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Fiat Palio: um modelo que se destaca pelo motor confiável, desempenho e baixa manutenção no mercado de carros usados

Publicado em 25/08/2025 às 13:02
O Fiat Palio 2015 continua sendo destaque entre os carros usados, oferecendo bom desempenho, versões especiais e manutenção acessível. Confira todos os detalhes sobre este hatch que marcou época. Fonte: Mobiauto
O Fiat Palio 2015 continua sendo destaque entre os carros usados, oferecendo bom desempenho, versões especiais e manutenção acessível. Confira todos os detalhes sobre este hatch que marcou época. Fonte: Mobiauto
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O Fiat Palio 2015 continua sendo destaque entre os carros usados, oferecendo bom desempenho, versões especiais e manutenção acessível. Confira todos os detalhes sobre este hatch que marcou época.

O Fiat Palio sempre foi lembrado como uma das principais alternativas ao domínio do Volkswagen Gol, inclusive entre os carros usados.

Enquanto o rival apostava em um comportamento mais firme e robusto, o hatch da Fiat entregava suavidade no acerto de suspensão e conforto no uso diário.

Essa proposta se manteve na segunda geração, lançada em 2011. Com linhas mais modernas e espaço interno ampliado, o modelo passou a agradar quem buscava praticidade no trânsito urbano.

O Fiat Palio 2015, em especial, ganhou destaque por reunir versões diferenciadas, edições especiais e boa relação entre preço e equipamentos, tornando-se hoje uma opção atraente no mercado de carros usados.

Evolução e trajetória do Fiat Palio

O modelo chegou às lojas em outubro de 2011, baseado na mesma plataforma do Uno, lançado um ano antes.

A carroceria foi reforçada, ficando 15% mais rígida, segundo a fabricante, e a cabine oferecia mais espaço.

A motorização variava entre o 1.0 e 1.4 Fire Evo, além do 1.6 16V da família E.torQ. Posteriormente, surgiram edições especiais e a oferta do câmbio automatizado Dualogic.

Em 2015, a gama recebeu ainda mais versões de apelo estético.

Fiat Palio passou por diversas atualizações de design.
Fonte: Auto Esporte
Fiat Palio passou por diversas atualizações de design. Fonte: Auto Esporte

Já em 2016, como linha 2017, o hatch trouxe painel atualizado, herdado do Grand Siena, além de novos padrões de acabamento.

Porém, pouco tempo depois, sairia de cena, encerrando sua história no mercado brasileiro em 2017.

A convivência com o Palio Fire

O lançamento da segunda geração não significou o fim do veterano Palio Fire, que seguia como a opção mais acessível da marca.

Fiat Palio

Produzido em Betim (MG), o modelo permaneceu em linha até 2016, garantindo presença no segmento de entrada.

Em 2014, inclusive, com o fim da produção do Uno original, o Palio Fire assumiu o posto de carro mais barato da Fiat no país.

Quando o Palio superou o Gol

O ano de 2014 marcou a história do hatch italiano. Pela primeira vez, o Fiat Palio ultrapassou o Volkswagen Gol em vendas, quebrando a sequência de 27 anos de liderança do rival.

Foram 183.745 unidades emplacadas contra 183.367 do concorrente, uma diferença de apenas 378 carros.

Origem do nome Palio

O nome “Palio” é inspirado em uma tradicional corrida de cavalos disputada em Siena, na Itália, no século XVII.

O termo significa “páreo” em italiano. Curiosamente, o sedã derivado do hatch também carregava o nome da cidade: o Fiat Siena.

O teto-solar pioneiro

Em 2012, a Fiat inovou ao incluir no Palio a opção de teto panorâmico Sky Wind, disponível por R$ 2.900 na época.

Foi o primeiro hatch do segmento B no Brasil a oferecer esse item, antes restrito a modelos considerados premium, como o Citroën C3 e o Fiat Punto.

Versão Sporting: apelo esportivo

O Fiat Palio 2015 tinha na versão Sporting seu modelo mais chamativo.

Equipado com motor 1.6 16V de até 117 cv, o carro contava com ajustes exclusivos de suspensão, ficando 1 cm mais baixo em relação às demais versões.

Palio sporting

A direção hidráulica tinha relação mais curta, e os pneus 195/55 garantiam maior estabilidade.

Esteticamente, vinha com rodas de liga leve aro 16, spoiler traseiro, detalhes escurecidos na grade e nas molduras dos faróis de neblina.

Entre os equipamentos de série, estavam ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, volante com ajuste de altura e airbag duplo.

Itens opcionais, como retrovisores elétricos, sensores de chuva e teto-solar, podiam elevar o nível de conforto.

Séries especiais do Fiat Palio

Entre as edições que marcaram a linha, está a série Interlagos, lançada em 2012. Sempre pintada de amarelo, trazia rodas exclusivas, acabamento interno diferenciado e adesivos exclusivos.

Em 2015, duas tiragens especiais chamaram atenção:

  • Best Seller: criada para comemorar a liderança de vendas de 2014, baseada na versão Attractive.
  • Blue Edition: com acabamento interno em azul, teto-solar e detalhes exclusivos, baseada na Sporting.

Valores de mercado do Fiat Palio 2015

De acordo com a KBB Brasil, os preços médios do Fiat Palio 2015 Sporting variam:

Preço Revendedor: entre R$ 45.820 e R$ 49.062

Preço Particular: entre R$ 42.076 e R$ 45.216

Preço de Troca: entre R$ 32.857 e R$ 36.717

Desempenho e comportamento dinâmico

Com motor 1.6 16V, o Palio 2015 acelerava de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos, entregando desempenho acima da média entre os compactos.

Apesar dos engates imprecisos do câmbio manual, o carro oferecia bom equilíbrio entre esportividade e conforto.

Nas curvas, mostrava-se mais firme que a primeira geração, transmitindo maior segurança ao motorista.

Manutenção e custos de peças

O Fiat Palio 2015 é lembrado pela manutenção simples e custo acessível. Confira valores médios de peças:

  • Amortecedor traseiro (par): R$ 700 a R$ 900
  • Bomba de combustível: R$ 350 a R$ 500
  • Farol direito: R$ 290 a R$ 550
  • Kit de troca de óleo (5 litros 5W30 + filtro): R$ 260 a R$ 380
  • Para-choque traseiro: R$ 300 a R$ 620
  • Pastilhas de freio dianteiras (jogo): R$ 45 a R$ 80
  • Velas de ignição (jogo): R$ 80 a R$ 130

Problemas comuns relatados entre os carros usados

Entre as falhas mais registradas pelos proprietários, destacam-se:

Reservatório de água frágil, sujeito a rachaduras.

Infiltrações nos faróis.

Vazamentos de óleo lubrificante.

Falhas ocasionais na aceleração.

Além disso, o modelo passou por recalls envolvendo airbags, fechos de cinto de segurança, atuador de embreagem, alternador, bobina de ignição e caixa de marchas.

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Andriely Medeiros de Araújo

Ensino superior em andamento. Escreve sobre Petróleo, Gás, Energia e temas relacionados para o CPG — Click Petróleo e Gás.

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