 2015
De acordo com a KBB Brasil, os preços médios do Fiat Palio 2015 Sporting variam:
Preço Revendedor: entre R$ 45.820 e R$ 49.062
Preço Particular: entre R$ 42.076 e R$ 45.216
Preço de Troca: entre R$ 32.857 e R$ 36.717
Desempenho e comportamento dinâmico
Com motor 1.6 16V, o Palio 2015 acelerava de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos, entregando desempenho acima da média entre os compactos.
Apesar dos engates imprecisos do câmbio manual, o carro oferecia bom equilíbrio entre esportividade e conforto.
Nas curvas, mostrava-se mais firme que a primeira geração, transmitindo maior segurança ao motorista.
Manutenção e custos de peças
O Fiat Palio 2015 é lembrado pela manutenção simples e custo acessível. Confira valores médios de peças:
- Amortecedor traseiro (par): R$ 700 a R$ 900
- Bomba de combustível: R$ 350 a R$ 500
- Farol direito: R$ 290 a R$ 550
- Kit de troca de óleo (5 litros 5W30 + filtro): R$ 260 a R$ 380
- Para-choque traseiro: R$ 300 a R$ 620
- Pastilhas de freio dianteiras (jogo): R$ 45 a R$ 80
- Velas de ignição (jogo): R$ 80 a R$ 130
Problemas comuns relatados entre os carros usados
Entre as falhas mais registradas pelos proprietários, destacam-se:
Reservatório de água frágil, sujeito a rachaduras.
Infiltrações nos faróis.
Vazamentos de óleo lubrificante.
Falhas ocasionais na aceleração.
Além disso, o modelo passou por recalls envolvendo airbags, fechos de cinto de segurança, atuador de embreagem, alternador, bobina de ignição e caixa de marchas.