1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Fachada com painéis solares embutidos gera 50 vezes mais energia do que os painéis solares convencionais
Tempo de leitura 3 min de leitura

Fachada com painéis solares embutidos gera 50 vezes mais energia do que os painéis solares convencionais

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 17/08/2022 às 09:44
O primeiro edifício da Austrália com fachada solar integrada
Primeiro prédio equipado com painéis solares e vidro – Kennon/Instagram

Um edifício em construção na Austrália será o primeiro a ser equipado com uma ‘fachada de painéis solares’.

Com o mundo procurando meios de atender suas demandas de energia sem emitir dióxido de carbono, energias renováveis como a solar estão ganhando força mais do que nunca. As taxas de adoção de energia solar estão aumentando, e as empresas também estão criando maneiras inovadoras de incorporar a tecnologia em nossas vidas. Por exemplo, o telhado solar da Tesla fornece uma aparência limpa para sua casa, sem ter que se preocupar em instalar painéis solares de tamanho padrão. Mas por que se limitar ao telhado, quando os painéis solares podem fazer parte de toda fachada do seu prédio? É isso que o estúdio de design australiano Kennon planeja fazer.

A fachada de painéis solares

O fundador do estúdio, Pete Kennon, pesquisando produtos de envidraçamento usados na Europa, percebeu que as células fotovoltaicas embutidas no vidro dariam uma boa fachada no edifício, ao mesmo tempo em que atenderiam às suas necessidades de energia.

Depois que o desenvolvedor ficou ansioso para estabelecer um precedente na área, o projeto de uma ‘fachada solar’ começou, e Kennon teve que colaborar com fabricantes de painéis de vidro na Alemanha, já que ninguém fabricava o produto na Austrália. Executivos da empresa fabricante de painéis, Avancis, voaram para a Austrália para ajudar os designers a maximizarem a geração de energia do projeto, tomando a decisão de colocar os painéis na fachada norte.

Indo aonde nenhum edifício australiano foi antes

Havia um grande problema, no entanto. Os painéis solares de vidro que Kennon planejava usar não tinham as aprovações necessárias do conselho de apelação de construção do país. Então, o estúdio fez uma parceria com uma empresa local de segurança contra incêndio, para testar esses painéis.

Uma réplica da fachada foi construída e incendiada, para estudar como os painéis responderiam a tal evento. Os dados foram cuidadosamente registrados e encaminhados às autoridades competentes para obter as aprovações necessárias para a construção desses painéis.

O resultado de todo esse trabalho e persistência será o 550 Spencer, um edifício de oito andares com fachada composta por 1.182 painéis solares, com aparência e espessura de vidros comuns, mas que funcionam como painéis solares.

Fachada de painéis solares evitará que 78,4 toneladas de dióxido de carbono sejam liberadas na atmosfera todos os anos

Em seu pico, espera-se que o sistema gere 142 kWp (pico de quilowatts), a energia que pode produzir em um dia ensolarado. Isso é muito maior do que os sistemas de painéis solares de telhado padrão de 3-6 kWp gerados em uma casa comum.

A enorme quantidade de energia que o edifício irá gerar não só será muito maior do que a energia que irá consumir, mas também evitará que 78,4 toneladas de dióxido de carbono sejam liberadas na atmosfera todos os anos.

Além disso, o espaço do telhado que os painéis solares ocupariam agora pode ser usado para montar um jardim para as pessoas que usarão esse espaço. A previsão é que o prédio seja concluído em 2024.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos