De acordo com um alerta publicado pela BSSE, a falta de treinamento em plataformas de exploração de petróleo e gás levou a morte de um tripulante no Golfo do México
Um alerta de segurança foi publicado na semana passada pela BSEE, explicando sobre o arremesso no ar de um tripulante, depois de ser atingido por uma chave de torque hidráulica, atingindo uma braçadeira de elevação a aproximadamente dois metros acima do convés de trabalho elevado antes de cair no piso da plataforma, em uma unidade de exploração localizada no Golfo do México, em 2020.
Segundo o site offshore-energy, o fato ocorreu em 23 de agosto de 2020, durante o destravamento do pacote do riser marítimo inferior do preventor de explosão em preparação para a realocação do navio plataforma de petróleo e gás. O tripulante recebeu os primeiros socorros e foi transportado para o hospital do navio de perfuração Pacific Khamsin, onde mais tarde foi declarado morto.
No momento do incidente, o navio-sonda Pacific Khamsin era propriedade da Pacific Drilling. No entanto, após a fusão da Pacific com a Noble Corporation em março de 2021, o navio de perfuração agora é propriedade da Noble.
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A falta de treinamento nas plataformas de exploração de petróleo e gás
De acordo com a BSEE, a investigação do incidente apurou que a equipe da plataforma de petróleo e gás estava utilizando uma chave de torque hidráulica para extrair os parafusos de um flange da junta telescópica do riser (TJ).
Durante a operação, o soquete HTW T ficou preso entre a cabeça do parafuso e a borda cônica do TJ. Depois de não conseguir desalojar manualmente o HTW usando esforço físico, a equipe da plataforma utilizou uma chave hidráulica para fornecer força para cima e tensão aplicada para liberar a ferramenta.
Depois de aplicar a força para cima, a chave de torque se soltou sob tensão e disparou para cima, atingindo o tripulante, caracterizando que a equipe do navio plataforma não possuía treinamento necessário para situações de emergência.
O regulador dos EUA alega que os fatores que contribuíram para este incidente incluem a falta de reconhecimento do potencial HTW preso na borda chanfrada do TJ, a falta de compreensão abrangente das avaliações de risco da tarefa associadas à tração do riser, a falha em comunicar efetivamente todos os aprendizados de puxadas anteriores do riser, falta de treinamento formalizado para a utilização do HTW e HUW e projetos adversos do HTW e do HUW.
O que fazer em situações de emergência nas plataformas de petróleo e gás?
Tendo isso em mente, a BSEE recomenda que:
- Os operadores de plataformas de petróleo e gás e contratados garantam que a Análise de Segurança do Trabalho capture as limitações do HTW quando em uso;
- Verificar se todos os funcionários entendem a Análise de Segurança do Trabalho e foram formalmente treinados para operar o HTW e o HUW;
- Enfatizar o início da Autoridade de Interrupção do Trabalho se for observado um perigo iminente; e expandir as responsabilidades do Drill Floor Observer para monitorar todos os aspectos dos trabalhos que ocorrem no piso da plataforma;
Além disso, o regulador dos EUA explica que os operadores e empreiteiros de plataformas de petróleo e gás devem considerar a utilização de um HTW com um design compatível que corresponda à borda chanfrada do TJ; explorar opções para empregar um indicador de carga ou um mecanismo de design semelhante no pacote HUW; e garantir revisões pré-trabalho e promover o compartilhamento de feedback de experiências anteriores.