1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / ExxonMobil informou à ANP sobre existência de petróleo e gás natural em ativo, na Bacia de Campos
Tempo de leitura 3 min de leitura

ExxonMobil informou à ANP sobre existência de petróleo e gás natural em ativo, na Bacia de Campos

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 03/08/2021 às 15:42
ExxonMobil – ANP – petróleo – Bacia de Campos
Plataforma de petróleo da ExxonMobil/ Fonte: epbr

A gigante petroleira ExxonMobil informou à ANP na última sexta-feira (30/07), a existência de indícios de petróleo e gás natural na área do bloco CM-789

A petroleira ExxonMobil divulgou que encontrou indícios de petróleo e gás natural em um importante poço em águas ultraprofundas, localizado na Bacia de Campos, mas a empresa não informou se a descoberta é economicamente viável. O indício sobre a existência de petróleo e gás no ativo foi divulgado pela ANP na última sexta-feira (30/7). Veja ainda: Petroleira ExxonMobil revê plano de negócios e remove ativos menos estratégicos. Empresa teve prejuízo de US$ 20 bilhões no quatro trimestre

Detalhes sobre os indícios de petróleo e gás no ativo

A ExxonMobil estudará os resultados do poço Opal-1 A para avaliar o potencial de exploração, disse a empresa em comunicado. Seus parceiros no ativo, localizado na Bacia de Campos, são a Petrobras e a Qatar Petroleum.

A ExxonMobil contratou a sonda West Saturn, da Seadrill, para campanhas no Brasil. Em janeiro, recebeu licença para perfuração de dois poços firmes e quatro contingentes aos resultados da campanha. Ao todo, a empresa mapeou 15 possíveis locações nos blocos BM-C-753, BM-C-789 (ambos na Bacia de Campos), BM-S-536, BM-S-647 e Titã (os três em Santos).

Grande sucesso do pré-sal na Bacia de Campos

A indústria de exploração do Brasil espera os resultados desse poço, e de outros, para ajudar a determinar o quão longe a região do pré-sal se estende além do grupo inicial de campos descobertos pela Petrobras. A região é a espinha dorsal dos planos de crescimento da estatal brasileira. A ExxonMobil também tem planos de perfurar em duas outras bacias offshore no Brasil.

Apesar do sucesso da Petrobras no pré-sal, tem havido decepções por pares que, como a ExxonMobil, compraram direitos de perfuração caros no Brasil antes que os preços do petróleo despencassem. A Royal Dutch Shell perfurou um poço seco no ano passado.

Confira também: ExxonMobil inicia perfuração em novo poço na Bacia de Campos

A Exxon Mobil, empresa multinacional de petróleo e gás dos Estados Unidos, iniciou a perfuração de um novo poço na Bacia de Campos. Trata-se do poço Opal-1A, localizado no bloco C-M-789. Anteriormente, a petroleira americana havia abandonado o programa de perfuração do primeiro poço do bloco por questões operacionais.

Mesmo com o abandono da perfuração do poço de petróleo anteriormente, as metas de exploração da ExxonMobil não mudaram e nem irão afetar o desempenho das obrigações contratuais da empresa de petróleo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP). O navio-sonda West Saturn, da Seandrill, está conduzindo atividades de exploração na área. A Exxon Mobil adquiriu o Bloco C-M-789 na 15ª rodada de licitações realizada em setembro de 2018.

No início de janeiro, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) concedeu a Licença de Operação para a ExxonMobil perfurar até seis poços exploratórios nos blocos C-M-753, C-M-789, S-M-536, S-M-647 e a área de partilha Titã, localizados no pré-sal das bacias de Campos e Santos.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos