Carro popular da Fiat vem ganhando destaque no mercado de usados. Conheça o Fiat Palio 1.0 Fire 2006, que entrega ótimos números e excelente autonomia!
O Fiat Palio 1.0 fire, um dos carros populares mais icônicos da marca italiana, marcou a terceira investida da Fiat no mercado de compactos no Brasil, sucedendo o pioneiro 147 e chegando mais de uma década após o lançamento do Uno. Lançado em 1996, o hatch foi projetado especialmente para os mercados da América Latina, Leste Europeu e África. Sua primeira geração, como é comum no mercado brasileiro, superou as expectativas, permanecendo em produção até 2018. Este modelo se tornou um verdadeiro clássico, consolidando a presença da Fiat no segmento de compactos e deixando um legado duradouro nas estradas brasileiras.
Um pouco da história do Fiat Palio no Brasil
Desenvolvido sobre a plataforma do Uno Europeu, o Fiat Palio foi o grande rival do Volkswagen Gol e tentou seguir a estratégia do carro popular concorrente. Trazia linhas arredondadas, que eram tendência nos anos 1990, passou por três remodelações e ganhou muitas versões e séries limitadas. Porém, apenas no fim de vida conseguiu desbancar o Gol. E, desta forma, com a ajuda das vendas da segunda geração.
Contudo, o carro popular da Fiat fez história. Trouxe três configurações de carroceria (picape Strada, station wagon weekend e sedan Siena) e sua arquitetura serviu ainda à minivan Idea e à multivan Doblo. Foram quase 3 milhões de unidades só desta primeira fase e várias opções entre carros usados.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Voltando ao Fiat Palio 1.0 Fire, que é sucessor do Palio Young, este foi anunciado em 2002, passando a ser o Palio mais em conta da Fiat no Brasil. O modelo nada mais era que um Young reestilizado, mas com o mesmo interior do antigo e acabamento mais simples que o Palio EX da época.
O que o Fiat Palio 1.0 Fire entrega?
Em dimensões o carro popular da Fiat entrega comprimento de 3.763 mm, largura de 1.620 mm, altura de 1.440 mm, e distância entre-eixos de 2.373 mm. O porta-malas é de 280 litros, e o peso do Fiat Palio 1.0 Fire 2006 é de 890 kg. O tanque é de 48 litros e o modelo pode transportar carga útil de 400 kg.
O motor é instalado na dianteira e pode entregar potência máxima de 66 cavalos movido a álcool e 65 a gasolina, ambos a 6 mil RPM, já o torque máximo é de 9,2 e 9,1 kgfm respectivamente a 2.500 RPM. Já em desempenho, o Fiat Palio 1.0 Fire 2006, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 15,6 segundos e velocidade máxima de 155 km/h.
Já em consumo, o carro popular alcança 7,5 km/l com álcool e 9,8 km/l na gasolina, em ambiente urbano, já no rodoviário, as medidas são 9,4 km/l e 17,2 km/l, respectivamente. A autonomia máxima do veículo é de 586 km na gasolina.
O que notar na hora de comprar um Fiat Palio 1.0 Fire?
O Palio sempre foi um contraponto ao Volkswagen Gol em termos de acerto de suspensão. Enquanto o rival da Volkswagen era conhecido por sua suspensão mais firme, o compacto da Fiat optava por uma calibragem mais suave, para não dizer excessivamente macia nos primeiros anos do projeto. Essa característica rendeu ao Palio a fama de “João Bobo”, mas também atraiu um público que valorizava um comportamento mais confortável ao rodar.
Se você está considerando a compra de um Fiat Palio de primeira geração, a primeira dica é evitar as versões equipadas com o câmbio Dualogic. A famigerada transmissão automatizada não só compromete o desempenho dos motores 1.6 e 1.8, como também é conhecida por suas respostas lentas e falta de suavidade nas trocas de marchas, o que pode ser uma fonte constante de frustração para o motorista.
Ao longo de seus 22 anos de produção, o Fiat Palio acumulou alguns defeitos comuns. Nos primeiros anos, problemas de acabamento, como falhas na pintura, eram frequentes, com relatos de partes descascando ou estufando. Além disso, o ar-condicionado, que demorava a gelar, foi outra queixa recorrente entre os proprietários.
É importante também ficar atento ao desgaste dos componentes de suspensão, principalmente se o carro tiver rodado muito em estradas esburacadas. Outro ponto a verificar é o sistema elétrico, que pode apresentar falhas em modelos mais antigos. Apesar desses pontos, o Palio continua sendo uma escolha popular no mercado de usados, especialmente para quem busca um carro confortável e acessível.