1. Início
  2. / Economia
  3. / Exportação Petróleo – Petrobras busca diversificação de mercados e a Índia vira uma possibilidade
Tempo de leitura 2 min de leitura

Exportação Petróleo – Petrobras busca diversificação de mercados e a Índia vira uma possibilidade

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 21/02/2020 às 11:57
petrobras, bacia de campos,
petrobras, petróleo, exportação

Na busca de novos mercados consumidores para exportar seu petróleo, a Petrobras busca novos destinos e a Índia está no radar

Uma coisa gera a outra! Enquanto a exportação de petróleo para a China está em queda decorrente do coronavírus, a Petrobras busca novos mercados consumidores. Segundo a diretora de refino e gás natural da Petrobras, Anelise Lara, a Índia é uma possibilidade, estando no radar na empresa.

De acordo com Anelise, o petróleo explorado pela empresa no pré-sal possui boa aceitação no mercado internacional, decorrente da baixa quantidade de enxofre presente na commoditie: “O petróleo brasileiro é muito bem aceito nos Estados Unidos e Europa. Estamos em busca de novos mercados, como a Índia. Temos contato com empresas de petróleo na Índia que estão interessadas nesse óleo de baixo teor de enxofre”.

Ainda, a diretora disse que a exportação do petróleo para a China ainda continuará, tendo em vista a posição de cliente estratégico para a empresa: “A exportação para a China vai continuar forte.  Pode haver reduções de demandas pontuais. A China reduziu em 3 milhões de barris por dia [a importação] em função da crise do coronavírus”.

De acordo com o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, “O que se espera é que esse choque dure um trimestre. E que ele arrefeça na medida em que, naturalmente, como se observa nessas crises, o número de casos vá decrescendo até se reduzir significativamente”, projetou. “Nesse trimestre, a China e a economia mundial sofrem. No próximo trimestre haverá uma reacomodação e no terceiro trimestre haverá recuperação em relação aos níveis anteriores”.

O presidente da empresa ainda disse que a China sempre será um mercado importante para a Petrobras e que não houve redução no volume de petróleo exportado: “Janeiro foi um mês recorde de exportação e em fevereiro não houve nenhuma mudança significativa”, concluiu.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos