1. Início
  2. / Construção
  3. / Falta mão-de-obra para compor as vagas de emprego das obras de construção da maior fábrica de celulose do mundo da Suzano; alojamentos já estão sendo construídos para receber trabalhadores de outras regiões
Localização MS, MT Tempo de leitura 4 min de leitura

Falta mão-de-obra para compor as vagas de emprego das obras de construção da maior fábrica de celulose do mundo da Suzano; alojamentos já estão sendo construídos para receber trabalhadores de outras regiões

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 21/06/2021 às 10:47
fábrica de celulose - Suzano - vagas de emprego - MS - preço - mão de obra - construção
Imagem: TV CAMPO GRANDE

Nova fábrica da Suzano, no Mato Grosso do Sul, será a maior linha única de produção de celulose do mundo. 10 mil vagas de emprego serão geradas

Desde que o ex-governador André Puccinelli anunciou, em 8 de outubro de 2013, que a terceira fábrica de papel e celulose da Suzano, uma das maiores fabricantes de celulose do mundo, seria construída em Ribas do Rio Pardo – MS no ano de 2014, muita água passou por baixo da ponte. Mas agora, esse sonho está se tornando realidade e já está faltando mão-de-obra para compor as 10 mil vagas de emprego previstas para as obras de construção do empreendimento.

Leia também

As obras da maior fábrica de celulose do mundo da Suzano, que vão ter investimento de quase 15 bilhões, mal começaram em Ribas do Rio Pardo e já há falta de mão-de-obra. A economia da cidade vive uma pequena revolução e está sendo construído um alojamento para receber 800 trabalhadores de outros municípios.

Veja abaixo a reportagem da TV CAMPO GRANDE, que esteve em Ribas do Rio Pardo fazendo entrevistas que foram ao ar na emissora.

https://youtu.be/im5TWP4Q3oA

A nova fábrica da Suzano no estado do Mato Grosso do Sul

A nova unidade da Suzano, batizada de “Projeto Cerrado” em referência à sua localização geográfica no Mato Grosso do Sul, irá ampliar em aproximadamente 20% a atual capacidade de produção de celulose da empresa. Além disso, a fábrica em Ribas do Rio Pardo será a fábrica mais competitiva da companhia.

Walter Schalka, CEO da Suzano, diz que esta nova fábrica irá representar um importante avanço na estratégia a longo prazo da empresa. Ele ainda ressalta que a nova unidade no estado do Mato Grosso do Sul também trará uma relevante contribuição na geração de renda e de empregos para a região, como também na capacidade de captura de carbono, advinda da expansão da base florestal.

A efetivação do projeto, que terá capacidade para produzir 2,3 milhões de toneladas de celulose de eucalipto anualmente, resultará na maior fábrica de celulose da Suzano em linha única do mundo, mas ainda depende de condições precedentes, como o atendimento aos parâmetros estabelecidos na Política Financeira da Suzano e as negociações com fornecedores. O Projeto Cerrado terá como principal fonte de recursos a geração de caixa da empresa, podendo ser complementado com financiamentos desde que as condições sejam atrativas em termos de custo e prazo.

Geração de empregos e renda com a nova fábrica no Mato Grosso do Sul

Durante a construção da nova fábrica de celulose da Suzano, em Ribas do Rio Pardo, cerca de 10 mil empregos diretos deverão ser gerados no pico da obra, além de milhares de empregos indiretos em toda a região do Mato Grosso do Sul. Quando concluída, a nova fábrica poderá gerar 3 mil empregos diretos entre colaboradores próprios e terceiros.

Reinaldo Azambuja, o governador do Mato Grosso do Sul, diz que o governo preparou o Mato Grosso do Sul para diversificar sua economia e se transformar em um novo celeiro de oportunidades de negócios e investimentos. O governador diz que tem investido em infraestrutura e, com isso, garantido competitividade às commodities. Além do programa de incentivos fiscais do estado, o governo estadual tem gerado milhares de empregos e atraído mais indústrias, mantendo o ritmo do crescimento econômico uniforme em todo o Estado.

Segundo Azambuja, o anúncio da Suzano sobre a construção da fábrica em Ribas do Rio Pardo demonstra que a empresa está no caminho certo, transformando o Mato Grosso do Sul em um estado de oportunidades para todos, com sustentabilidade e qualidade de vida para a população.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos