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Falta de treinamento em plataformas de exploração de petróleo pode levar a morte de trabalhadores, como aconteceu no Golfo do México

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 15/03/2023 às 13:07
Atualizado em 16/03/2023 às 20:11
Treinamento - petróleo - plataforma
Foto: Reprodução pixabay.com

De acordo com um alerta publicado pela BSSE, a falta de treinamento em plataformas de exploração de petróleo e gás levou a morte de um tripulante no Golfo do México

Um alerta de segurança foi publicado na semana passada pela BSEE, explicando sobre o arremesso no ar de um tripulante, depois de ser atingido por uma chave de torque hidráulica, atingindo uma braçadeira de elevação a aproximadamente dois metros acima do convés de trabalho elevado antes de cair no piso da plataforma, em uma unidade de exploração localizada no Golfo do México, em 2020.

Segundo o site offshore-energy, o fato ocorreu em 23 de agosto de 2020, durante o destravamento do pacote do riser marítimo inferior do preventor de explosão em preparação para a realocação do navio plataforma de petróleo e gás. O tripulante recebeu os primeiros socorros e foi transportado para o hospital do navio de perfuração Pacific Khamsin, onde mais tarde foi declarado morto.

Reprodução: www.offshore-energy.biz

No momento do incidente, o navio-sonda Pacific Khamsin era propriedade da Pacific Drilling. No entanto, após a fusão da Pacific com a Noble Corporation em março de 2021, o navio de perfuração agora é propriedade da Noble.

A falta de treinamento nas plataformas de exploração de petróleo e gás

De acordo com a BSEE, a investigação do incidente apurou que a equipe da plataforma de petróleo e gás estava utilizando uma chave de torque hidráulica para extrair os parafusos de um flange da junta telescópica do riser (TJ).

Durante a operação, o soquete HTW T ficou preso entre a cabeça do parafuso e a borda cônica do TJ. Depois de não conseguir desalojar manualmente o HTW usando esforço físico, a equipe da plataforma utilizou uma chave hidráulica para fornecer força para cima e tensão aplicada para liberar a ferramenta.

Depois de aplicar a força para cima, a chave de torque se soltou sob tensão e disparou para cima, atingindo o tripulante, caracterizando que a equipe do navio plataforma não possuía treinamento necessário para situações de emergência.

O regulador dos EUA alega que os fatores que contribuíram para este incidente incluem a falta de reconhecimento do potencial HTW preso na borda chanfrada do TJ, a falta de compreensão abrangente das avaliações de risco da tarefa associadas à tração do riser, a falha em comunicar efetivamente todos os aprendizados de puxadas anteriores do riser, falta de treinamento formalizado para a utilização do HTW e HUW e projetos adversos do HTW e do HUW.

Reprodução: www.offshore-energy.biz

O que fazer em situações de emergência nas plataformas de petróleo e gás?

Tendo isso em mente, a BSEE recomenda que:

  • Os operadores de plataformas de petróleo e gás e contratados garantam que a Análise de Segurança do Trabalho capture as limitações do HTW quando em uso;
  • Verificar se todos os funcionários entendem a Análise de Segurança do Trabalho e foram formalmente treinados para operar o HTW e o HUW;
  • Enfatizar o início da Autoridade de Interrupção do Trabalho se for observado um perigo iminente; e expandir as responsabilidades do Drill Floor Observer para monitorar todos os aspectos dos trabalhos que ocorrem no piso da plataforma;

Além disso, o regulador dos EUA explica que os operadores e empreiteiros de plataformas de petróleo e gás devem considerar a utilização de um HTW com um design compatível que corresponda à borda chanfrada do TJ; explorar opções para empregar um indicador de carga ou um mecanismo de design semelhante no pacote HUW; e garantir revisões pré-trabalho e promover o compartilhamento de feedback de experiências anteriores.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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