Causando muita desconfiança aos candidatos ao enviar boletos de cursos para eles pagarem, resolvemos investigar as supostas vagas.
A pouco tempo atrás o Click Petróleo e Gás e outras mídias de grande veiculação publicaram supostas vagas de empregos no ramo de óleo e gás, os recrutadores se intitulavam representantes da Energy Petroleum. Era uma publicação no Linkedin anunciando as convocações para profissionais de vários segmentos e formações profissionais.
Eles alegavam que as pessoas tinham que pagar um curso específico para atuar na empresa e eles respondiam já mandando uma ordem de pagamento em forma de boleto por uma “suposta escola de qualificação deste cursos”.
-
6 carros 1.6 usados mais baratos de consertar, com melhor reparabilidade, peças acessíveis e boa reputação em oficinas
-
4 carros de luxo usados que oferecem motor potente, interior confortável, design clássico e custam até R$ 45 mil — embora a manutenção seja mais cara
-
Sem licitação, Brasil fecha acordos de cerca de R$ 3,17 bilhões com empresa francesa para ‘destravar’ o submarino nuclear Álvaro Alberto
-
Carbono-14: O relógio natural que revela a história da vida
Como a publicação foi em uma rede social profissional e o “estelionatário” conseguiu nomear o seu perfil com o nome da empresa, muitos caíram no golpe mas felizmente ele foi descoberto e alguns já haviam caído no golpe, vejam como.
- E-mail com cujo o nome não é de domínio próprio – apesar de ser uma prática comum entre recrutadores usarem outlook, gmail, hotmail e outros servidores gratuitos para não comprometerem os servidores da empresa, os estelionatários usaram o pretexto que devido a eles terem acabado de chegar ao Brasil, ainda não tinham um e-mail oficial.
- Não foi encontrado CNPJ – toda empresa que eventualmente for se instalar no país, é emitido um CNPJ de operação, indagada da mesma forma, ela disse que ainda não tinha resolvido estas questões burocráticas.
- Ela tentou usar nomes de recrutadores renomados no Mercado de óleo e gás brasileiro para tentar ganhar confiança dos candidatos – Por incrível que pareça, ela disse que CEPEM( CENTRO DE PSICOLOGIA EMPRESARIAL) estava em negociações com ela para ajudar no recrutamento.
A Descoberta do Golpe
Apesar de termos publicado essas vagas( AO QUAL NOS ARREPENDEMOS MUITO), acionamos a CEPEM para verificar a veracidade das informações. Ela ligou para a sede oficial da Energy Petroleum no Estados Unidos e os mesmos disseram que não há operações em andamento no Brasil. Indagada, novamente publicamente por nós e outras pessoas pós-golpe descoberto, os estelionatários apagaram o perfil e removeram todas as publicações.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.