Mesmo com a sua fábrica de Jacareí, em São Paulo, fechada recentemente, a Caoa Chery pretende utilizá-la para trazer mais carros elétricos ao Brasil
A fabricante de carros Caoa Chery ainda tem planos para sua fábrica de Jacareí, no Vale do Paraíba, interior do estado de São Paulo. Mesmo fechada recentemente, a planta de São Paulo, que tinha como carros produzidos o Tiggo 3X Pro e o Arrizo 6 Pro, deve abrigar mais modelos de carros elétricos da montadora sino-brasileira no futuro.
Essa informação foi dada pelo executivo principal da Caoa Chery, Mauro Correia, aos colegas do Automotive Business. Ele comenta que a fábrica de Jacareí, em São Paulo, foi modernizada em 2018 para receber os kits de produção de carros elétricos, mas, algumas mudanças vão precisar ser feitas para expandir a linha de produção da empresa.
Também, a montadora acabou de lançar uma linha completa de carros elétricos no Brasil, sendo que uma parte deles vão ser produzidos na fábrica de Anápolis, Goiás, uma vez que a fábrica de Jacareí, em São Paulo, foi fechada recentemente. Apenas um dos carros será importado, o Caoa Chery iCar, o veículo elétrico mais barato do Brasil hoje em dia e principal rival de modelos como o Renault Kwid E-Tech e JAC E-JS1.
- Mitsubishi Triton 2025 chega para virar o jogo e deixar Fiat Titano e Nissan Frontier para trás no mercado brasileiro!
- Com investimento COLOSSAL de R$ 9,5 BILHÕES, Stellantis adquire 20% da Leapmotor e agora pode produzir, vender e exportar os carros elétricos para a Europa e EUA!
- Volkswagen Taos 2025 chegou para roubar a cena: design elétrico, tecnologia incrível e a missão de desbancar Compass e Tiggo 7 no Brasil
- Stellantis revoluciona mercados com NOVA plataforma STLA Frame: Motorização a combustão e tecnologia de ponta em SUVs e picapes
O executivo, porém, não deu prazos para quando a Caoa Chery irá expandir sua linha de carros no Brasil e na cidade de Jacareí, no estado de São Paulo. O mais certo é que, antes de voltar a fabricar carros em Jacareí, a montadora chinesa, separadamente da Caoa, inicie a venda dos modelos da Exeed, sua marca de veículos de luxo por aqui.
Modelos de carros elétricos da Caoa Chery no Brasil e seus preços
iCar / R$ 139.990
Tiggo 5X Pro Hybrid / R$ 169.990
Tiggo 7 Pro Hybrid / R$ 199.990
Arizzo 6 Pro Hybrid / R$ 159.990
Tiggo 8 Plug-in Hybrid / R$ 269.990
Destes carros, o Arrizo 6 Pro era produzido pela fábrica de Jacareí, em São Paulo.
Empresas de petróleo cogitam cobrar recarga de carros elétricos em postos de combustíveis
Empresas estão começando a focar em oportunidades para gerarem lucros com recarga de carros elétricos em postos de combustíveis. O intuito é disponibilizar recarga ultra rápida ou rápida para aqueles que possuem carros elétricos.
De modo geral, é possível realizar a recarga de carros elétricos em cerca de 20 minutos. Entre as diversas empresas, está a Shell, que planeja instalar 35 eletropostos em postos de combustíveis no Brasil até o final do próximo ano. Já outra grande marca do setor, a Petrobras, planeja construir pelo menos 70 pontos de recarga de carros elétricos até o fim do próximo ano.
No caso da Petrobras, a novidade chegou em julho deste ano. A Vibra, empresa licenciada da marca, inaugurou o primeiro eletroposto. No local, há três pontos de recarga e de acordo com a empresa, os plugues contam com padrões CCS-2, CHAdeMO, uma abreviação de CHArge de MOve, equivalente a Movimento de Carga, e também conector Tipo 2. Já a potência máxima de saída do posto de recarga de carros elétricos é de 150 kW em corrente contínua ou 45 kW em corrente alternada.
O ponto de recarga foi construído no posto Petrobras Arco-Íris, que está situado na cidade de Roseira, em São Paulo, na Via Dutra. Desta forma, os proprietários de carros elétricos terão essa facilidade para chegar ao Rio de Janeiro por meio dos pontos de recarga nos postos de combustíveis.
A princípio, os clientes podem realizar a recarga de seu veículo de forma totalmente gratuita. Já aqueles que forem cadastrados no programa Premmia ainda acumulam dez vezes mais pontos.