Muitos usuários da Apple têm notado que a bateria do iPhone vem durando menos do que o esperado. Um dos possíveis culpados pode estar bem debaixo do dedo: o Google Chrome
Um teste recente revelou uma diferença no consumo de bateria entre dois navegadores populares no iPhone. Segundo o experimento realizado pelo jornalista Amir M. Bohloodi, do portal Make Use Of, o Google Chrome pode consumir mais energia que o Safari, navegador padrão da Apple.
Para realizar o teste, Bohloodi tomou alguns cuidados técnicos. Ele fechou todos os aplicativos em segundo plano, desativou atualizações, reiniciou o celular e deixou o brilho da tela no máximo. Depois, aplicou um script de bookmarklet que fazia a rolagem automática da tela por uma hora.
O Safari foi testado primeiro. Ao final de uma hora de rolagem, o consumo de bateria foi de 3%. Em seguida, com os mesmos ajustes e condições, o teste foi repetido com o Chrome. O navegador do Google consumiu 5% da bateria no mesmo período.
-
Com apenas 13 anos e usando sucata eletrônica, este jovem africano construiu geradores, criou sua própria estação de rádio e levou eletricidade para uma comunidade inteira esquecida pelo governo
-
O novo Xiaomi 15T Pro é o topo de linha mais completo da marca: 1 TB, IP68, 90W e câmeras de 50 MP Leica
-
Cientista que trocou a Europa pelo Brasil criou método que fez o país economizar bilhões e dominar o mercado da soja
-
Cientistas do Brasil e da Síria desenterram pterossauro colossal de 10 m: fóssil esquecido por 20 anos surpreende e atinge 90% do tamanho do maior animal voador já registrado
Diferença de consumo chama atenção
Essa diferença de 2% pode parecer pequena, mas representa um aumento de aproximadamente 60% no consumo de energia, segundo a análise do jornalista. O dado chamou atenção justamente por mostrar que o navegador da Apple é mais eficiente em termos de bateria no iPhone.
Com base nos resultados, Bohloodi recomendou que os usuários preocupados com o consumo de energia considerem usar o Safari como navegador principal no iPhone. A escolha pode ajudar a preservar a carga da bateria por mais tempo ao longo do dia.
Dicas para economizar bateria no iPhone
Além da escolha do navegador, existem outras formas de reduzir o gasto de energia no dispositivo. Uma medida útil é acessar a seção “Bateria” nos “Ajustes” do iPhone. Lá, o usuário consegue identificar quais aplicativos consomem mais energia e pode decidir se vale a pena continuar usando todos eles.
Outro recurso importante é a desativação dos serviços de localização em aplicativos que não precisam dessa função constantemente. Limitar o envio de notificações e desativar a atualização em segundo plano também ajudam.
Por fim, há ainda o “Modo Pouca Energia”. Quando ativado, esse modo reduz processos e funcionalidades do aparelho, contribuindo para maior economia da carga.
A recomendação é simples: pequenos ajustes fazem diferença. E, conforme o teste divulgado, até a escolha do navegador pode influenciar na durabilidade da bateria do iPhone.