A Fiat prepara o lançamento de um novo carro popular com a promessa de ser um dos mais acessíveis da marca e de rivalizar diretamente com o Kwid em vendas.
Para os entusiastas de automóveis, a notícia é empolgante: a Fiat, renomada montadora italiana, está prestes a lançar um novo carro popular no Brasil. O objetivo é substituir o aclamado Mobi e competir diretamente com o Kwid, ambos líderes de vendas no mercado nacional nos últimos anos. Segundo informações da imprensa, a Fiat planeja produzir um veículo compacto e acessível, mirando nos consumidores que buscam opções econômicas para adquirir um carro zero quilômetro.
Novo carro da Fiat recebe o nome de projeto F1H
Vale destacar que o modelo mais em conta no país, é o Renault Kwid, que está sendo vendido no mercado por cerca de R$ 68.190. Entretanto, ainda é cedo para falar sobre preços deste novo carro popular da Fiat, outrossim, já se sabe que o modelo será produzido na fábrica de Betim, no estado de Minas Gerais, segundo o portal Terra.
Conhecido pelo codinome F1H, o modelo terá base em uma plataforma derivada da CMP – de Peugeot 208 e Citroën C3. A confirmação foi realizada por um executivo da Stellantis ao site Automotive Business.
-
Novo SUV brasileiro é mais potente que Toyota Corolla Cross, mais barato que um mini SUV, faz 705 km com um único tanque e promete fazer inveja ao Hyundai Kona e Kia Niro
-
Toyota Yaris Cross: novo mini SUV mais barato do Brasil, chega ao mercado em outubro fazendo 32 km/l, com nota máxima em segurança no ASEAN NCAP e surpreende consumidores
-
Nova Toyota Hilux 2027 surpreende com motor híbrido turbodiesel de 204 cv, câmbio de 8 marchas e pacote Adas completo: o que muda no visual, interior e tecnologia?
-
Novo Chevrolet Tracker 2026: central multimídia conectada, Wi-Fi nativo, motor 1.2 turbo com 141 cv e cinco anos de garantia resolvem as críticas do passado? Veja o que mudou no SUV
Segundo ele, haverá um novo ciclo de investimentos na fábrica de Betim. O valor do aporte ainda não foi revelado. Segundo a fonte, foi herdada essa plataforma para desenvolver o novo carro da Fiat, que será produzido em Minas Gerais.
Ainda de acordo com dados da mídia, a suspeita do codinome F1H do projeto segue o padrão usado pela Fiat no passado. Afinal, antes de ser batizado no Brasil, o Mobi era conhecido nos corredores da Fiat como projeto X1H.
Novo carro popular da Fiat pode chegar ao mercado em 2026
O novo carro popular pode aposentar o Argo e Mobi, visto que a dupla se aproxima ao fim do ciclo de vida de veículos. Apesar de não terem sido divulgados muitos dados sobre esse carro popular, muito menos sobre sua data oficial de lançamento, é possível que o modelo chegue às lojas da Fiat em cerca de dois anos.
Afinal, a Stellantis prometeu fazer 16 lançamentos até 2025 na América Latina. Assim como outros dados não divulgados, também não se sabe se o novo carro da Fiat será um SUV compacto, sedan ou hatch.
Dessa forma, caso não haja algo inédito, pode ser que a próxima aposta da marca atenda pelo nome de Novo Uno, só que com características inovadoras, como sistema híbrido leve. Seja como for, o design do novo modelo deve ser inspirado no carro-conceito Centoventi. Inclusive, o CEO global da montadora, Olivier François, já afirmou que a marca terá um produto inédito, feito com base no modelo.
Vendas do Fiat Mobi no Brasil
Atualmente na linha 2024, o Fiat Mobi já está com 7 anos de presença no mercado brasileiro. Até hoje, o subcompacto se mantém como carro popular 0 km mais barato do Brasil, sendo o único com preços partindo de menos de R$ 70 mil. Em 2022, o modelo completou 400 mil unidades produzidas em Betim, desde seu lançamento em 2016.
Comercializado em outros 12 países além do Brasil, o pequeno hatchback surgiu como opção menor ao Uno e chegou ao 5º lugar no ranking nacional de vendas, tendo fechado entre abril e março de 2022 em terceiro lugar. Na época em que foi lançado o modelo entregava as versões Easy, Easy On, Like, Like On, Way e Way On, as duas últimas com maior altura de rodagem.