1. Início
  2. / Cursos
  3. / Faça um curso de filosofia sem pagar nada! MEC liberou inscrições para curso gratuito de Mestrado com certificado garantido; interessados de todo o Brasil podem participar, não há limite de idade
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Faça um curso de filosofia sem pagar nada! MEC liberou inscrições para curso gratuito de Mestrado com certificado garantido; interessados de todo o Brasil podem participar, não há limite de idade

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 08/09/2025 às 18:39
Faça um curso de filosofia sem pagar nada! MEC liberou inscrições para curso gratuito de Mestrado com certificado garantido; interessados de todo o Brasil podem participar, não há limite de idade
Quer conquistar o título de mestre com certificado do MEC? Novo edital oferece mestrado em filosofia gratuito com 300 vagas disponíveis.
  • Reação
Uma pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo

Quer conquistar o título de mestre com certificado do MEC? Novo edital oferece mestrado em filosofia gratuito com 300 vagas disponíveis.

edital 002/2025 – PROF-FILO acaba de ser publicado e trouxe uma oportunidade rara para professores da Educação Básica que sonham em avançar na carreira acadêmica. Trata-se de um curso gratuito de mestrado em Filosofia, reconhecido pelo MEC, que oferecerá 300 vagas distribuídas em 25 instituições de ensino superior em todo o Brasil. A seleção é para a turma 2026-2028 e promete atrair candidatos de todas as regiões.

Um curso gratuito de mestrado profissional de alto nível certificado pelo MEC – Ministério da Educação

PROF-FILO é um mestrado profissional presencial, com duração de 24 meses. Seu foco está no ensino de filosofia, unindo teoria e prática para aprimorar a atuação docente na Educação Básica.

O programa envolve aulas, fóruns, seminários e avaliações, sempre voltados à aplicação prática do conhecimento filosófico em sala de aula.

Segundo o coordenador geral, professor Eduardo Salles de Oliveira Barra, o curso busca aproximar a pesquisa acadêmica das necessidades reais dos professores: “O desafio é transformar os problemas enfrentados na docência em projetos de pesquisa capazes de gerar soluções educativas inovadoras”profilo.

Onde estão as vagas

Ao todo, são 300 vagas abertas, e cada candidato deve escolher um núcleo de atuação. Estão contempladas universidades e institutos federais de norte a sul do país. Alguns exemplos:

  • Universidade de Brasília (UnB) – 10 vagas
  • Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – 14 vagas
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – 16 vagas
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – 15 vagas
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – 10 vagas
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – 11 vagas

A lista completa inclui 25 instituições, garantindo a abrangência nacional do curso.

Como funciona a seleção do MEC

O processo seletivo terá duas etapas eliminatórias: avaliação do projeto de pesquisa e arguição on-line do projeto. Só avançam os candidatos que obtiverem nota mínima de 7 em cada fase.

A prioridade é para professores da rede pública, mas até 30% das vagas podem ser ocupadas por docentes de escolas privadas, caso sobrem lugares.

Também há previsão de ações afirmativas, que variam de acordo com cada núcleo local, incluindo cotas para negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

O que é preciso para se inscrever

Para participar, o candidato deve ter licenciatura em qualquer área e estar em exercício como professor de Filosofia.

Caso ministre outra disciplina, é obrigatório possuir licenciatura em Filosofia. Além disso, é preciso comprovar vínculo docente em escola de Educação Básica, anexar documentos pessoais, diploma de graduação reconhecido pelo MEC, declaração de exercício da docência e um projeto de pesquisa.

Também é necessário acesso à internet e computador, já que parte das etapas ocorre de forma on-line.

Cronograma oficial

  • Lançamento do edital: 01/09/2025
  • Período de inscrições: 01/09 a 20/10/2025
  • Homologação das inscrições: até 27/10/2025
  • Primeira etapa (avaliação dos projetos): 03/11 a 14/11/2025
  • Segunda etapa (arguições on-line): 24/11 a 05/12/2025
  • Resultado final: 16/12/2025
  • Matrículas e início das aulas: a partir de 03/02/2026

Inscrições já estão abertas

Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site oficial: sigproffilo.c3sl.ufpr.br/selecao.php. O prazo vai até 20 de outubro de 2025. A taxa é de R$ 80, mas não há mensalidade, trata-se de um curso gratuito, com diploma válido em todo o território nacional, expedido pelas universidades participantes e reconhecido pelo MEC.

Se você é professor de Filosofia e deseja se qualificar com um mestrado gratuito, esta é uma oportunidade única para fortalecer sua trajetória acadêmica e profissional.

Gostou da novidade? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe essa informação com colegas que também possam se interessar pelo curso.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fonte
Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas militar, segurança, indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato com flaviacamil@gmail.com para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não enviar currículo.

Compartilhar em aplicativos
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x