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Ferrovia Salvador-Feira de Santana prevê viagem de 98 km em apenas 35 minutos, mas depende de aval urgente do governo federal

Publicado em 19/08/2025 às 19:15
Salvador-Feira em 35 minutos: ferrovia avança com aval da ANTT, mas depende de assinatura de contrato federal ainda indefinida
Salvador-Feira em 35 minutos: ferrovia avança com aval da ANTT, mas depende de assinatura de contrato federal ainda indefinida
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Ferrovia Salvador-Feira de Santana: trens vão ligar duas cidades em 35 minutos. Projeto ferroviário na Bahia aguarda aval do governo federal e promete reduzir o tempo de viagem entre Salvador e Feira de Santana.

O projeto da ferrovia Salvador-Feira de Santana, que prevê que trens vão ligar duas cidades em 35 minutos, avançou mais uma etapa. A proposta já recebeu sinal verde da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e agora depende da autorização do ministro dos Transportes, Renan Filho, para que o contrato seja assinado.

A iniciativa foi apresentada ao setor industrial da Bahia durante reunião na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador. O objetivo é transformar a logística regional, encurtando distâncias e aumentando a competitividade econômica do estado.

Como funcionará a ferrovia Salvador-Feira de Santana

De acordo com o projeto, o trecho terá 98 km de extensão, permitindo que os trens atinjam até 160 km/h no transporte de passageiros e 120 km/h no transporte de cargas. A operação será mista e interoperável, com horários e faixas específicas para cada modalidade.

O diretor comercial da TIC Bahia informou que a fase inicial prevê a aquisição de sete trens para a linha Salvador-Feira. A expectativa é transportar 25 milhões de passageiros ao longo dos primeiros anos de funcionamento.

Além da ligação direta, o sistema deve ser integrado a ônibus metropolitanos e interurbanos, oferecendo conexão física e tarifária que facilitará o deslocamento entre cidades.

Impacto econômico e logístico para a Bahia

A nova ferrovia tem potencial para reduzir custos logísticos, melhorar a mobilidade urbana e fortalecer a economia regional. O transporte de cargas em horários específicos permitirá escoar grãos, minérios e produtos industrializados de forma mais ágil e segura.

Segundo o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, o encontro representou o primeiro passo para viabilizar recursos e garantir que o projeto avance: “O projeto tem estruturação técnica e viabilidade econômica, agora precisamos superar os gargalos junto aos órgãos reguladores”, afirmou.

Histórico e inspiração internacional

A ideia de criar uma ligação ferroviária entre Salvador e Feira de Santana não é nova. Segundo o engenheiro Danilo Silva, da TIC Bahia, o projeto vem sendo maturado há oito anos e busca inspiração em modelos internacionais, como o da Rússia, onde o transporte ferroviário de média distância é consolidado.

O engenheiro destacou que a demanda por viagens rápidas, seguras e confiáveis motivou a retomada da proposta. Para ele, a obra é essencial para modernizar a infraestrutura baiana e alinhar o estado às tendências globais de transporte sustentável.

Conexão com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol)

O governo da Bahia também trabalha para destravar a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que ligará o interior do estado ao futuro porto de Ilhéus, conectando-se à Ferrovia Norte-Sul, em Tocantins. Essa integração pode transformar a Bahia em um hub logístico, ampliando o transporte ferroviário de cargas como minérios e grãos para todo o país.

Vale a pena investir nesse modal?

O sucesso da iniciativa dependerá de fatores como captação de recursos, apoio federal e participação do setor privado. Ainda não há cronograma oficial para o início das obras, mas especialistas apontam que o aproveitamento da infraestrutura planejada e a integração com rodovias e portos podem acelerar o processo.

Se confirmada, a ferrovia Salvador-Feira de Santana será um marco para a mobilidade e logística baiana, aproximando cidades estratégicas em apenas 35 minutos e abrindo espaço para um novo ciclo de desenvolvimento regional.

E você, acredita que trens vão ligar duas cidades em 35 minutos até a próxima década? Considera que esse projeto vai realmente sair do papel ou corre risco de virar mais uma promessa? Deixe sua opinião nos comentários — sua experiência pode enriquecer o debate.

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Maria Heloisa Barbosa Borges

Falo sobre construção, mineração, minas brasileiras, petróleo e grandes projetos ferroviários e de engenharia civil. Diariamente escrevo sobre curiosidades do mercado brasileiro.

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