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Ferrovia que ligará dois estados brasileiros entra na mira do governo e vai receber investimento pesado de MAIS de 3 BILHÕES

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 29/01/2025 às 10:04
Trens double stack transportam mais de 170 mil contêineires no Brasil, trazendo eficiência e sustentabilidade ao transporte ferroviário.
Trens double stack transportam mais de 170 mil contêineires no Brasil, trazendo eficiência e sustentabilidade ao transporte ferroviário.

Estrada de Ferro 118 (EF-118), conhecida como Vitória-Rio, receberá um investimento de R$ 3,28 bilhões do governo federal. O projeto visa conectar os portos do Espírito Santo e Rio de Janeiro à malha ferroviária nacional, utilizando um modelo de concessão inovador que promete transformar o transporte de cargas no país.

Em uma iniciativa que promete revolucionar a logística nacional, o governo federal prepara um investimento bilionário em uma nova ferrovia, visando integrar regiões estratégicas e impulsionar o desenvolvimento econômico.

Este projeto ambicioso, aguardado há décadas, finalmente ganha forma e promete transformar o cenário do transporte ferroviário no Brasil.

A Estrada de Ferro 118 (EF-118), também conhecida como Vitória-Rio ou Anel Ferroviário do Sudeste, está prestes a se tornar realidade.

Com um aporte de R$ 3,28 bilhões do governo federal, a ferrovia conectará os portos do Espírito Santo e do Rio de Janeiro à malha ferroviária nacional, fortalecendo a infraestrutura de transporte no Sudeste.

Segundo o governo federal, o leilão para concessão está previsto para o primeiro trimestre de 2026, com a assinatura do contrato no terceiro trimestre do mesmo ano.

Modelo de concessão inovador

O projeto da EF-118 apresenta um modelo de concessão inédito no setor ferroviário brasileiro.

O governo federal contribuirá com R$ 3,28 bilhões para a construção da ferrovia, sendo que a maior parte desses recursos será repassada nos primeiros quatro anos ao vencedor da licitação.

O critério de seleção será a maior redução do valor de auxílio pré-determinado pelo governo, ou seja, vencerá a empresa que oferecer o maior desconto sobre o aporte previsto.

Marcelo Fonseca, superintendente de Concessão de Infraestrutura da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), destaca que essa abordagem visa viabilizar o empreendimento e atrair investimentos privados, aumentando a taxa interna de retorno do projeto.

A concessão terá duração de 50 anos, garantindo estabilidade e segurança para os investidores.

Divisão do traçado da ferrovia

O traçado da EF-118 está dividido em três segmentos principais:

Trecho Norte/Ramal de Anchieta: Com aproximadamente 80 km, este trecho entre Santa Leopoldina e Anchieta será construído pela mineradora Vale como contrapartida pela prorrogação antecipada de suas ferrovias, integrando-se ao contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM).

Trecho Central: Novo percurso de cerca de 170 km ligando São João da Barra (RJ), passando pelo Porto do Açu, até Anchieta (ES).

Trecho Sul: Com aproximadamente 325 km, conectará São João da Barra a Nova Iguaçu (RJ) e poderá ser executado como investimento adicional, caso acionado pelo governo federal. Este trecho prevê a utilização de partes existentes da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

Impacto econômico e operacional

Estima-se que a implantação da EF-118 demandará investimentos de R$ 4,6 bilhões, além de R$ 4,4 bilhões em custos operacionais, como despesas com pessoal.

A previsão é que a ferrovia entre em operação em 2033, após oito anos de obras iniciadas em 2025.

Com uma extensão total de 475 km, a EF-118 atravessará 23 municípios nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, promovendo a integração regional e nacional.

As principais cargas a serem transportadas incluem ferro briquetado a quente (HBI), ferro-gusa, minério de ferro destinado à exportação e carvão coque, produtos de grande relevância para a economia brasileira.

Participação inédita da União

Leonardo Ribeiro, secretário Nacional de Transporte Ferroviário, ressalta que a participação direta da União no aporte de recursos é uma novidade no setor ferroviário.

Segundo ele, esse modelo garante transparência e segurança para os investidores, permitindo uma execução mais ágil do projeto.

“Estamos adotando um modelo que esperamos marcar o início de uma nova era para as ferrovias do país, integrando logística e ampliando a eficiência no transporte de cargas”, afirma Ribeiro.

Próximos passos

Após as audiências públicas realizadas em janeiro de 2025, a ANTT analisará as contribuições recebidas, com previsão de publicar o edital no quarto trimestre de 2025.

O leilão ocorrerá no primeiro trimestre de 2026, e a assinatura do contrato está prevista para o terceiro trimestre do mesmo ano.

Com a implementação da EF-118, o Brasil dá um passo significativo rumo à modernização de sua infraestrutura de transporte, promovendo a integração nacional e o desenvolvimento econômico sustentável.

Você acredita que a EF-118 será o marco de uma nova era para as ferrovias brasileiras, revolucionando o transporte de cargas no país? Deixe sua opinião nos comentários!

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Euri Morato
Euri Morato
29/01/2025 16:04

Infelizmente, a parceria público privada no Setor ferroviário e outras, com contratos de execuções dos Projetos sem datas bem definidas para términos das obras , com poucas fiscalizações por parte dos contratantes e sem exigências e datas rigidas nos Projetos de Concessões, tais fatos abrem lacunas e,significam que, na maioria desses Programas de expansões da malha ferroviária, estão fadados a fracassos ,por não conclusões do prometido. Por exemplos, a Ferrovia Norte Sul demorou 25 anos para a conclusão do seu trecho.principal.
Lembremos de épocas gloriosas no Brasil do governo do Pres.JK cujo governo sozinho sem parcerias ou Concessões, , nos longínquos idos da década dos anos 50,, edificou e inaugurou Brasila ,DF e construiu as principais estradas asfaltadas, ligando diversas capitais de Estados à Capital Federal,, em apenas 03 anos .

Pedro
Pedro
29/01/2025 17:57

Só o que falta é não ter em conjunto o transporte de passageiros.

Flavio
Flavio
29/01/2025 19:12

Governo não que termina transnordestina.governo do PT.nasceu em pernambuco.cidade de cadetes.governo péssimo.desemprego e fome fora lula

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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