Os novos ônibus que começarão a ser distribuídos no mercado vão contar com novas tecnologias, mais conforto, menos emissão de poluentes, conforme as normas do Conama, e também trarão mais segurança aos passageiros
Novas tecnologias que antes já estavam disponíveis no mercado de automóveis, agora chegam aos ônibus. A nova geração de veículos rodoviários e urbanos, que começará a ser comercializada neste semestre, terá recursos que oferecerão mais segurança e conforto aos passageiros, além de os veículos serem menos poluentes e mais econômicos, conforme as novas normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para veículos movidos a diesel, que entrará em vigor em janeiro de 2023.
As novas tecnologias que estarão presentes no mercado de veículos foram apresentadas na Lat.Bus, uma feira que terminou na quinta-feira, em São Paulo, e mostrou também diversos lançamentos de ônibus elétricos para utilização urbana. Apenas na capital paulista o planejamento é ter 1,5 mil unidades de ônibus com tecnologias até 2023.
Um segmento das novidades do mercado de tecnologia será restrito aos ônibus rodoviários, visto que os ônibus urbanos são distribuídos nas prefeituras através de licitações, ou seja, novas tecnologias poderiam resultar em custos maiores, que teriam de ser repassados às tarifas cobradas dos passageiros, cujos preços são controlados.
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Novas tecnologias nos ônibus da Mercedes-Benz
Os novos ônibus da Mercedes-Benz, líder em vendas no mercado brasileiro, vão ter sistema de frenagem de emergência ao detectar objetos e pedestres em movimento, contarão com um detector inteligente de farol alto (que diminui a luminosidade ao cruzar com veículos no sentido contrário), freio de estacionamento com comando eletrônico, assistente de ponto cego e também sistema de anticapotamento.
“São itens que vão salvar mais vidas”, segundo declara Valter Babosa, diretor de vendas e marketing da Mercedes-Benz no Brasil. Também, para Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing da empresa, explicita a diminuição de 50% de emissões de poluentes, de acordo com as novas normas do Conama, – 15 ônibus Euro 6 são equivalentes às emissões de um Euro 3, compara o diretor.
Tecnologias oferecidas ao mercado com novos ônibus da Scania
Os novos modelos de ônibus da Scania, assim como os da Mercedes-Benz, vão possuir um sistema de controle de velocidade, podendo reduzir a velocidade automaticamente, via dados de GPS, quando o veículo se encontra em áreas de restrição, como hospitais. Com essa nova tecnologia no mercado, o consumo de diesel vai cair 8%, para os ônibus rodoviários, e 10%, para os ônibus urbanos, em relação à geração de veículos atuais, a Euro 5.
A marca ainda irá oferecer ao mercado alguns ônibus de motores a biodiesel e HVO, óleo vegetal hidrotratado conhecido como diesel verde, conforme as novas regras do Conama. Também, a montadora já dispõe de modelos de ônibus a gás e biometano.
Tecnologias adotadas pela Volkswagen
Já a montadora de veículos Volkswagen Caminhões e Ônibus, por sua vez, irá oferecer ao mercado modelos de ônibus com câmbio automático, assistente de partida em rampa e bloqueio de partida enquanto as portas estiverem abertas.
O diretor de engenharia da Marcopolo, Luciano Resne, destaca ainda a transferência de tecnologias dos carros para os ônibus, como o aviso sonoro para uso do cinto de segurança. Nas poltronas dos veículos, a Volkswagen já utiliza o modelo G8, que é constituído por espumas de travesseiros da Nasa. Também, o diretor afirma que os novos ônibus seguirão as novas regras estabelecidas pelo conama.
Algumas tecnologias adotadas em razão da pandemia, também passaram a ser de série, como a luz ultravioleta que é ligada quando o passageiro sai do banheiro para higienização contra bactérias.
De acordo com o presidente da Volvo Buses América Latina, Fabiano Todeschini, as mudanças nos chassis da marca permitem uma economia de 9% em combustível se comparado com os antecessores. Os ônibus também vão contar com mais conforto. “O passageiro não sente a mudança de marcha”, diz ele, sobre o fim dos trancos.