João Metelo lidera o Gateway Zero, focado em energia eólica offshore e combustíveis verdes para desbloquear oportunidades econômicas. Atração de capitais e implantação de projectos também são objetivos.
Uma empresa inovadora, liderada por João Metelo, está se dedicando a explorar oportunidades de modernização de infraestruturas portuárias para energia renovável e outras tecnologias de transição energética. A Gateway Zero, criada por Metelo, tem como missão desbloquear o caminho para a neutralidade carbónica através da expansão contínua da energia eólica offshore global e aproveitar novas oportunidades económicas para portos e infraestruturas costeiras na descarbonização, armazenamento de energia e combustíveis verdes.
A expansão da energia eólica offshore irá gerar um grande investimento em portos e navios na Europa e nos EUA até 2030, mas as limitações nas infra-estruturas portuárias existentes estão rapidamente a tornar-se um estrangulamento à implantação de projectos eólicos offshore fixos e flutuantes. Além disso, em um esforço mais amplo de descarbonização, será necessária uma grande aplicação de capital em infraestruturas costeiras dedicadas à modernização de portos para transição energética. A Gateway Zero está a ‘perseguir ativamente’ oportunidades para desenvolver e investir em projetos juntamente com portos, autoridades públicas e outros parceiros da cadeia de valor, oferecendo-lhes uma ponte para o setor de energia limpa e atraindo grandes capitais, conforme necessário.
Modernização de portos para transição energética impulsiona o desenvolvimento
A modernização das infraestruturas portuárias e costeiras para a transição energética tem sido uma prioridade em muitas regiões. A transição para fontes de energia renovável, como a energia eólica offshore, tem impulsionado a busca por modernizar os portos e infraestruturas costeiras para acomodar as novas demandas.
- China na mira: O polêmico plano de £ 60 milhões do SNP para fábricas eólicas no Reino Unido que levanta temores de segurança nacional
- A construção de um MEGAPROJETO em um país sul-americano: O investimento de £ 1,5 Bilhão que está transformando-o na potência de energia renovável da América do Sul
- Consumo de energia no Brasil bate recordes históricos: 102.810 MW em 2025 e a importância das fontes renováveis como solar, hidrelétrica e eólica
- China e Arábia Saudita transformam o deserto em potência energética com o maior sistema de armazenamento de baterias do mundo
Desafios e oportunidades na modernização de portos para transição energética
A modernização de portos para a transição energética apresenta desafios, mas também oferece grandes oportunidades para o setor. A descarbonização e o armazenamento de energia são elementos essenciais para a transição energética, e a modernização das infraestruturas portuárias é fundamental para facilitar essa transição.
Investimentos para a modernização de infraestruturas costeiras para energia renovável
Os investimentos para a modernização de infraestruturas costeiras visam não apenas a transição energética, mas também a expansão e o desbloqueio do potencial de energias renováveis. A atração de capitais para projetos de modernização é crucial para garantir a neutralidade carbónica e a implantação de tecnologias verdes.
Experiência e capital para impulsionar a modernização de portos
A modernização de portos para a transição energética requer não apenas financiamento, mas também capital humano e experiência na implementação de projetos de infraestrutura. A atração de capitais para a modernização de infraestruturas portuárias é fundamental para acelerar a transição energética e alcançar os objetivos de sustentabilidade.
Parcerias público-privadas na modernização de portos e infraestruturas costeiras
A modernização de portos para a transição energética requer a colaboração entre o setor público e o setor privado. As parcerias público-privadas são essenciais para garantir o sucesso dos projetos de modernização e para atrair investimentos para a modernização de infraestruturas costeiras para energia renovável.
Fonte: © Re News.Biz