1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Fábrica da BMW em Araquari, em Santa Catarina, conta com diversos projetos focados na sustentabilidade
Localização SC Tempo de leitura 4 min de leitura

Fábrica da BMW em Araquari, em Santa Catarina, conta com diversos projetos focados na sustentabilidade

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 04/10/2021 às 14:44
Fábrica – BMW – Santa Catarina
fábrica do BMW Group em Araquari/ Fonte: Motor1

A BMW já utiliza na fábrica localizada em Santa Catarina, uma usina de energia solar fotovoltaica, que tem uma geração renovável de 788MWh

A fábrica do Grupo BMW em Araquari, localizada no estado de Santa Catarina, chega aos seus primeiros 7 anos não só focada em produzir veículos premium, mas também, com metas de sustentabilidade ainda mais ousadas e ações prática. Dentre as ações de sustentabilidade da BMW na fábrica em Santa Catarina está a ampliação do volume de placas fotovoltaicas no teto do prédio da montagem, de 562 para 1 mil 372, com a adição de 810 em 2020. Leia ainda esta notícia: BMW desenvolve sistema de recarga para carros elétricos alimentado por energia solar

A fábrica da BMW é exemplo de sustentabilidade

Otávio Rodacoswiski diretor da fábrica em Araquari, em Santa Catarina, disse que um dos seus desafios como novo diretor da fábrica é que a planta siga sendo exemplo de ações de sustentabilidade para o BMW Group em todo o mundo. “Tenho certeza que nosso time assume esse desafio e se inspira em seus resultados para seguir se destacando cada vez mais nessa responsabilidade social”, ressalta o executivo.

Além dos projetos novos, a fábrica da BMW segue na meta de reduzir, anualmente, números de utilização de recursos naturais. Em um ano, a unidade seguiu em busca de reduzir seu impacto ambiental e conseguiu diminuir o consumo de energia em mais de 3000 MWh, o consumo de água em mais de 1,9 milhão de litros e a quantidade de resíduos para descarte em mais de 6 toneladas. No acumulado de 2016 a 2020 esses números são ainda mais notáveis. O consumo de energia foi reduzido em menos 33%, o de água em menos 41% e de resíduos para descarte em menos 87%.

Projetos sustentáveis

Dentre as ações de sustentabilidade colocadas em prática pela planta está a ampliação da quantidade de placas fotovoltaicas no teto do prédio da montagem. De 562 para 1.372 placas, com a adição de 810 placas às já instaladas em 2020.  A geração anual de energia com as placas passa para 788MWh e a contribuição na meta de redução de emissão de CO2 chega a 20%. Vale lembrar que a produção de Araquari já é neutra em emissão de CO2. Isso é possível por meio da compensação das emissões firmada com a usina eólica de Morrinhos, na Bahia.

A equipe local, em parceria com o Centro de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Grupo Solvi e a Energy Source, desenvolveu um conceito de recarga para carros elétricos alimentado por energia solar, livre da rede pública de energia e que proporciona segunda vida às baterias de alta voltagem. Esta iniciativa é pioneira e incentiva o reuso das baterias de alta voltagem para otimizar expansão da mobilidade elétrica sustentável. Estudos estão sendo realizados para otimização da proposta, juntamente com empresas e institutos parceiros do projeto.

Recentemente, a BMW anunciou novos projetos e investimentos na fábrica de Araquari, em Santa Catarina

O CEO da BMW Group, Alexander Wehr disse recentemente que está confiante em aumentar produção da fábrica de Araquari, localizado no estado de Santa Catarina. O executivo diz ainda que a empresa está comemorando os bons resultados na América Latina e o Brasil lidera o desempenho, após elevar as vendas em quase 43% em 2020 e escapar da crise trazida ao País pela pandemia de coronavírus.

Alexander Wehr, CEO do grupo alemão disse que o Brasil lidera o desempenho, após elevar as vendas em quase 43% em 2020 e escapar da crise trazida ao País pela pandemia de coronavírus, liderando com folga o mercado de automóveis premium com participação superior a 30% nas vendas do segmento. Enquanto muitos países da região vão levar de dois a três anos para se recuperar, o Brasil é o único lugar do mundo onde já crescemos mais do que no período pré-pandemia”, diz o executivo da BMW.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos