Falsos recrutadores da Energy Petroleum foram desmascarados em golpe do emprego!

 

Causando muita desconfiança aos candidatos ao enviar boletos de cursos para eles pagarem, resolvemos investigar as supostas vagas.

A pouco tempo atrás o Click Petróleo e Gás e outras mídias de grande veiculação publicaram supostas vagas de empregos no ramo de óleo e gás, os recrutadores se intitulavam representantes da Energy Petroleum. Era uma publicação no Linkedin anunciando as convocações para profissionais de vários segmentos e formações profissionais.

Eles alegavam que as pessoas tinham que pagar um curso específico para atuar na empresa e eles respondiam já mandando uma ordem de pagamento em forma de boleto por uma “suposta escola de qualificação deste cursos”.

Como a publicação foi em uma rede social profissional e o “estelionatário” conseguiu nomear o seu perfil com o nome da empresa, muitos caíram no golpe mas felizmente ele foi descoberto e alguns já haviam caído no golpe, vejam como.

  1. E-mail com cujo o nome não é de domínio próprio – apesar de ser uma prática comum entre recrutadores usarem outlook, gmail, hotmail e outros servidores gratuitos para não comprometerem os servidores da empresa, os estelionatários usaram o pretexto que devido a eles terem acabado de chegar ao Brasil, ainda não tinham um e-mail oficial.
  2. Não foi encontrado CNPJ – toda empresa que eventualmente for se instalar no país, é emitido um CNPJ de operação, indagada da mesma forma, ela disse que ainda não tinha resolvido estas questões burocráticas.
  3. Ela tentou usar nomes de recrutadores renomados no Mercado de óleo e gás brasileiro para tentar ganhar confiança dos candidatos – Por incrível que pareça, ela disse que CEPEM( CENTRO DE PSICOLOGIA EMPRESARIAL) estava em negociações com ela para ajudar no recrutamento.

A Descoberta do Golpe

Apesar de termos publicado essas vagas( AO QUAL NOS ARREPENDEMOS MUITO), acionamos a CEPEM para verificar a veracidade das informações. Ela ligou para a sede oficial da Energy Petroleum no Estados Unidos e os mesmos disseram que não há operações em andamento no Brasil. Indagada, novamente publicamente por nós e outras pessoas pós-golpe descoberto, os estelionatários apagaram o perfil e removeram todas as publicações.

The following two tabs change content below.
Paulo Nogueira
Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, já atuei em empresas do ramo de energia, óleo e gás como técnico de operações, Pressure Downrole Gauge Operator e em plataformas de completação do Brasil e exterior