Um estudo revela as peças de carros mais caras do Brasil em 2025. Descubra o valores impressionantes, conheça o ranking.
Comprar um carro é um investimento, mas o custo de manutenção e reparos pode ser uma surpresa desagradável. Para ajudar os consumidores a se prepararem, uma pesquisa detalhada revelou os valores mais altos de algumas peças de reposição no mercado brasileiro.
Os dados foram baseados no Qual Comprar 2025, um estudo abrangente que analisou mais de 180 modelos de carros de até R$ 600 mil, revelando o impacto financeiro de acidentes e manutenções em veículos de luxo.
Os resultados, que chocam por seus valores exorbitantes, servem como um alerta crucial de que o preço de um carro é apenas o começo.
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O estudo e os critérios da análise
A pesquisa teve como objetivo identificar os valores mais altos das seguintes peças: farol direito, retrovisor direito, para-choque dianteiro, lanterna traseira direita, filtros de ar-condicionado, do motor e de combustível e o jogo de quatro amortecedores.
A análise focou em componentes que podem ser danificados em pequenos acidentes ou que exigem substituição periódica, como os filtros, para destacar o real custo de propriedade de veículos de diferentes categorias.
O levantamento, que analisou modelos que variam de carros de entrada a SUVs de luxo, mostrou que, em muitos casos, o valor de uma única peça pode equivaler ao preço de um carro popular usado.
O ranking das peças mais caras do Brasil
Os resultados são surpreendentes, com marcas premium e de luxo dominando o topo da lista. Veja o ranking das peças com os preços mais elevados:
- Farol mais caro do Brasil: um dos itens mais caros e visivelmente frágeis de um veículo moderno. O farol do Audi Q5 foi o mais caro da pesquisa, com um valor impressionante de R$ 50.941. Esse preço elevado se justifica, em parte, pela tecnologia embarcada, como os sistemas de iluminação em LED e a matriz adaptativa.
- Retrovisor mais caro do Brasil: outra peça comum de ser danificada em batidas leves ou em manobras. O retrovisor do Lexus RX 500h F-Sport tem um custo de reposição de R$ 19.370.
- Para-choque mais caro do Brasil: em caso de colisão, esta é uma das primeiras peças a precisar de substituição. O para-choque do Range Rover Evoque custa R$ 17.900.
- Lanterna mais cara do Brasil: a traseira também pode ter custos assustadores. A lanterna traseira da picape Chevrolet Silverado foi a mais cara, com um preço de R$ 13.693.
A surpresa dos itens de manutenção e suspensão
Não são apenas os custos de colisão que preocupam. O estudo também revelou preços altíssimos para itens de manutenção e suspensão, que são trocados periodicamente e podem pesar no bolso do proprietário.
- Amortecedores mais caros do Brasil: o jogo de quatro amortecedores do Range Rover Evoque tem um preço assustador de R$ 39.530.
- Filtro de ar-condicionado mais caro do Brasil: o componente para o Mercedes-Benz GLC Coupé custa R$ 1.270, mostrando que mesmo as manutenções básicas em carros de luxo podem ter valores elevados.
- Filtro de ar do motor mais caro do Brasil: o item para o Volvo XC60 tem o preço de R$ 1.810.
- Filtro de combustível mais caro do Brasil: o componente para o Mitsubishi Eclipse Cross é o mais caro da lista, com um valor de R$ 2.500.
O estudo “Qual Comprar 2025” reforça a importância de considerar não apenas o preço de compra de um veículo, mas também os custos de manutenção e reposição de peças.
Para os carros de até R$ 600 mil, a diferença nos valores de reposição entre as marcas pode ser gigantesca.
Acha que o custo de manutenção e peças deveria ser um fator decisivo na sua escolha de um carro?