Na busca de novos mercados consumidores para exportar seu petróleo, a Petrobras busca novos destinos e a Índia está no radar
Uma coisa gera a outra! Enquanto a exportação de petróleo para a China está em queda decorrente do coronavírus, a Petrobras busca novos mercados consumidores. Segundo a diretora de refino e gás natural da Petrobras, Anelise Lara, a Índia é uma possibilidade, estando no radar na empresa.
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De acordo com Anelise, o petróleo explorado pela empresa no pré-sal possui boa aceitação no mercado internacional, decorrente da baixa quantidade de enxofre presente na commoditie: “O petróleo brasileiro é muito bem aceito nos Estados Unidos e Europa. Estamos em busca de novos mercados, como a Índia. Temos contato com empresas de petróleo na Índia que estão interessadas nesse óleo de baixo teor de enxofre”.
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Ainda, a diretora disse que a exportação do petróleo para a China ainda continuará, tendo em vista a posição de cliente estratégico para a empresa: “A exportação para a China vai continuar forte. Pode haver reduções de demandas pontuais. A China reduziu em 3 milhões de barris por dia [a importação] em função da crise do coronavírus”.
De acordo com o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, “O que se espera é que esse choque dure um trimestre. E que ele arrefeça na medida em que, naturalmente, como se observa nessas crises, o número de casos vá decrescendo até se reduzir significativamente”, projetou. “Nesse trimestre, a China e a economia mundial sofrem. No próximo trimestre haverá uma reacomodação e no terceiro trimestre haverá recuperação em relação aos níveis anteriores”.
O presidente da empresa ainda disse que a China sempre será um mercado importante para a Petrobras e que não houve redução no volume de petróleo exportado: “Janeiro foi um mês recorde de exportação e em fevereiro não houve nenhuma mudança significativa”, concluiu.