1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / ExxonMobil informou à ANP sobre existência de petróleo e gás natural em ativo, na Bacia de Campos
Tempo de leitura 3 min de leitura

ExxonMobil informou à ANP sobre existência de petróleo e gás natural em ativo, na Bacia de Campos

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 03/08/2021 às 15:42
ExxonMobil – ANP – petróleo – Bacia de Campos
Plataforma de petróleo da ExxonMobil/ Fonte: epbr
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A gigante petroleira ExxonMobil informou à ANP na última sexta-feira (30/07), a existência de indícios de petróleo e gás natural na área do bloco CM-789

A petroleira ExxonMobil divulgou que encontrou indícios de petróleo e gás natural em um importante poço em águas ultraprofundas, localizado na Bacia de Campos, mas a empresa não informou se a descoberta é economicamente viável. O indício sobre a existência de petróleo e gás no ativo foi divulgado pela ANP na última sexta-feira (30/7). Veja ainda: Petroleira ExxonMobil revê plano de negócios e remove ativos menos estratégicos. Empresa teve prejuízo de US$ 20 bilhões no quatro trimestre

Detalhes sobre os indícios de petróleo e gás no ativo

A ExxonMobil estudará os resultados do poço Opal-1 A para avaliar o potencial de exploração, disse a empresa em comunicado. Seus parceiros no ativo, localizado na Bacia de Campos, são a Petrobras e a Qatar Petroleum.

A ExxonMobil contratou a sonda West Saturn, da Seadrill, para campanhas no Brasil. Em janeiro, recebeu licença para perfuração de dois poços firmes e quatro contingentes aos resultados da campanha. Ao todo, a empresa mapeou 15 possíveis locações nos blocos BM-C-753, BM-C-789 (ambos na Bacia de Campos), BM-S-536, BM-S-647 e Titã (os três em Santos).

Grande sucesso do pré-sal na Bacia de Campos

A indústria de exploração do Brasil espera os resultados desse poço, e de outros, para ajudar a determinar o quão longe a região do pré-sal se estende além do grupo inicial de campos descobertos pela Petrobras. A região é a espinha dorsal dos planos de crescimento da estatal brasileira. A ExxonMobil também tem planos de perfurar em duas outras bacias offshore no Brasil.

Apesar do sucesso da Petrobras no pré-sal, tem havido decepções por pares que, como a ExxonMobil, compraram direitos de perfuração caros no Brasil antes que os preços do petróleo despencassem. A Royal Dutch Shell perfurou um poço seco no ano passado.

Confira também: ExxonMobil inicia perfuração em novo poço na Bacia de Campos

A Exxon Mobil, empresa multinacional de petróleo e gás dos Estados Unidos, iniciou a perfuração de um novo poço na Bacia de Campos. Trata-se do poço Opal-1A, localizado no bloco C-M-789. Anteriormente, a petroleira americana havia abandonado o programa de perfuração do primeiro poço do bloco por questões operacionais.

Mesmo com o abandono da perfuração do poço de petróleo anteriormente, as metas de exploração da ExxonMobil não mudaram e nem irão afetar o desempenho das obrigações contratuais da empresa de petróleo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP). O navio-sonda West Saturn, da Seandrill, está conduzindo atividades de exploração na área. A Exxon Mobil adquiriu o Bloco C-M-789 na 15ª rodada de licitações realizada em setembro de 2018.

No início de janeiro, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) concedeu a Licença de Operação para a ExxonMobil perfurar até seis poços exploratórios nos blocos C-M-753, C-M-789, S-M-536, S-M-647 e a área de partilha Titã, localizados no pré-sal das bacias de Campos e Santos.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos